Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“A TEORIA DA ALMA”

Tags: alma

Psicopedagogia Através da Palavra

O filósofo Rousseau disse: “Tudo é bom e puro, quando sai das mãos do Criador, tudo se corrompe nas mãos dos homens”. O corpo, que na Teoria das Ideias figura no Mundo Sensível, modifica-se e envelhece porque é perecível e não se sustenta através do tempo. Já a Alma seria Imutável, uma vez que não envelhece e nem se modifica e tampouco perece. Na Teoria de Platão, divide-se a Alma em três partes: A Alma Racional, que rege a Cabeça; a Alma Irracional, que rege o Coração; a Alma Concupiscente, que rege o Baixo Ventre. Dessa Visão Tripartida da Alma, sempre se delineia a ideia de que a Alma tem mais “importância” que o corpo e assim, o “cuidado da Alma” considerando o corpo como “túmulo da Alma”.

A cada parte da Alma corresponde uma Virtude: A Coragem; a Temperança; o Conhecimento e Sabedoria. A Justiça é a quarta Virtude que perpassa todas as outras virtudes. Uma Virtude Superior que coordena todas as outras, que é a Essência, o Cerne da Alma. Portanto, a vida terrena investe em seu corpo com o Único fim de libertar a Alma que segue ao seu destino final: O Reino Imortal; “O Justo Viverá pela Fé”…Sem Fé é impossível cuidar da sua própria Alma. Esta expressão se trata de uma afirmação e não de uma indagação, pois, o homem em seu corpo terreno é mortal. Como você está guiando ou dirigindo a sua Alma? A palavra Alma advém de “anima” que significa movimento, vivacidade, ou seja, como fazer crescer as asas da sua Alma?

Reconhecer a Alma, suas naturezas, conhecer-se a si mesmo, saber o que detém o desenvolvimento desse Ser Humano pleno que todos podem chegar a ser, crescer e ensinar o outro a crescer espiritualmente, pois o sentimento mais profundo, é aquele que emana da Alma, demonstrando por ações e atitudes o que não se consegue traduzir em palavras. Naquele tempo disse o Mestre: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis “justos” diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e “injustiça”. (Mt 23. 27,32) A Carruagem da Alma perdeu suas asas e se aprisionou neste Mundo Material. Tempo de Reflexão: Quem é o “Condutor” da sua Carruagem? Aprenda a ouvir o “Condutor” da sua Alma…!!!

“Dra. Mônica Druzian”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“A TEORIA DA ALMA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×