Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Driver do Bluetooth USB Dongle – A saga

Esta semana resolvi comprar um adaptador Bluetooth para conectar meu headset Motorola S9 ao computador. Adquiri em um distribuidor de TI local um mini-adaptador sem marca ou “pelo”, apenas com a descrição “Bluetooth USB Dongle” na embalagem, o que até então: Tranquilo…

 

Embora ter custado menos de Dez Reais, eu esperava conectar o dispositivo e ele se auto-instalar, ou seja, plug and play. Mas passou longe disso… Após pesquisar na internet por um Driver, e ver muitas pessoas com o mesmo problema que o meu, aceitei o desafio de resolver o problema. Parti então para uma investigação à fundo sobre o dispositivo, começando por abri-lo e verificar o fabricante e modelo do seu controlador (para então buscar um driver apropriado).

 

 

Tratando-se então de um Conwise CW6601P, um controlador bluetooth genérico xing-ling.

 

 

Tentei diversos drivers baixados da internet e nenhum compatibilizava com meu dongle. Após algum tempo pesquisando, cheguei a um site em russo (que consegui ler utilizando o translate, claro) que falava sobre um defeito de série em grande parte das unidades deste dispositivo, em que os contatos da resistência (ao lado contrário ao controlador) ficava em curto-circuito com a capa metálica do próprio componente, impedindo seu correto funcionamento. O que facilmente detectei também no meu dongle.

 




 

 

Parti então para refazer a solda da resistência. Dotado de um ferro de solda, uma lupa, uma luminária, e muita paciência, reduzi aquele ponto enorme de solda à uma solda bem feita, e em seguida montei novamente o dongle, colocando a capa metálica que faz o terra da USB e as capas plásticas.

 


Em seguida, bastou instalar o BlueSoleil, software licenciado para o fabricante deste dongle (IVT Corporation) e que possui um pacote de drivers para uma série de dongles bluetooth genéricos. Liguei o meu dispositivo ao computador e vua-lá! Identificou e instalou o dispositivo corretamente.

 

 

Então, se você chegou aqui e também não conseguiu instalar seu dongle por conta do bendito “Unknown Device” ou “Dispositivo Desconhecido“, dependendo da versão do seu Windows, provavelmente este também seja o seu problema.

O post Driver do Bluetooth USB Dongle – A saga apareceu primeiro em Minha digital quase vida...



This post first appeared on Minha Digital Quase Vida.., please read the originial post: here

Share the post

Driver do Bluetooth USB Dongle – A saga

×

Subscribe to Minha Digital Quase Vida..

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×