Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como pode Deus ser justo quando vemos tanta injustiça no mundo?



Doenças, assassinatos, guerras, fome e tantas outras coisas que prefiro não citar aqui. A existência de tanta crueldade e sofrimento leva muitas pessoas a desconsiderar a existência de Deus ou a questionar suas virtudes. A primeira análise que precisamos fazer quando tratamos do assunto é sobre o Livre arbítrio. 

O livre arbítrio é a capacidade e liberdade que cada ser humano tem de fazer suas próprias escolhas, traçar seu próprio caminho, independente de qualquer definição de "certo ou errado" (que alguns filósofos afirmam ser mera ilusão, somente reflexos do que se aprende). Todos sabemos que a vida é feita de escolhas e suas consequências. Sem consequências a liberdade de escolha não teria sentido. 

Imagine uma loja ter um modelo de camisa em todas as cores e você gostasse muito da vermelha, mas na hora que você falasse com o vendedor ele dissesse que a loja só vendia roupas da cor amarela? Qual o sentido de ter todas as cores se você só pode levar a amarela? Qual o sentido da livre escolha se no final o resultado é a mesmo? Isso não é livre arbítrio, é uma enganação. 

Portanto para haver livre arbítrio é preciso que existam escolhas e suas respectivas consequências. Qualquer interferência em um desses atributos faz com que a liberdade de escolha deixe de ser real. Deus nos criou com o livre arbítrio assim como fez com os anjos, pois nenhuma existência seria plena e nenhuma adoração sincera sem ele. 

Cada ser humano desde Adão tomou inúmeras escolhas erradas e as consequências devidas de cada um desses atos foram se acumulando  sobre a humanidade e a Criação até chegarmos onde estamos hoje: Um mundo onde todo valor moral é relativo. Deus não pode (não por não ter poder para tal, mas por ser justo) interferir no nosso livre arbítrio e com certeza sofre muito ao nos ver tomar caminhos ruins todos os dias em nossas vidas. Mais difícil ainda é ver inocentes pagando pelas escolhas incorretas de outras pessoas.

Vivemos em um mundo hipócrita que toma as decisões erradas e na hora que as consequências se apresentam queremos jogá-las nas costas de Deus. O que não podemos esquecer é que a vida humana é fumaça perto da Eternidade, e que toda injustiça será pesada e medida para ser julgada no Dia do Senhor. Deus não está simplesmente ignorando o sofrimento, mas observando atentamente para que cada um receba no momento certo o que lhe é devido, seja honra ou desonra. Devemos aprender a esperar e confiar no julgamento do Senhor, fazendo sempre o possível para tornar esse mundo um local mais justo até que esse dia chegue.

" Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos."

                                                                                                            Mateus 5:6


This post first appeared on Conhecendo A Bíblia, please read the originial post: here

Share the post

Como pode Deus ser justo quando vemos tanta injustiça no mundo?

×

Subscribe to Conhecendo A Bíblia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×