Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

LIVROS HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO

Tags: povo livros livro

Em nossas Bíblias modernas, estão compilados no bloco dos Livros HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO as narrativas da história do Povo de Israel, de quando este chegou em Canaã, vindo da escravidão e peregrinação pelo deserto, passando pelos juízes, reis e profetas, ida ao exílio, e restauração para serem novamente o povo de onde haveria de nascer o Enviado de Deus.

A ênfase nestes livros não está necessariamente em questões doutrinárias ou cultuais.  Aqui são narrados fatos tentando mostrar a trajetória de um povo que foi escolhido para ser propriedade exclusiva do Senhor, mas que, nem sempre, soube ser fiel a este senhorio.

 

Vejamos rapidamente os doze livros, um a um:

 

# Josué – O livro leva o nome do herói da conquista.  Josué foi o sucessor de Moisés na liderança do povo, e sob seu comando a nação israelita foi estabelecida na terra, sendo dividida em tribos.  O povo chegou na terra por volta do século XVI a.C.  Depois de ter conquistado o local da promessa, fez um pacto de fidelidade com o Senhor: "Ao SENHOR, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz" (Js 24:24).

# Juízes – Este segundo entre os livros históricos narra o período de transição entre a conquista com o assentamento das tribos numa federação e o estabelecimento do reino judaico.  Este período que cobre quatrocentos anos relata quase que invariavelmente esta sequência: a) fidelidade ao Senhor; b) apostasia e culto aos ídolos; c) queda e ruína sob opressores estrangeiros; d) Deus levanta um juiz libertador; e) com a vitória o povo se arrepende e volta à fidelidade ao Senhor; reiniciando o ciclo.

# Rute – Este pequeno livro do AT traz uma história singular.  Além de apresentar a ascendência do rei Davi, mostra aos filhos de Israel que Deus pode utilizar qualquer pessoa, mesmo uma gentia, para que seus planos sejam executados, cabendo a nós apenas nos colocar em nosso lugar de servos cumpridores da sua Lei e dos seus desígnios.  O livro de Rute era lido na festa anual das Semanas (o NT chama de Pentecoste) e inspirava o povo a celebrar a Deus pela colheita.

# 1º e 2º Samuel – Os dois livros narram a formação do reino judaico.  Começando com o juiz-profeta Samuel que teve o privilégio de ungir os primeiros reis de Israel, passando pelo reinado de Saul, as conquistas de Davi e a formação do Império sob seu comando.  A época era o século X a.C. e a nação estava em plena ascensão.  A disposição do texto é bastante narrativa contando como o povo deixou de ser nômade para se tornar sedentário – de um povo governado por Deus através de juízes esporádicos para um povo administrado por um governo central.

# 1º e 2º Reis – Os livros dos Reis começam com a velhice de Davi e o processo de sucessão e escolha de Salomão – o sábio herdeiro do Império.  Com a morte de Salomão, a nação se dividiu, passando o livro narrar em paralelo os destinos da nação do norte: Israel inicialmente com Jeroboão e do sul: Judá inicialmente com Roboão.  A história seguiu a sequência de reis que fizeram o "que era reto perante o SENHOR, como Davi, seu pai" (1Rs 15:11) e reis que fizeram o "que era mau perante o SENHOR" (1Rs 16:30) até que por fim caíram as nações do norte e do sul por causa dos pecados que cometeram já no século V a.C.

# 1º e 2º Crônicas – Os livros das Crônicas dos reis de Israel retoma a história contada com uma breve resenha genealógica inicial recontando a trajetória dos reis: de Davi ao cativeiro.  Porém, diferentemente dos livros anteriores, aqui a ênfase é dada não na narração histórica sequencial, mas nos feitos e realizações administrativa e militar dos reis, principalmente suas ações no trato das coisas sagradas.  Estão nestes livros a reinterpretação feita por Davi e Salomão do culto e celebração, com o planejamento e a ordenação do sacerdócio levítico em Jerusalém.  O texto conclui com o povo no exílio e o rei persa Ciro autorizando a reconstrução do templo.

# Esdras – Curiosamente as últimas palavras de 2Cr são as primeiras palavras deste livro: o decreto de Ciro.  Esdras era o líder administrativo que, ao lado de Neemias, dos profetas Ageu e Zacarias e do sacerdote Zorobabel, iria reconduzir o povo à terra da Palestina e reconstruir a nação, os muros, o templo e o culto.

# Neemias – As narrações deste livro são paralelas às de Esdras.  Neemias era o arquiteto e incentivador da reconstrução da cidade e do templo e seu livro – assim com o anterior – é narrado em primeira pessoa.  A reconstrução se deu no século IV a.C. e teve seu ponto alto na leitura do Livro da Lei e arrependimento e confissão de pecados pela nação (Ne 8 e 9). 

# Ester – Este livro que nem cita o nome de Deus conta a história de uma jovem judia, que estando no palácio de Assuero, pode salvar toda a nação por não ter sido omissa.  O livro narra a instituição da Festa de Purim e era lido anualmente em sua celebração.



This post first appeared on Escrevinhando, please read the originial post: here

Share the post

LIVROS HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO

×

Subscribe to Escrevinhando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×