Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Considerações sobre Salvação, obras, pecado e justificação

Tags: deus


“Jesus morreu por nós na cruz!”

     Essa é a mensagem que o Cristianismo vem tentando passar desde o começo, mas a grande verdade é poucos são os que entendem o seu real significado. Boa parte  dos que se denominam Cristãos trata Jesus Cristo como um mártir que simboliza o desejo de Deus por um mundo melhor, com mais amor entre as pessoas. Acham bonito seu exemplo e tentam se assemelhar a ele, o que de forma nenhuma é ruim, mas que deixa de lado o principal motivo da vinda de Cristo ao nosso mundo: A Salvação pessoal de cada ser humano.

  A grande maioria das religiões do mundo traz como principal dever do ser humano o seu desenvolvimento ético que por fim resulta em sua evolução espiritual. Dentre estas religiões está o espiritismo, que acredita que todo ser humano é um espirito que tende ao desenvolvimento completo, e terá quantas idas e vindas a este e/ou a outros mundos forem necessárias até alcançar o estágio máximo da evolução espiritual. Inúmeras chances para se tornar melhor e encontrar a paz. Muito atraente não?

Obs: Se você leu até aqui acredito que não seja ateu. A partir daqui o texto se baseará na Bíblia como a perfeita e completa palavra de Deus, portanto se acredita na Bíblia vale a pena continuar lendo.

     Mas a Bíblia nos diz em Hebreus 9:27que ao homem foi facultado morrer somente uma vez e depois disso viria o juízo. Sendo assim fica descartada a possibilidade de reencarnar. Alguns então podem pensar:

      __“Parece que Deus quer mais é que nós sejamos condenados. Porque dificulta tanto as coisas?”

     A situação fica pior ainda vista da seguinte forma. Em Romanos 3:23 diz:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."

     Podemos entender por este versículo que qualquer um que já cometeu um pecado está destituído da glória de Deus. Então faço uma analogia com um esporte que acredito que muitos já acompanharam pela TV, a ginástica olímpica. Quando vemos uma prova de ginástica nas Olimpíadas podemos reparar que cada competidor começa com a nota 10 e conforme vão ocorrendo erros na execução dos movimentos sua nota vai caindo. Assim também é o pecado, não importa quantas coisas boas você faça depois de pecar, isso não apagará o pecado cometido, pois fazer coisas boas é sua obrigação, assim como é obrigação do ginasta fazer os seus movimentos de maneira irrepreensível.

      __“Mas se for assim então NINGUÉM vai para o céu!”

     Realmente até hoje só uma pessoa veio aqui e terminou a prova da vida humana com nota 10, e nós sabemos que foi Jesus Cristo. Portanto o único que merece ver a face e conviver com Deus é Ele.

      __“Mas então para quê Deus nos fez? Para irmos para o inferno?”

     A resposta é um óbvio não. Deus fez o Homem para adorá-lo e sabemos que Ele nos ama infinitamente e eternamente. Deus também fez os anjos e os ama, e assim como nós, eles também receberam a dádiva do livre arbítrio para escolher entre viver ao seu lado ou não. Deus podia nos ter criado sem o livre arbítrio, mas de que serve o amor e a adoração de alguém por Deus se esse não tem outra opção a não ser esta?

     Vemos aqui uma grande diferença entre o que aconteceu com os Anjos e com a Humanidade:

2 Pedro 2:4
"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;"

Judas 1:6
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"

     Deus ama o Homem de tal maneira que não conseguiu simplesmente lançá-lo para longe de si. Ao mesmo tempo, o Homem e sua iniquidade não poderiam ficar próximos de Deus, pois Ele é justo e sua palavra eterna. Em Números 23:19 diz:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"

     Portanto se Deus disse Romanos 6:23que o salário da pecado é a morte, então assim é e para sempre será. Precisamos observar que o versículo não fala da morte natural (da carne), pois essa é comum a todos os seres vivos e deriva do pecado original cometido por Adão e Eva. Esta morte é a morte espiritual, ou seja, a separação do homem para com Deus.

     O homem, portanto, precisava sofrer a morte para que a justiça de Deus fosse cumprida. Eis aqui o dilema, Deus queria, mas não podia ter a Humanidade ao seu lado por conta de seus pecados. Era necessário que a justiça fosse feita.

     Então Deus fez o inimaginável. Ele enviou seu Filho a Terra para que sobre ele lançasse todo o juízo que era merecido à humanidade. Era necessário que fosse Jesus pelos seguintes motivos:

1 – Um ser humano comum que sofresse a morte estaria somente sofrendo as consequências da sua própria culpa. Era necessário que quem viesse a sofrer o juízo não tivesse nenhum pecado em suas costas, ou seja, um cordeiro perfeito.

2 – Era necessário que o cordeiro a ser sacrificado tivesse o sangue precioso o bastante para cobrir os pecados de toda a humanidade. Seria uma morte não merecida que teria o poder de justificar todos os homens perante Deus.

     O valor do sangue de Cristo é incalculável, sendo ele o primogênito do Criador de todo universo. O sofrimento de Cristo também possui valor inestimável, pois ele Desceu da glória dos Céus para sentir fome, sede e dor sem nunca ter feito nada para merecer tais coisas. Além do sofrimento físico, que nós conhecemos bem, Cristo sofreu uma dor que talvez nós nunca vamos conhecer: A de ser rejeitado, massacrado e morto por aqueles que ele amava e veio salvar.

     Imaginemos agora uma mãe que gera e cuida de uma criança com todo o seu amor e zelo. Agora imaginemos essa criança se virar contra ela e dizer que a odeia, a amarrar, bater nela até sangrar, xingar, rir-se do sofrimento dela e depois matá-la. Podemos imaginar todo o sofrimento físico sofrido por ela, mas não conseguimos nem vislumbrar o sofrimento emocional e psicológico que ela sofreu. Imagine Cristo, que nos amava muito mais do que nossas mães nos amam, o quanto Ele sofreu quando a humanidade fez isso com ele??

     Assim Deus jogou sobre Jesus toda a culpa da humanidade, e pagando Ele pelos nossos pecados, estamos novamente capazes de se achegar a Deus. Como uma ponte que há muito estava caída e é reconstruída, Cristo fez-se caminho para podermos nos reaproximar de Deus.

João 14:6
"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."

      __“Mas então se os pecados da humanidade estão pagos, não preciso me preocupar, vou para o Céu de qualquer forma!”

     Sim e não. Sim, os pecados da humanidade estão pagos. Não, você não vai para o Céu de qualquer forma.

      __“Porque não?”

     Porque mais uma vez Deus lhe dá o livre arbítrio de escolher: você pode crer e aceitar que Cristo morreu na cruz para limpar todos os pecados do mundo ou não.

      __“Mas isso é fácil!”

     Não para todos, pois acreditar é uma questão de fé, coisa que muitos têm deixado desaparecer dos seus corações hoje em dia. Mas se você acreditar então faltará apenas um passo para a vida eterna: Aceitar Jesus como Senhor da sua vida.

      __“Isso parece ser difícil! Vou ter que renunciar muitas coisas... Não sei não...

     O que posso lhe dizer é que muito mais difícil é ser servo do pecado, mas não nos percebemos disso, pois nascemos nessa condição e só nos damos conta quando Cristo quebra as algemas que usávamos. O Homem que ainda não aceitou Cristo como Senhor e Salvador passa por muitas dificuldades:

1 – Por mais incrédula que seja uma pessoa, a angustia no findar da vida e a incerteza do porvir recairá sobre seus ombros.

2 – Hábitos destrutivos com seu corpo como noites e noites sem dormir em baladas, cigarro, álcool e sexo descompromissado que cobrarão suas devidas contas, podendo abreviar ainda mais a curta vida humana na Terra.

3 – Viver sempre desconfiado e se sentir sozinho, principalmente em meio a problemas.

4 – Casamentos e relacionamentos instáveis e por vezes superficiais.

5 – Momentos passageiros de felicidade e dependência da admiração (ou inveja) de outras pessoas para se sentir um ser importante.

      __“Mas então se você está dizendo que eu preciso ser certinho para ir para o Céu isso significa que só o sangue de Jesus não é suficiente para me salvar! Precisarei me esforçar e merecer a salvação.”

     A palavra de Deus diz:

Efésios 2:8-9
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

     Portanto não é por suas obras que você é salvo. Essa mudança de vida que citei acima é constante e progressiva para quem realmente aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Essa mudança não é pré-requisito para a salvação, e sim fruto dela.

     Quando você é um servo voluntário de um senhor, é porque o ama e quer agradar e fazer a sua vontade. Assim também é o servo de Cristo.

     O Espírito Santo promove uma verdadeira mudança na vida dos que desejam de coração servir e adorar a Cristo. Isso não quer dizer que não sentirá mais nenhuma tentação. Sua natureza carnal ainda tentará por muitas vezes te puxar para o pecado, assim como Paulo diz:

Romanos 7:15-20
"Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
E, se faço o que não desejo, admito que a lei éboa.
Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim."

     Outro texto da Bíblia nos fala:

1 João 1:8-9
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

     Logo pode acontecer de uma pessoa que aceitou a Cristo pecar, mas com uma diferença: Não viverá em pecado.

1 João 3:6
"Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece."

     Viver no pecado (ou viver pecando) demonstra que essa pessoa não conhece a Cristo. Um servo de Cristo pode até vir a pecar, mas se arrepende verdadeiramente, confessa a Deus e busca a mudança de vida, não tendo mais gosto algum pelo pecado.

     Podemos também ter a ocasião de pessoas com boas obras, porém que não aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, o que de nada contribuirá em sua salvação. O fato é que só Deus pode julgar o coração de cada um. Sendo a salvação algo de caráter pessoal, cada Cristão deve se analisar com sinceridade.

     Sinais e prodígios (curas momentâneas, milagres aparentes...) também podem ser feitos pelo Diabo, portanto precisamos ficar atentos para não nos deixar levar por falsos servos de Cristo, por vezes até dentro de igrejas a aparentemente cheios da unção de Deus. Nem tudo o que reluz é ouro, e devemos sempre buscar na Bíblia e pedir orientação do Espírito Santo de Deus para ler e identificar sua verdadeira e pura vontade.

     Este é o significado de Cristo na cruz e estas são as consequências desse acontecimento na sua vida. Muito obrigado por ter lido, que Deus lhe abençoe e que você possa entregar a sua vida a Cristo caso ainda não tenha feito.


This post first appeared on Conhecendo A Bíblia, please read the originial post: here

Share the post

Considerações sobre Salvação, obras, pecado e justificação

×

Subscribe to Conhecendo A Bíblia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×