Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Viver com Sabedoria

 O tempo é um bem precioso que possuímos. Gastar o tempo é viver a vida, por isso quando se gasta o tempo com coisas importantes, vivemos a vida em plenitude. Essa preciosidade chamada tempo, nem sempre é bem administrada, porque nem sempre é valorizada da maneira correta. Para viver a vida com sabedoria se faz necessário saber usar o tempo com cautela e prudencia. Oportunidades chegam, muitas vezes uma vez só, nas frações do tempo que nos chega no processo de existir. Alguns dias atrás escrevi um aforismo, depois de meditar sobre o assunto. Tinha meditado sobre a questão de como tenho administrado o tempo. Tentei revitalizar a essência da minha meta, em viver com sabedoria aproveitando bem cada dia que Deus me dá. Então escrevi:

Fiz aliança com o "agora" o momento presente sempre será o mais importante da minha vida

Sei que viver o tempo de forma sábia não é uma ação comum entre muitos. A maioria não está determinada a aproveitar bem o momento. Muitos só descobrem que o tempo foi embora de forma inútil, quando quase tudo já escoou pelas comportas do passado. Então só resta uma coisa a fazer: lamentar. é o que a maioria faz!
 Viver de forma sábia, não é fazer outra coisa senão administrar bem o tempo, para que no fim da vida, haja aquela satisfação de ter vivido de modo prudente. Haverá um legado que será deixado, um exemplo a ser seguido, um memorial pelo qual as gerações futuras poderão lembra-se que passamos por aqui.  Eis o que é viver de forma sabia.
Outro fator interessante, é que precisamo de um esforço de coração para perceber o novo sempre, sem cair no circulo da rotina. Olhar as coisas de modo diferente, ainda que elas esteja presas a condição repetitiva de um cotidiano:  O mesmo trajeto, as mesas pessoas, o mesmo lugar, as mesmas passagens. Tudo isso pode ter um ciclo aparente de repetição, mas quando nós temos percepção mais aguçada, os detalhes nunca são iguais. Cada dia trás novas aventuras, trás novas descobertas, trás novas oportunidades e novas experiencias. A estética da inspiração está em ver as coisas de modo novo, ainda que aos olhos comuns elas sejam meras repetições. Muitos perdem o sentido do belo e do importante, porque suas vidas cairam numa suposta rotina, um ciclo de repetições, porque perdeu o senso do tempo e dos detalhes de cada momento.
 O tempo é uma oportunidade de crescimento, vivendo de forma ampla encontramos oportunidades de progresso e crescimento.  Eu gosto de um trecho de um livro de Richard Graf, pois desde quando li, me chamou a atenção, e então tenho meditado sobre esse assunto, graf escreveu: "Fora do momento presente, não podemos receber misericórdia alguma, porque só este momento é nosso. O momento presente é sempre um chamamento divino, o portador das ordens divinas. Nele  reside a unica realidade da nossa vida. Viver para o tempo presente e valoriza-lo não é apena a arte de viver, como também a arte de atingir a santidade. A eternidade só pode ser obtida através do tempo, e a vida toda, momento a momento, deve ser oferecida a Deus em sacrifício para que Ele nos conceda a eternidade" (1)
 isso é algo maravilhoso, pois nos remete para reflexões profundas com relação ao ser e a eternidade. Assim como Graf,  também percebo que o momento é a oportunidade que temos e nada mais. Não podemos voltar ao passado, e nem podemos pular para o amanhã, a vida se vive no agora, e nesse agora construímos a ponte para a eternidade. 
 A sabedoria portanto é nossa virtude útil para gastar o tempo de forma sabia, e assim devemos proceder, pois o que fizermos agora poderá ser uma marca que ficará impressa para sempre no tempo. O que deixarmos e o que resiste ao tempo, será o nosso legado á humanidade.
 Ser sábio para administrar bem a vida, foi um anseio profundo do salmista, pois ele escreveu:
 "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."(2)

(1) Citado em "O Cristão e a Dor" Richard Graf- Pag 87 Editora Quadrante
(2) Salmos 90:12
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Clavio J. Jacinto





Autor: Clavio J. Jacinto


This post first appeared on Pr C. J. Jacinto, please read the originial post: here

Share the post

Como Viver com Sabedoria

×

Subscribe to Pr C. J. Jacinto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×