Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O verdadeiro significado da Pascoa!


Não foi chocolate...foi sangue carmesim...

Ovos  coloridos, chocolate, coelho...afinal o que tudo isso tem a ver com a Pascoa? Absolutamente, NADA! Apesar de comemorada por diversos povos ao redor do mundo desde a antiguidade, a Páscoa é originalmente uma festa de origem Judaica, e portanto é exatamente nessa cultura onde devemos buscar o entendimento para o verdadeiro significado dessa data.



A Páscoa judaica


Segundo a tradição judaica, há mais de quatro mil anos, Abraão – o grande patriarca dos judeus – era um dos habitantes da cidade de Ur. Nessa época, toda aquela região era tomada por religiões politeístas que prestavam rituais e as mais variadas homenagens a uma extensa gama de deuses. Foi nesse tempo que, seguindo ao chamado divino, esse lendário patriarca abandonou a sua Terra natal em busca de Canaã, a terra prometida aos que seguissem o chamado do único e verdadeiro Deus.

Atendendo ao chamado do seu Deus, Abraão alcançou a terra de Canaã e por lá fundou os primeiros descendentes do povo judaico. No entanto, um período de grande estiagem e falta de alimentos forçou os judeus a se transferirem para o Egito em busca de melhores condições de vida. Após uma chegada relativamente amistosa, os hebreus acabaram sendo transformados em escravos dos egípcios e, desse modo, estiveram subjugados durante um bom tempo.



Em tempos de opressão, o governo egípcio ordenou certa vez que toda a população de bebês hebraicos fosse exterminada. Foi nessa época que o jovem Moisés escapou desse terrível decreto ao ser colocado em um cesto que vagueou pelas águas do rio Nilo. Encontrado pela filha do faraó, o jovem acabou sendo criado como um dos súditos da família real. Ao atingir a idade adulta, Deus teria surgido em um arbusto ordenando que ele promovesse a libertação definitiva dos judeus do Egito.

Negando-se a atender ao pedido divino, o faraó foi alertado que sua intransigência seria severamente castigada com o envio de dez pragas que assolariam a população egípcia. Por nove vezes, Deus assolou a terra do Egito com pragas, porém o coração do faraó ainda estava endurecido. Então como último aviso, Deus mandou Moisés anunciar a faraó que todos os primogênitos morreriam, caso ele não libertasse o povo hebreu.

Pessach

Deus ordenou a Moisés que orientasse os hebreus a sacrificarem um cordeiro novo, sem defeito e com o sangue desse cordeiro, eles pintariam os umbrais das portas e janelas de suas casas. Na noite em que o anjo da morte passou pela terra o Egito ferindo todos os primogênitos, nenhum dos israelitas foi afligido. Por isso eles chamaram aquele dia de "Pessahc", que significa "Passagem", pois literalmente a morte passou por eles e eles saíram ilesos, pois a "marca do sangue do cordeiro" que estava em suas casas, serviu como sinal para que eles fossem poupados.




Celebração

Na noite de celebração da páscoa, as casas devem estar limpas e arrumadas, e todo um conjunto específico de talheres é utilizado na celebração. Além disso, qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido. No dia antes do "pessach", a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das maldiçoes egípcias. Daí em diante, várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de se reforçar o significado da páscoa para os judeus.



Cada um dos alimentos empregados relembra a experiência que os judeus tiveram no tempo em que viveram no Cativeiro do Egito, as dez pragas impostas e os milagres divinos que os retiraram daquele lugar. Em diversas ocasiões, vemos que a participação das crianças reforça o ideal de renovação das tradições e sugere que elas internalizem o significado daquela solenidade.


A Páscoa Cristã


Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte na cruz, de acordo com o Novo Testamento Bíblico. Portanto, a Páscoa é um fundamento da fé cristã. A ressurreição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens.



O domingo de Páscoa é muito importante para os cristãos. As igrejas costumam tratar a data de forma festiva e feliz, pois ela simboliza a esperança e a vida nova em Cristo. O ápice da celebração é a Santa Ceia, realizada em memória do sacrifício de Jesus, o Cordeiro Pascoal.








This post first appeared on O Ladrão Na Noite, please read the originial post: here

Share the post

O verdadeiro significado da Pascoa!

×

Subscribe to O Ladrão Na Noite

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×