Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Encorajamento Em Tempos de Declinio

Encorajamento em tempos de declínio?

 

 

 

 

Todos nós sabemos que as coisas não são como costumavam ser na sociedade e na igreja. Assistimos a um declínio moral e espiritual. Os bancos se esvaziaram e uma compreensão básica da Verdade e dos valores cristãos se esvaiu. E com toda a honestidade, a vida e a temperatura espiritual dos crentes também não são como deveriam ser. Como devemos responder? De buscar e seguir a cultura, o que quer que isso signifique? Alguns que estão em negação parcial ou não, apontam para exceções que comprovam a regra. É verdade que as pessoas ainda podem ser religiosas e curiosas, e também é justo dizer que o declínio não é universal dentro da igreja. Talvez o cristianismo nominal, cultural, seja tanto uma desvantagem quanto um benefício, e é melhor que a profissão de fé tenha um custo associado a ela. No entanto, todos sabemos que as coisas não são como deveriam ser. Outros se sentem incapazes de fazer muito mais do que lamentar em paralisia o que perdemos enquanto esperamos o inevitável. Outra resposta é a paranóia, onde a ameaça de mais declínio se esconde por trás de tudo, por mais promissor que seja. Claramente, a resposta de que precisamos é a fé. Mas poderia haver um encorajamento também que não seja uma ilusão ou negação, mas que leve em conta o declínio evidente?

Robert Fleming lutou com essa questão ao procurar discernir os tempos com sabedoria. Ele o coloca nos seguintes termos. O que os justos podem fazer quando as trevas estão crescendo sobre a Igreja e o próprio fundamento provavelmente será abalado? Em tal tempo, o coração de muitos fica tão abatido que é provável que eles também tirem as mãos de seu dever e desistam. Não é pouca coisa administrar bem as coisas em um momento de provação para a Igreja. Em uma tempestade tão forte, precisamos de muito lastro. Mas sabemos que a Escritura está diante de nós e continua sendo um guia bom e seguro para nossa conduta. Ele nos mostra como orientar nosso curso na noite mais escura. As Escrituras deixam claro qual é nosso grande dever em tal tempo. Devemos nos apegar aos nossos caminhos e procurar crescer cada vez mais forte no caminho da justiça, apesar de todas as dificuldades que encontramos (Jó 17:9). No seguinte extrato atualizado, Fleming mostra como usar as Escrituras para nosso encorajamento em tempos de declínio.

 

1.   ENCORAJAMENTO QUE VEM CONSELHO ETERNO DE DEUS


Tudo está bem e nada pode dar errado enquanto o fundamento de Deus (Seu conselho eterno) permanecer firme (veja 2 Timóteo 2:19). Embora outros alicerces possam ser abalados, o homem piedoso tem uma âncora segura aqui em um dia de tempestade. Sua grande preocupação eterna está além de estar em perigo, embora mais do que uma alma imortal estivesse em jogo. Seu céu é certo, embora as coisas na terra pareçam mais incertas. Não deveria, portanto, estar tudo bem também com a Igreja? Mesmo que estivesse afundando na sepultura, o Mediador atrará novamente. O maus olhos e a maldição do mero homem não podem danificar ou destruir aquela possessão que Deus abençoou (Números 23:23).

 

2. ENCORAJAMENTO QUE VEM DA AUTO-ATESTADORA PALAVRA DE DEUS


O cristão não tem um conhecimento tão claro da verdade e do grande benefício da piedade que não precisa do testemunho ou da motivação que vem do exemplo de outros? Ela testemunha sua realidade para aqueles a quem se recomenda. Ela faz isso mesmo que deva ser contestada por toda a geração entre a qual eles vivem. Um verdadeiro cristão deve conhecer a verdade e estar tão estabelecido que possa ser sustentado apesar do maior afastamento possível de outros. Isso é possível mesmo que ninguém mais no mundo inteiro andasse dessa maneira e eles fossem deixados sozinhos. Há uma revelação tão grande e certa da verdade a ser conhecida pela alma que eles podem dizer com Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Oh que pudéssemos ver uma geração de homens com esta coragem. Aqueles que com resolução abandonariam todos os outros para seguir e servir ao Senhor sem companhia, se necessário.

 

3. ENCORAJAMENTO QUE VEM DA PROVIDÊNCIA DE DEUS


Temos motivos para nos estabelecermos no momento mais sombrio, quando podemos nos fortalecer fazendo melhor uso das coisas que acontecem. Mesmo nas questões que mais abalam tudo, podemos fortalecer a mão no caminho do Senhor quando muitos tropeçam em tais procedimentos providenciais. É estranho observar que perguntas e acusações que alguns têm sobre a verdade com base em coisas que em sua consciência devem admitir que são uma testemunha convincente disso.

 

4. ENCORAJAMENTO MESMO QUE O NÚMERO DE PESSOAS DE DEUS DIMINUA


Não devemos questionar a verdade porque o número daqueles que a seguem e estão buscando seriamente a piedade parece tão pequeno. Devemos abandonar as Escrituras ou admitir que o caminho para a vida é realmente estreito e poucos entram nele. O pequeno comboio que a verdade tem no mundo é uma verificação explícita dela. Existe a menor garantia para fazer da escolha da multidão um teste acerca do caminho do Senhor? Certamente podemos mostrar o contrário que os seguidores do Senhor são um número seleto, escolhido do mundo. Caso contrário, a Escritura não seria cumprida. O afastamento da verdade por parte de muitos garante não menos do que a de outros que venham a abraçá-la. O excelente caminho da santidade é melhor e mais claramente conhecido pelo fato de que em toda parte se fala contra ele.

 

5. ENCORAJAMENTO MESMO QUE A PIEDADE SEJA DESPREZADA


O fato de que tanto desprezo e reprovação acompanhem a verdade e a prática da piedade em nossos dias, isso não lhe traz dano. Em vez disso, deve ser mais um motivo para fortalecer o cristão em apegar-se ao seu caminho. Isso é porque isso foi predito, é apenas o que os mais excelentes da terra tiveram que lidar em seu tempo. Eles eram estimados como a imundície e a escória do mundo. À verdade nunca ficou sem ataques em nenhuma geração, nem faltou triunfar sobre tais ataques. Às vezes, o maior reprovador foi forçado a fazer uma retratação sobre o que ele zombou. Quando Deus se aproxima em julgamento, os orgulhosos mudam a maneira de falar, especialmente quando confrontados com a terrível aparência da morte. Mas isso também testemunha quão maravilhosa é a religião verdadeira. Ele não perde o peso com aqueles que a conhecem quando está sob a maior nuvem de depreciação e desprezo: pois Cristo ainda é precioso e Seu caminho desejável para aqueles que crêem.

 

6. ENCORAJAMENTO MESMO QUE A MALDADE PROSPERE


O fato de a sentença não ser executada rapidamente contra um mau proceder, torna o mundo mais desesperadamente perverso. Mas isso não é também um selo e confirmação da verdade? É fundamento para ser estabelecido no caminho do Senhor, pois confirma o que a Escritura diz (Eclesiastes 8:11). Podemos ver que um breve indulto da punição não é perdão nem absolvição enquanto se peca para um ajuste posterior. Julgamento adiado, quando acompanhado de endurecimento, ameaça maior julgamento do que uma resposta rápida e imediata. Isso mostra que o julgamento será maior quando vier. De fato, se isso não acontecesse, que o mundo tirasse tanta vantagem em abusar do julgamento tardio, poderia nos fazer questionar a verdade, pois nem uma sílaba dela pode cair no chão, mas todas devem ser cumpridas.

 

7. ENCORAJAMENTO, APESAR DA IMPIEDADE DENTRO DA IGREJA


A grande abundância de impiedade dentro da Igreja é um selo inegável da veracidade das Escrituras e deve ajudar o homem piedoso a manter seu caminho. Isso porque é indiscutivelmente claro que não poderia haver escuridão se não existisse a luz. A loucura não pode existir se não houver sabedoria. Da mesma forma, a santidade excelente é evidentemente conhecida por seu oposto o qual não poderia exister se não fosse mais real em si mesma.

 

8. ENCORAJAMENTO MESMO QUE O ERRO PREVALEÇA


A verdade está grandemente enredada em uma confusão de doutrinas contrárias e incessantemente perseguida pelo erro. É atacada por aqueles adversários que em todas as épocas procuram escurecê-la. Mas isso não pode ser motivo para depreciação contra a verdade ou para a vacilação. Deve fortalecer os piedosos em seu caminho e ajudá-los a se fortalecer quando tiverem as Escrituras cumpridas tão explicitamente diante de seus olhos. O Senhor tornou Seu caminho claro, nem esse abençoado registro da verdade Ele não dá a ninguém motivos para se desviar para caminhos tortuosos. Os próprios homens criaram as nuvens que tendem a obscurecer a verdade. A verdade está em todas as épocas cercada pelo erro, que (quando há alguma revelação mais brilhante dele) irrompe como uma névoa espessa, embora eles nunca possam se unir mais do que ouro e barro. É claro que é inconcebível que o erro pudesse existir se a verdade não tivesse uma certeza e uma realidade. Isso serve para ajudar seu triunfo posterior. As pessoas devem buscar fervorosamente uma sólida persuasão da verdade das Escrituras para que suas almas fiquem sob o poder e autoridade da verdade como a palavra e testemunho do Deus vivo. Isso provaria ser uma cura mais eficaz para a terrível doença do erro na Igreja do que todos os debates da época, embora também tenham um uso especial.

Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais isso serve para confirmar a verdade.

(a) Nenhum erro ou falsa doutrina agride a Igreja que não seja oposta e predita nas Escrituras. A Palavra é escrita e dirigida de maneira especial para cada período da Igreja e especialmente adequada também para todas as provações e ataques posteriores. Foi escrita de tal maneira por Aquele que sabia e previu que oposição à Sua verdade encontraria em tempos posteriores. Não há veneno ou corrupção na doutrina que infesta a Igreja que não tenha seu antídoto apropriado fornecido nas Escrituras.

(b) Até mesmo a espantosa profundidade e poder do erro e da ilusão confirmam exatamente o testemunho das Escrituras então confirmado com mais exatidão (2 Pedro 2:17). É espantoso ver como as pessoas enlouquecem ao abraçar as noções mais absurdas. Vemos quão tenazes e violentos eles são quando silenciados com as mais claras manifestações da verdade. É uma forte ilusão e engano (2 Tessalonicenses 2:12).

CONCLUSÃO
O encorajamento apesar do declínio não é fantasia, pois considera-se a realidade da situação. Mas quando vemos as coisas em grande relevo, somos capazes de ver a glória de Deus e Sua verdade de uma maneira mais clara. Nossa confiança não está em nossos próprios recursos ou daqueles que nos rodeiam, mas nAquele que nunca falha. Não é uma maneira de fingir que está tudo bem quando não está, mas sim focar em nossa única esperança. Ele estabeleceu estas circunstâncias por uma razão. Isso dá força e motivação para fazer tudo o que pudermos enquanto podemos para Sua glória.

 

 

https://publicacoesopacto.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


This post first appeared on Pr C. J. Jacinto, please read the originial post: here

Share the post

Encorajamento Em Tempos de Declinio

×

Subscribe to Pr C. J. Jacinto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×