Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ventilador Arno Ultimate travando

Hoje o assunto não tem a ver com informática ou radioamadorismo, senta aí que lá vem história. Após pouco mais de um ano de uso, meu Ventilador Arno Ultimate começou a travar na partida, simplesmente tentava mas não girava. Entrei em contato com a Arno e me enviaram para uma assistência autorizada, ao custo de quase 300 Reais para substituição da placa eletrônica dele, um absurdo, pois o ventilador novo custa em média 400 Reais. Fui então para a internet e, pareceu ser um problema comum nesse ventilador, todos (adivinha) após um ano e um pouquinho apresentam esse problema. Fiz contato com a Arno novamente, que lavou as mãos, diz que empreende qualidade em todos produtos que fabrica (ahram, sei!) e blábláblá.

Fui então colocar em prática meus dotes eletrônicos, abri o ventilador e logo me deparei com dois capacitores que são responsáveis pela partida do ventilador, com valores muito diferentes do que deveriam ter.

Capacitores de partida retirados da placa (os outros eletrolíticos não são importantes, foi apenas para testa-los)

Fui então até às lojas de componentes eletrônicos locais e adivinha, necas pitibiriba! Essas peças do chinês não tem por aqui não. Como não sou um AS da eletrônica, fiquei receoso de substituir os capacitores por outros que não fossem os mesmos, mas conversando com amigos e colegas radioamadores, que conhecem bem mais de eletrônica do que eu (Obrigado Antônio Harter, Carlos Salagnac e Júlio), disseram que não teria problema algum uma pequena diferença em um capacitor similar. Comprei então dois capacitores eletrolíticos (de partida) próximos ao original (330uf) e coloquei no lugar.

O resultado é que economizei 293,00 Reais:

Espero que isso sirva para você também!

Deixe seu comentário se deu certo.

O post Ventilador Arno Ultimate Travando apareceu primeiro em Minha digital quase vida...



This post first appeared on Minha Digital Quase Vida.., please read the originial post: here

Share the post

Ventilador Arno Ultimate travando

×

Subscribe to Minha Digital Quase Vida..

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×