Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TABELA DE MEDIDAS BÍBLICAS – Peso, volume e dinheiro


Uma das dificuldades de todo intérprete e estudante da Bíblia está em traduzir e fazer referência a pesos, medidas, quantidades, volumes e dinheiro no texto.  Além das próprias dificuldades da versão do texto em si, é preciso lembrar que muitas vezes os números e valores não indicam diretamente quantidade e sim conceitos.

Para ajudar nessa compreensão, vou listar aí algumas expressões encontradas no texto bíblico e que indicam peso, volume e dinheiro.  Decidi incluir nessa lista o dinheiro citado no texto por que, em geral, o valor atribuído ao dinheiro estava relacionado ao peso e ao metal usado.

 

Vou usar como referência a versão de Almeida em Português.  Veja a lista:

 

Bato(em hebraico: בת – em grego: χοῖνιξ) – No AT indicava cerca de 40 litros (veja Ez 45:10).  Também chamado de Queniz (em Ap 6:6).

Coro(em hebraico: כר – em grego: κόρος) – A medida descreve o equivalente a um tonel ou entre 200 e 450 litros/quilos (no AT em 1Rs 5:11 e no NT em Lc 16:7).

Dárico(em hebraico: רכמוןד) – Moeda cunhada em ouro pelo Império Persa com peso médio de 8,5 gramas e que estampava a imagem do rei Dario I (citado em Ed 2:69 e Ne 7:70-72).

Denário(em hebraico: דינר – em grego: δηνάριον) – A menor moeda romana, cunhada em prata (em latim: denarius).  Em geral um Denário correspondia ao salário diário de um trabalhador braçal.  Com um Denário seria possível comprar cerca de oito quilos de pão (citado no NT em Mt 22:19).

Dracma(em grego: δραχμή) – Na época do NT era uma moeda grega de prata com 3,4 gramas.  Os romanos a equipararam ao Denário.  Jesus a cita em uma de suas parábolas (leia em Lc 15:8).

Efa(em hebraico: איפה – em grego: μετρητής) – Equivalente a três medidas ou arrobas ou 45 litros.  Também chamado de Almude no AT (por exemplo, em Lv 5:11) ou Metreta no NT (em Jo 2:6).

Estáter(em grego: στατήρ) – Moeda ática cunhada em prata com valor equivalente a quatro Dracmas ou 10 gramas.  No NT, ela aparece citada quando Pedro encontra uma delas na boca de um peixe (em Mt 17:27).

Him(em hebraico: הין – em grego: ἴυιον) – Medida para líquidos equivalente a 8 ou 9 litros (em Nm 28:5).

Homer(em hebraico: חמר) – Medida de capacidade, geralmente associada à carga de um burro ou pouco mais de 200 litros/quilos (citado em Nm 11:32 e Ez 45:11).

Medida(em hebraico: מדד) – No AT equivalia a aproximadamente 15 quilos/litros (Rt 3:15 / 1Sm 1:24).  Também chamada de Alqueire ou  Arroba.  Na língua grega é usado o particípio do verbo medir (μετρέω – ἐμέτρησεν – como em Ap 21:16).

Mina(em hebraico:מנה – em grego: μνᾶ) – Uma medida de peso (algo em torno de 570 gramas) e ou de dinheiro (no AT é citada em 1Rs 10:17 e no NT na parábola registrada em Lc 19:11-27).

Siclo(em hebraico: שקל) – Uma medida de peso e também de valor monetário no Israel antigo equivalente a cerca de 10 gramas.  Também chamada de Shequel (no AT, citado em Êx 30:13).  O seu valor se equipara a duas dracmas no NT.

Talento(em hebraico: ככר – em grego: τάλαντον) – Como medida de peso equivale a pouco mais de 34 quilos (como em Êx 38:24-29).  Como unidade monetária de origem grega se equipara a cerca de seis mil dracmas (citada em Mt 25:14-30).

 



This post first appeared on Escrevinhando, please read the originial post: here

Share the post

TABELA DE MEDIDAS BÍBLICAS – Peso, volume e dinheiro

×

Subscribe to Escrevinhando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×