Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dê a quem lhe pede...


 Mateus 5:42 Dê a Quem Lhe Pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".

Depois de Jesus ter falado sobre olho por olho e dente por dente, de dar uma instrução sobre como o cristão deve se comportar diante das afrontas, sendo um pacificador, pois existe outra passagem biblica que diz assim, "enquanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12.18), dita por Paulo que reforça este ensinamento de Jesus, que da parte do cristão a guerra, a intriga, a afronta, jamais deve partir. É claro existe outra passagem que Jesus diz que veio trazer guerra(Mateus 10.34-42), mas, nesta mesma passagem ele explica. Não que este," trazer", parta dele, mas, que isto "a guerra" vira automaticamente, como uma reação do mundo e do inimigo, diante da ameaça cristã ao reino de Satanás, ao estilo de vida pecaminoso e depravado do mundo. Ou seja, na verdade não é Jesus que a promove, ele não disse promoverei a guerra, ele disse que traz, e explica que é como uma reação. 

Diante do que foi ponderado Jesus encerra sua sentença de recomendações sob o tema de olho por olho e dente por dente, dando uma diretriz de generosidade. Aqui vamos nos ater un pouco.

"Dê a Quem Lhe pede". Se você não tem condições é outro negócio, só que dentro do contexto da afronta, que é o aqui proposto, geralmente é algo que você tem, mas, que geralmente você não vai dar pois vai te faltar. Como no exemplo dado por Jesus da roupa(túnica), que na época roupa era algo caro e custoso de conseguir, apenas os ricos e abastados tinham o luxo de muitas vestes. Ai a orientação de Jesus é dar, e ainda um pouco mais, dar a capa tambem.

Mas, vejo pela frase que se segue, " e não voltes as costas ao que deseja-lhe pedir emprestrado," traz consigo um sentido mais amplo do que o que tinha sido dito por ele até aquele momento. Pois não se restringia ao contexto da afronta.

Sabe na Biblia tomar emprestado não é visto com bons olhos, pois neste cado você fica como devedor, e na verdade ficar como devedor não é nenhuma vergonha, mas, não é também uma coisa boa, ou agradável. Só se agrada de tal situação aqueles de má índole, que não desejam honrar a sua responsabilidade. Como no caso tratado por Jesus ainda neste capítulo 5 de Mateus, sobre aqueles que tinham a necessidade de jurar, para fazer valer a sua palavra, pois já não eram mais dignos de confiança. Ainda sobre emprestar, como já tinha dito até trm uma passagem biblica que diz, " empretaras e não tomaras emprestado"(Deuteronômio 28.12).

Então segue-se, aqui uma outra diretriz, a da generosidade. O generoso é aquele de mão aberta, sempre disposto a contribuir para o bem do proximo, a ajudar o quanto está ao alcance de sua mão. Nesta diretriz dada por Jesus, ele vai dizer, para dar a quem lhe pedie, ou seja, não sair ai oferecendo, mas, é dar quando alguém buscar de você algo. Mas, é claro este dá, presume que você tem. Há pessoas que querem fazer caridade com o bem dos outros, isto é errado, este dá aqui, presume também que é dá o que é seu. 

E diz para emprestar a quem nos pede emprestado. Sei que esta frase não é idependente da outra, ou seja, este da a quem lhe pede se refere a emprestar, mas, isso não invalida ao que tenho dito até agora, sobre dá, pois se tens condição de dar, você não deve reter a mão, pois nem tudo o que se pede é algo que se possa devolver, como por exemplo uma comida, e no contexto aqui que é o da afronta, nem sempre a pessoa que pegar emprestado vai querer devolver, vejam o que Jesus diz em Lucas.

Lucas 6:35 Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. 36 Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".

 Pois a complementação do texto diz para não virar as costas para quem deseja-lhe pedir empretrado.



This post first appeared on Cristão, please read the originial post: here

Share the post

Dê a quem lhe pede...

×

Subscribe to Cristão

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×