Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“SENTENÇA ÉTICA”

Um Abismo Chama Outro Abismo”. (Sl 42.7)

A Bíblia fala muito sobre os “Conselhos” . Existe um ditado popular que diz: “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Este ditado traduz que, ouvir Conselhos que consolidam e edificam amadurece os planos, para se tomar decisões corretas na vida. Mas, se os companheiros são pessoas insensatas, de mau-caráter e que conduz ao abismo, com toda a certeza, a queda será fatal. A álavra Ética vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, “portador de caráter” ou “modo de ser”. Trata-se de uma disciplina da Filosofia que estuda a Conduta Humana. “Todas as coisas são lícitas, Mas Nem Todas convêm, todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem”. ( 1 Co 10.23,24) “Faça-se as Tua Vontade, assim na Terra como no Céu”. (Mt 6.9)

O Pronome Indefinito “Tudo” pode definir-se basicamente como o contrário de “Nada”. Tudo é sinônimo de Universo, totalidade, integridade. Deus é “Tudo”, o Essencial, o Absoluto. Diz-se que é Absoluto o que depende apenas de Si Próprio, não se submete a quaisquer condições e não tem restrições. Pelo contrário, o que tem uma natureza dependente e não existe por si mesmo é “Relativo”. Portanto, “Absoluto é utilizado ao Único e Autoconsciente SENHOR dos senhores. “A relva seca, a flor murcha, mas a palavra do SENHOR permanece para sempre”. (Is 40.8) O Relativo passa, por isso o SENHOR fez o homem como um ser moral, responsável pelos seus atos, e que tem a consciência do que deve, ou não fazer.

O Valor Ético é um indicador de “Conduta” que permite ao homem enfrentar a vida cotidiana. Assim, quando se tem que decidir sobre uma ação específica há uma avaliação que impulsiona uma pessoa para agir de forma correta. A Ética é uma “Disciplina” com o foco na reflexão da Conduta Moral. Para o Reino de Deus os Valores Éticos são Universais e Objetivos. Sua Universalidade estabelece ideias comuns em todas as culturas e circunstâncias. Os Valores Éticos do Reino de Deus são encontrados na Alma Humana como uma ideia Universal do Amor Absoluto. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o “Conselho” dos ímpios, nem se detém no caminho dos escarnecedores; antes tem seu prazer na Lei do SENHOR, e na Sua Lei medita de dia e noite”. (Sl 1.1,2)

Valores inconstantes são relativos, que dependem das circunstâncias, mas os valores absolutos são constantes, não mudam, duram para sempre. O dinheiro muda o seu valor, as línguas sofrem mudanças com o tempo. Muitas palavras e expressões usadas ficaram ultrapassadas. O idioma grego era a língua internacional. É muito interessante ver “tudo” passando, mas a “Palavra” do Absoluto não passa. A Palavra de Deus sobreviveu a mudanças de Valores Relativos, e o Seu Reino Absoluto não terá fim. (Lc 1.32,33) “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o Governo está sobre o Seus Ombros; e o Seu Nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaías 9.6)

No Contexto o Absoluto remete assim para o “Alto”. O conhecimento da Verdade Absoluta transcende o entendimento finito do ser humano. O Fundamento último da Razão humana tem que ser absolutamente condicional em “tudo”. Ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Um Portador de Caráter disciplina sua conduta. O apóstolo Paulo ensina aos romanos em suas cartas que a Igreja é o Corpo de Cristo, que Ele é a Redenção. A Ética do SENHOR Jesus Cristo está contida nos Evangelhos e ilustra a Moral e Conduta do verdadeiro Mensageiro que transmite as Boas Novas do Reino de Deus. Esse Reino expressa os Valores através também do Sermão da Montanha. “Vós sois o sal da terra. Vós sois a Luz do mundo”. (Mt 5.13.14)

Passando pelas fendas da existência, pelas brechas abertas, pelas grandes decepções, sob as cinzas da desilusão, se faz necessário soprar as últimas brasas. A experiência dos dois discípulos em Emaús foi no domingo da Ressurreição. O “Conselheiro” estava ao lado dos discípulos para soprar sobre eles o Seu Espírito Santo.  “E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes Recebei o Espírito Santo”. (Jo 20.22)  É preciso reascender as brasas para que se tornem vivas. É preciso recuperar a Presença da Esperança. Todos os discípulos vieram de éticas relativas, mas, mortificaram seus julgamentos para adquirir éticas absolutas do que é consciência moral do reino de Deus. “Deus é Espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4.24)

A Consciência Moral é a capacidade de discernir o certo do errado, o santo do profano. Essa capacidade dá ao homem a liberdade de escolha, e consequentemente, assumir a responsabilidade pela sua escolha.Sempre existiram bons e maus adoradores: Abel e Caim, Abraão e Ló, Maria de Betânia e Judas Iscariotes. O crescimento do joio não está fora do controle do Dono da Plantação. Deixa crescer ambos juntos até a ceifa. Alguns conceitos são difíceis de explicar, porque são abstratos. Mas dentro de uma história, um conceito tem uma aplicação prática e se torna mais fácil de entender. Em uma Parábola, normalmente vem com a explicação junto. O Juízo Final será a hora de separar o joio do trigo. Não adianta fazer justiça com suas próprias mãos, pois, isto é relativo.”Pois, Tudo” o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6.7) No Reino de Deus existe uma Sentença Ética, cujo Juiz é Absoluto.

“MÕNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“SENTENÇA ÉTICA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×