Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“LUTAI PELA PORTA ESTREITA”

“Quem tenho eu no Céu senão a TI? E na Terra não há quem eu deseje além de Ti. (Sl 73)

O salmista Asafe faz uma “introspecção”da sua própria vida no Salmo 73…vocábulo latino que significa “olhar para dentro”. A pessoa se observa e se analisa, sendo “investigador e paciente”. É o mais antigo método psicológico feito por Asafe. Os seus pés quase se desviaram; e pouco faltou para que escorregassem os seus passos, porque ele via os maus prosperarem, e dizia…”eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas”. Assim o seu coração se azedou, e Asafe sentia picadas nos seus rins. Ele se embruteceu, e nada sabia; e ficou como um animal perante Deus. “Todavia”, Asafe se coloca de contínuo perante o Senhor Deus, e o SENHOR o sustenta pela Sua Mão Direita. “A minha carne e o meu coração desfalecem; , mas Deus é a Fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de Ti, perecerão; Tu tens destruído todos aqueles que se desviam de Ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha Confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as Tuas Obras”. Sl 73)

O Senhor Jesus Cristo alertou: “Entrai pela Porta Estreita; porque larga é a Porta e espaçoso o Caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”. (Mt 7.13) O SENHOR esclarece que existe duas Portas, e dois Caminhos. Conforme mencionado o raciocínio é o pensamento que segue uma sequência ordenadamente lógica. É o ato ou efeito de usar a razão para conhecer, para julgar uma relação de coisa. A Porta simboliza a passagem entre duas situações ou dois Mundos: O Conhecido e o Desconhecido. Quando se diz que uma Porta se abre significa que há uma nova oportunidade para algo, o que pode também sinalizar uma nova etapa de Vida. Uma Porta que se fecha, por sua vez, significa recusa, negação ou rejeição, o que também sinaliza o término de uma etapa. O SENHOR diz: “Eu Sou a PORTA”…((Jo 10.9) No Caminho para Jerusalém, o SENHOR resume essas duas Portas da seguinte forma: “Nenhum servo pode servir a dois senhores ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará a outro”. (Lc 16.13) Não existe “Centro”. Tem que se escolher a PORTA. Por isso, é preciso esforçar-se para ir adiante, pois o SENHOR deixa claro que “lutar” para entrar pela Porta Estreita é o mesmo que praticar a “Justiça”. “Afastai-vos de Mim, vós todos, praticantes da injustiça”. (Lc 13.25,28)

Não entra pela PORTA do Reino de Deus quem optar pela prática da iniquidade.  Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (Lc 16.13) O dinheiro não compra a “Abundância”. A vida abundante é livre de conturbações, é fruto de uma alma curada, é resposta de uma alma sarada. A alma não pode estar fincada, presa em bens materiais. A Vida Abundante no Espírito Santo de Deus traz prosperidade em todas as áreas. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua vida?” (Mc 8.36,37) Tempos difíceis foi aquele enquanto “as maquininhas” de remarcação de preços trabalhavam sem cessar. Entretanto, para o que o dinheiro não compra, é a equidade que requer acolhida e solidariedade, partilha e superação de preconceitos. Seguir o Caminho Estreito é deixar o individualismo seja ele o real, o dólar, o euro ou a libra esterlina.Vida Abundante começa na alma, nas emoções, de uma mente saudável, para ir às outras conquistas. As Bençãos que se espera, o dinheiro não compra. O SENHOR Dá aos seus amados enquanto dormem. A Abundância diz respeito a uma grande quantidade de tudo. Em abundância significa ter uma Superabundância. “Eu SOU a Porta. Se alguém entrar por MIM, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”. (Jo 10.7,9)

Asafe tinha inveja dos néscios. A inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem; é o desejo violento de possuir o bem alheio. Asafe percebeu a prosperidade dos ímpios, e não concordou com esta situação. Ele não entendia porque sendo ele uma pessoa justa, não prosperava. Todo dia ficava afligido e se sentia castigado e, o que gostaria de falar, não fazia, ou seja, reprimia a fala e Asafe adoeceu psicossomaticamente. O que o SENHOR Jesus Cristo diz sobre esta doença? “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo serpa tenebroso. Se, porém, a luz que há em ti são trevas, quão grande serão tais trevas”. (Mt 6.22,23) Partindo desta compreensão, pode-se concluir: se os olhos de uma pessoa forem maus, ela está doente, haja vista que ocorreu desvio do estado normal da função dos olhos, que é uma das partes corporais do ser humano. Tomando por base o ensinamento do SENHOR Jesus Cristo, Asafe percebeu a prosperidade das pessoas insensatas com os olhos, que são apenas o aparelho físico de recepção de imagem, portanto, esse fenômeno é físico. “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento”. (Lc 5.32)

Os olhos, através do nervo óptico, informaram ao cérebro, processo este que é biológico. O ato de Asafe pensar sobre a prosperidade das pessoas insensatas é processo mental e este desencadeou as picadas nos rins, que é biológico. Partindo desta compreensão, entende-se que a doença psicossomática desencadeia transtorno físicos pelas emoções e sentimentos, “nos quais as emoções supostamente exercem um papel central”. O SENHOR Jesus Cristo diz: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir. Mas, Eu Vim para que todos tenham Vida, e Vida em Abundância”…(Jo 10.10) Portanto, considere o dinheiro como instrumento, um meio para Abençoar, nunca para ser o “Abençoador”. O dinheiro nunca pode ser a PORTA da Abundância. A Porta do Transbordar que Abunda é o SENHOR Jesus Cristo. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. (Co 2.9)

Ao colocar esta Nação como um Portal Eterno, se está construindo uma nova visão de vitória, um novo começo, pois “Nada é Impossível para Deus”. O ato de Asafe pensar na prosperidade das pessoas insensatas e invejá-los foi um sentimento negativo que consumiu energias, que alterou sua qualidade de vida. A incapacidade de Asafe exprimir adequadamente suas emoções e seus sentimentos desencadeou a doença nos rins. Portanto, adoecer está estritamente ligado às perdas e frustrações vividas. Portanto, é tempo de lutar e buscar a cura para esta Nação. “Lutai”..O SENHOR Jesus Cristo alerta: “Entrai pela Porta Estreita…Nenhum atrativo há nesta PORTA. Parece até tenebroso. Há nela a sombra de um Monte que sugere caveira. Seus batentes são banhados de sangue. E, para passar por Ela, por ser tão Estreita, a pessoa tem que entrar “Ajoelhada”. Assim foi com Asafe, que se lembrou do aspecto construtivo de sua espécie, a luta pela existência, e disse: “Todavia estou de contínuo Contigo; Tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o Teu Conselho, e depois Me receberás na Glória. Quem tenho eu no Céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha Porção para sempre. “Pus a minha Confiança no SENHOR Deus”. (Sl 73)

“REV@:MÔNICA DRUZIAN”

Ref:

Samuel Costa- Psicologia e Cristianismo.

Bíblia Sagrada



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“LUTAI PELA PORTA ESTREITA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×