Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“JUNTAM-SE”

Tags: deus homem ovos

“Maldito o Homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”

Homem significa individualidade, ser, aquilo que constitui a Essência de algo. A Nação de Israel era alcançada pelo esforço conjunto de três classes sociais, atuando cada uma delas em sua esfera própria, mas em harmonia com as demais. O Clero era um grupo de religiosos que tinham o dever de orar e interceder pela Nação, mantendo comunhão entre os membros do Clero; A Nobreza era o grupo da realeza, os nobres guerreavam, caçavam e competiam em troca de obter ganhos, também era responsáveis pela manutenção dos feudos; Os Servos eram os trabalhadores que realizavam todo tipo de tarefa, entre elas arar a terra, semear as sementes, colher o alimento, erguer moradias, realizar consertos, etc.

Naqueles tempos, o sumo sacerdote era a primeira classe social. Não só pelo seu caráter sagrado, mas também porque fornecia ao país o próprio fundamento da civilização: “Um País sem moral nada vale”. Sem Deus, nenhuma ajuda humana era válida. Não se podia substituir Deus, rejeitá-Lo para pôr a Confiança no Homem. Por um outro lado, as pessoas que confiavam em Deus eram abençoadas. (Jr 17.7,8) Mas, o ser humano é falível, e, os religiosos ao se unirem com a Monarquia, muitas vezes saíam da Ordem Clerical e entravam em concordância com os Nobres, existindo então, um acordo, não uma Ordem dada por Deus. Sem Deus é impossível estabelecer a Ordem em uma Nação. Um País se torna abençoador, quanto as coisas materiais são ordenadas em espirituais e depois em Deus. Mas, o Poder de Deus aos irracionais, fez o homem se tornar propriedade de outros homens. Assim, o Clero, os Nobres e os Servos se tornaram escravos no país Egito. Foi quando Moisés se levantou para libertar o povo da escravidão.

Houve libertação, mas os irracionais, mais uma vez se levantam para desestruturar Israel, e novamente a desordem surge da injustiça moral. Justiça significa quitar o que é sujo. Agora, o povo se tornou escravo de Roma. Unidos em concordância para a Ordem de Deus no meio do povo, buscaram pela Presença de Deus. O Messias foi o Câmbio de Direção e não ruptura. Então, todo o Antigo se tornou Novo, e, Todo Novo se tornou Antigo. As coisas sujas foram lavadas pelo sangue derramado do Verbo que se fez carne. Portanto, “dá ao Governo da terra o que é da terra, e ao Governo de Deus o que é de Deus”. O Protagonista da Libertação pagou um Alto preço: “Deus pensou nos escravos”. “Os seus planos perversos são como os Ovos de uma cobra venenosa: quem come os ovos morre, e, se um se quebra, dele sai outra cobra venenosa. Os seus planos não prestam para nada; parecem teias de aranhas.” (Isaías 59.5)

O sentido completo do texto: maldito o homem que confia no homem, não é acepção, mas aponta para as pessoas que rejeitam a Força que vem de Deus, e confiam no próprio ser humano colocando sua esperança e fé no homem. Muitas pessoas distorcem o que o profeta Jeremias diz, dando sua própria interpretação. O texto não pode ser descontextualizado, pois, muda o sentido real da Palavra. No contexto, a segunda parte da interpretação verdadeira, no mesmo capítulo de Jeremias 17 está escrito: “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja Confiança é o SENHOR.” Em meio de 150 milhões de possibilidades, Deus pensou em um libertador. O Protagonista da Libertação é para dar Vida e não Morte. Pilatos mandou matar o SENHOR Jesus Cristo, a pedido do sumo sacerdote Caifás e por causa da insistência do povo, Pilatos lavou suas mãos madando matar um inocente.

“Como a perdiz que ajunta ovos que não choca, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim se fará um insensato.” (Pv 17.11) Não depende da traição da perdiz que choca, mas da sua vulnerabilidade, comparada com o falso senso de segurança do insensato que pensa que pode safar-se da Justiça de Deus. Qual é o verdadeiro valor da perdiz? “Os Ovos”. Mas, seus filhotes são mortos rapidamente pelo grande número de predadores do campo e das montanhas. Motivo: a perdiz vive longe do seu ninho, e quando volta, traz ovos que não são seus, como de serpentes, e choca ovos que não botou e os abandona. “Choca ovos até de serpentes.” (Is 59.5) No momento que os perdigos nascem, as serpentes também nascem, matando os pequeninos inocentes com seu veneno mortal.

Mas, a mãe Águia ensina os filhotes a voar. Seu voo é Majestoso.” (Pv 30.19) A Águia possui território demarcado e, para andar como Águia é precisa ser Racional: “Renove sua Mente.” (Rm 12.1,2) A tola perdiz facilmente é enganada porque é irracional. O enganador da aparência de um ovo, consegue fazer uma bagunça na cabeça da perdiz, e quem comer dos ovos dela enganosamente, morrerá. “Chocam ovos de serpentes, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.” (Is 59.5) A teia sai das entranhas da própria aranha, e é feita com o propósito de apanhar uma presa. A aranha engorda comendo moscas: “Embusteira”.

A teia da aranha é uma maravilhosa habilidade. Observe a teia e admire os “astuciosos” ardis de um “predador”. A abelha extrai das flores a sua cera. A aranha não suga flores, e sim estica a sua teia em qualquer extensão para pegar sua presa. Entretanto, uma teia de aranha é bastante frágil. É feita de forma curiosa, com esmero, mas não duradoura. Não pode medir forças com a vassoura de limpeza. Pilatos, um governador insignificante, temendo um motim e procurando aplacar a multidão, acedeu aos desejos do povo, lavando as mãos como que se livrando da culpa de sangue, mandou então que o SENHOR fosse morto numa estaca. Mas, esta teia foi desfeita pelo sangue derramado. Não obstante, em vez de arriscar o caminho da verdade, não cede a multidão mandando matar um “Inocente”. “JUNTE-SE AOS BONS E SERÁS UM DELES!” (Pv 13.20)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“JUNTAM-SE”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×