Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A EVIDENCIA DA REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS.




Há uma controvérsia em nossos dias, e isso não somente por causa dos modernistas incrédulos, mas também por causa de certos teóricos da conspiração que não acreditam na veracidade Das Escrituras, e assumem a inverdade de proclamar que a bíblia não é a Palavra de Deus, mas que somente contem a Palavra de Deus. Dessa forma, se caracteriza a religião humanista, que coloca nas mãos dos homens corrompidos, a autoridade de estabelecer o que é correto. Há também os mais céticos, esses não aceitam a verdade de que Deus tenha de fato usado homens para tecer todo o monumento literário que conhecemos como Bíblia. Além disso, postulam que essa é uma incerteza, e que as Escrituras são o resultado da obra humana e nada mais. A fim de solapara fé de uns e a esperança de outros, o diabo tem agido assim desde o principio, pois que já nas primeiras paginas da Bíblia, encontramos como o diabo tenta torcer, invalidar, adulterar, contaminar, e destruir a autoridade da Palavra de Deus. O diabo remete o coração de Eva para a duvida, Deus não teria falado exatamente assim. O diabo tomou a direção de toda a ordem e a transformou em desordem. Em seguida tomou a Palavra de Deus e postulou que ela estava errada e precisava de correção, e então minou as bases da autoridade divina; a ordem da Palavra, e sem quaisquer escrúpulos, tomou a própria opinião como autoridade para determinar o sentido da ordem divina, segundo seu ponto de vista nefasto. O resultado foi devastador
Eu creio na preservação da Palavra de Deus, porque o Deus da Palavra tem poder para isso, e a sua providencia é a base pelo qual creio pela fé, que a essência da verdade não pode diluir-se com o engano e as fábulas dos homens e muito menos de demônios. Creio nisso, porque o Deus que se revela, sabe que o homem é irresponsável, e por isso deve por suas mãos de graça sobre o destino deles, e pela revelação  conceder a eles a inspiração e a responsabilidade, como que controlando a historia e agindo de modo a fazer com que a sua vontade seja promovida sem alterações.
A revelação é a base pelo qual foi aberto Canon das Escrituras. E pela revelação fechou-se esse Canon, assim dos primeiros capítulos da bíblia, encontramos toda a narrativa histórica, feita por Moisés, da criação, queda e dilúvio. Moisés não estava lá, mas a maneira como Deus trata desse assunto é por revelação. A suma da experiência de Moisés, é o Sinai, porem a prefacio é a sarça ardente. O Deus bendito e misericordioso, entrou no espaço dos homens, a revelação é sublime, tremenda, isso aconteceu na esfera  da vida humana, quebrou a rotina de Moisés, a sarça estava ardendo, era um fogo não consumidor, não havia holocausto, havia uma intervenção divina no destino dos homens. Assim do Sinai, do ápice da revelação da antiga aliança, com certeza saiu também os primeiros capítulos de Genesis. Não é um épico mítico e religioso que se destaca nos primeiros capítulos de Genesis, mas a historia que se realça na revelação continua até a consumação dos séculos. A idéia central das Escrituras com relação ao assunto da revelação é uníssona, um testemunho interno ecoa desde o Sinai, o grande estrondo e os trovões das evidencias que moldam a historia dos profetas e da redenção. O Espírito Santo do Senhor se encarregou dessa obra, assim o próprio Cristo, do qual testifica Pedro que de sua boca não saiu engano (I Pedro 2:22). Que Deus pode dar as palavras ais homens piedosos incumbidos de levar a revelação ao pobre mundo dos caídos pode ser bem vista nas palavras de Cristo, quando relata uma intervenção especial do Criador em um momento em que os homens precisam ouvir a verdade que convence “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem”(Lucas 21:15) Assim vimos como o Antigo Testamento testifica acerca desse falar divino na boca dos homens: “assim diz o Senhor”(Êxodo 4:22). Essa expressão ocorre pelo menos 439 vezes no nos 39 livros do Antigo Testamento, assim vimos como Deus é um Deus que se comunica  com os homens, e desse principio vimos como interage de forma clara no Novo Testamento: “E quanto aos anjos diz...”(Hebreus 1:6) “Mas do Filho diz...”(Hebreus 1:8) “E outra vez diz...”(Hebreus 1:6)O testemunho do Novo Testamento é que Deus falou antigamente pelos profetas e nos últimos dias através de seu Filho (Hebreus 1:1)
Entendemos que Cristo ensinou que o homem não depende só do pão cotidiano mas também da Palavra de Deus, assim é correto crermos que a Bíblia é a Palavra Inspirada (II Timóteo 3:16) pois de forma coerente vimos que o testemunho total das Escrituras é “Disse mais o Senhor”(Genesis 18:20) e “disse mais”(Genesis 18:30) aos personagens das Escrituras, de diversas formas tem revelado seu propósito , e sem que haja qualquer obstáculo, usa os meios mais inteligentes possíveis (Mateus 2:12 e 22) entre tudo o mais, sabemos que Ele deseja anunciar a Sua salvação aos homens (Hebreus 2:3). Paulo recebeu a mensagem e a verdade do Evangelho pela revelação (Gálatas 1:11 e 12) Assim, a profecia não é produzida pela vontade do homem, mas homens santos falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:20) e que devemos estar atentos a Palavra dos profetas, porque é luz que esclarece com perfeição.(II Pedro 1:19) E dessa forma a bíblia, é um livro divino que nasce no coração de Deus para trazer a verdade aos homens, como atesta o próprio Cristo ao dizer a João a respeito do livro de Apocalipse “Revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer”(Apocalipse 1:1) é impossível ter conhecimento dessa causa e não ficar atento a esses fatos (Hebreus 2:1)
Bem, vimos o quanto o testemunho interno das Escrituras é compacto sobre o Deus que se revela, e alem disso, desde os dias mais antigos Ele ordena que suas palavras seja escritas como bem vimos em diversas partes do Antigo Testamento (Êxodo 17:14, 34:27, Isaias 8:1, 30:8 Jeremias 30:2, 36:2 e 28, Ezequiel 43:11, Habacuque 2:2) Cristo vez o uso dessas palavras reveladas e escritas como testemunho e da autoridade do texto inspirado hebraico (Mateus 4:4, 4:6, 4:7,4:10, 11:10, 21:13, 26:24,31, Marcos 9:12,13, 11:1714:21 e 27,  Lucas 4:4, 10:26, 19:46, 24:46, João 6:31,10:34) assim também os autores inspirados do Nov Testamento, fizeram uso corrente do Antigo Testamento(Mateus 2:5 Lucas 2:23 Atos 1:20, 7:42, 15:15, 23:524:14, Romanos 2:24, 3:4, 3;10, 4:47, 8:36, 10:15, 11:26, 12:19, 14:11, 15:3 e 9, I Coríntios 2:9 10:7 15:45 etc.) e então o Próprio Senhor Jesus Cristo ordena que João escreva o que o que lhe está sendo revelado (Apocalipse 1:11, 19, 2:1, 8, 12, 3:7 e 14 etc.), tudo isso é evidente, pois o Senhor selou o seu propósito de revelar-se ao homem com evidencias irrefutáveis (Hebreus 2:4) e posto a prova pelos séculos, pois que no final e já no fechamento do Canon sagrado do Novo Testamento o próprio Cristo testifica que “Essas palavras são fieis e verdadeiras”(Apocalipse 22:6) encerrando com duras advertências aos que se levantam contra o livro sagrado (Apocalipse 22:19)
Fazendo uma boa apologia ao livro Sagrado, o teólogo A. A. Hodge comenta a respeito das evidencias internas das Santas Escrituras: “Encontram-se reveladas nelas verdades transcendentais, uma moralidade perfeita, uma revelação das perfeições absolutas da deidade, uma previsão de eventos futuros, um conhecimento perfeito e intimo dos segredos do coração humano, uma luz que esclarece a razão e uma autoridade que obriga a consciência, uma compreensão de todos os motivos da experiência e vida humanas, que não podiam vir de outra fonte que não fosse divina. Tudo isso é característico tão-somente das Escrituras (Esboços de Teologia, Paginas 91 e 92)

Clavio J. Jacinto



This post first appeared on Pr C. J. Jacinto, please read the originial post: here

Share the post

A EVIDENCIA DA REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS.

×

Subscribe to Pr C. J. Jacinto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×