Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“OS QUATRO VENTOS”

Esse texto de Jeremias é um texto temático. Tema: “Os Quatro Ventos de Deus”. Enquanto símbolo, o Vento é, sem dúvida, o mais rico em variações na Sagrada Escrituras. Mas, qual o significado da expressão “quatro ventos dos quatro ângulos do Céu?”  Tem como significado representar os quatro pontos cardeais, cujo sentido é a Plenitude do Horizonte, do Universo Infinito. Quando as Escrituras dizem “quatro ventos do Céu”, como ocorre no texto enfocado, geralmente está se referindo aos poderes governamentais. O SENHOR Deus é o Sustentador de todo o Universo.

No relato da Criação, o Espírito de Deus pairava sobre face das águas. Aqui trata-se de uma bela imagem da matriz ou útero originário fecundo de tudo quanto existe. Tudo é amorosamente acolhido, fecundado, gestado, carregado neste grande ventre cósmico que é chamado de Sopro de Deus, o Universo.  Seu calor gera harmonia no caos, realça a beleza e originalidade de cada criatura, dando a cada uma seu lugar, o espaço que necessita para potencializar seu espaço como criatura. Nessa relação adequada, cada erva, cada montanha, cada ser que vive, tem seu lugar e seu sentido.  “Pairava” pode ser traduzido também por “vibrava”.

Tudo vibra no Universo: vibram as partículas e vibram os átomos, vibram as estrelas e vibram as galáxias, vibram os seres humanos, vibram o canto e a dança. Cada som é vibrado e também o silêncio é vibração. O coração de cada ser, pequeno ou grande, pedra, planta ou animal está vibrando. A Vida é Vibração. O Espírito que “pairava” sobre as águas é a imagem da vibração divina que habita e se move no coração de tudo quanto existe. O Espírito Santo é a Vibração Universal. Tudo é energia, movimento, relação, e daí brotam maravilhosamente todas as formas de todos os seres, como de uma misteriosa matriz materna. Portanto, o Espírito é “Vida da vida de toda criatura”.

“Dos Quatro Ventos”, do norte, sul, leste e oeste, O Sopro do Espírito compartilha o que é mais Vital de uma pessoa, sua própria respiração, seu espírito, todo seu dinamismo. É uma imagem que faz com que o ser humano reconheça o Espírito Santo como o Alento Último, o Dinamismo vital que pulsa em todas as formas de vida. Mas a conspiração humana tenta parar o Sopro que Sustenta toda criatura. Quando o SENHOR envia o Espírito Santo na terra no dia de Pentecoste, tipifica a Consolação e Calma para a Celebração da Vida. Mas, o próprio ser humano tenta extinguir o Espírito que Vibra para dar vida. Por isso toda a criação está gemendo, e o Espírito vem dos Quatro Ventos para colocar Ordem na desordem que o próprio homem causou ao Planeta Terra e ao Universo. Assim o Sopro de Deus procedem dos quatro cantos do Céu…

“O SENHOR dos Exércitos diz: Eis que quebrarei o poderoso arco de Elão, a base de sua majestade diante dos povos. E trarei os quatro ventos, que procedem dos quatro cantos do céu e os soprarei sobre Elão, a fim de espalhar todo o seu povo, em todas as direções, pelos quatro ventos da Terra. E não haverá nenhuma Nação para onde não sejam levados os fugitivos de Elão. E farei que Elão desfaleça diante de seus inimigos e perante todos quantos procuram exterminá-lo. Trarei sobre eles a desgraça, o furor da Minha Ira!”.  Jr 49.36

“ENG E PR JONAS GOES”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“OS QUATRO VENTOS”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×