Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diferentes Formas de Jejum

Tags: jejum

As diferentes formas de jejum na Bíblia:

a) Jejum Parcial. Normalmente o Jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo). O profeta Daniel adotou esta forma de jejum (Dn.10:2,3).
O profeta Daniel diz exatamente que ficou sem ingerir: carne, vinho e manjar desejável.
Provavelmente se restringiu a uma dieta de frutas e legumes, não sabemos ao certo.
O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente. E embora tenha escolhido o que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar, dedicou-se a ela por três semanas.
Em outras situações Daniel parece ter feito um jejum normal (Dn.9:3), o que mostra que praticava mais de uma forma de jejum. Ao fim deste período, um anjo do Senhor veio a ele e lhe trouxe uma revelação tremenda.
Declarou-lhe que desde o primeiro dia de oração o profeta já fora ouvido (v.12), mas que uma batalha estava sendo travada no reino espiritual (v.13) o que ocorreria ainda no regresso daquele anjo (v.20). Aqui aprendemos também sobre o poder que o jejum têm nos momentos de batalha espiritual.


b) Jejum Normal. É a abstinência de alimentos, mas com ingestão de água. Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto. O texto relata que o Senhor Jesus estava cheio do Espírito Santo quando voltou do rio Jordão, que foi guiado pelo mesmo Espirito ao deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo, e que nada comeu nestes dias ao fim dos quais teve fome (Mt.4:2).
Denominamos esta forma de jejum como normal, pois entendemos ser esta prática mais propicia nos jejuns regulares (como o de um dia).


c) Jejum Total. É abstinência de tudo, inclusive de água. Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias.
A água não é alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas não se acumulem no organismo. Há dois exemplos bíblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento. Ester, num momento de crise em que os judeus (como povo) estavam condenados à morte por um decreto do rei, pede a seu tio Mordecai que jejuem por ela (Et.4:16)

Paulo, na sua conversão também usou esta forma de jejum, devido ao impacto da revelação que recebera (At.9:9). Não há qualquer outra menção de um jejum total maior do que estes (a não ser o de Moisés e Elias numa condição diferente que explicaremos adiante). A medicina adverte contra um período de mais de três dias sem água, como sendo nocivo.
Devemos cuidar do corpo ao jejuar e não agredi-lo; lembre-se de que estará lutando contra sua carne (natureza e impulsos) e não contra o seu corpo.

(Artigo Extraído e Adaptado pelo Rev. José Roberto)
Imagem: Internet- Google imagens
Obrigado pela visita. A paz de Deus e Cristo esteja com você!


This post first appeared on DIVULGADOR, please read the originial post: here

Share the post

Diferentes Formas de Jejum

×

Subscribe to Divulgador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×