Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os tchecos têm a eletricidade mais cara da Europa, apesar de exportar grandes quantidades de energia para o exterior




RX, 29/08/2022 



Por Lukas Kovanda 



Os tchecos estão pagando enormes contas de energia, mesmo que o país continue sendo um dos maiores exportadores de energia do mundo

Em julho deste ano, as famílias tchecas pagaram o preço mais alto da Europa pela eletricidade; e, no entanto, algo que muitos tchecos veem apenas como uma piada cruel, o país continua entre os maiores exportadores de eletricidade do mundo.

O índice HEPI (Household Energy Price Index) de julho, que compara o preço da energia para residências em capitais europeias individuais, mostra claramente o que está ocorrendo. As pessoas que vivem em Praga pagam o preço mais alto pela eletricidade em toda a Europa, de acordo com a paridade do poder de compra da moeda. Este índice inclui estados membros e países fora da UE, como Suíça, Noruega e Rússia.

De acordo com o estudo, o povo de Praga pagou cerca de 52 centavos de euro por quilowatt-hora em julho. Isso é aproximadamente o dobro do que os moradores de Bratislava pagam e aproximadamente três vezes mais em comparação com os custos dos moradores de Budapeste ou Moscou.

Os moradores de Praga também pagam quase quatro vezes mais do que as famílias na capital suíça de Berna e mais de quatro vezes mais do que as famílias em Oslo, na Noruega.

Os preços da eletricidade em Praga são altos mesmo em termos absolutos, sem conversão, ou seja, de acordo com a paridade do poder de compra da moeda. Neste caso, os residentes de Praga pagam o quarto preço mais alto da UE, cerca de 41 centavos de euro por quilowatt-hora. Apenas os moradores de Copenhague, Roma e Amsterdã têm eletricidade mais cara.

Ao mesmo tempo, a República Tcheca é um dos maiores exportadores de eletricidade, mesmo em escala global. De acordo com a análise da EnAppSys, o país exportou 5 milhões de megawatts-hora de eletricidade a mais do que importou no primeiro semestre deste ano, tornando-se uma das maiores exportações líquidas da UE.

Apenas Suécia, Alemanha, Bulgária e Espanha exportaram mais eletricidade durante os primeiros seis meses deste ano. No entanto, o preço da energia elétrica, calculado com base na paridade do poder de compra, encontra-se na média ou abaixo da média em suas capitais. A exceção é Berlim porque, na Alemanha, impostos relativamente altos são aplicados à eletricidade.

Pelo contrário, a Itália é o maior importador líquido de eletricidade na Europa. Isso corresponde aos dados acima de que os romanos pagam um dos preços mais altos pela eletricidade na UE. Os dinamarqueses também são importadores líquidos de eletricidade.

Além disso, a República Tcheca está há muito tempo entre os 10 maiores exportadores de eletricidade do mundo. No ano passado, ficou em sexto lugar. Atualmente, na era do aumento dramático dos preços da eletricidade, a República Tcheca se destaca. Paradoxalmente, apesar de suas exportações líquidas relativamente altas e um superávit significativo em sua produção de eletricidade, o país tem o maior preço de eletricidade para residências em toda a Europa.

A principal razão é o intenso envolvimento tcheco no mercado único de energia na UE. Do ponto de vista do mercado de energia, a República Tcheca é menos um país soberano e mais um estado no projeto da UE onde a energia pode ser comprada e vendida.

No entanto, os impostos também desempenham um papel. A carga fiscal sobre a eletricidade para os lares checos é significativamente mais elevada do que corresponderia à média dos países da UE. Na República Checa, os impostos, especialmente o IVA, representam 24 por cento do preço da eletricidade para as famílias, de acordo com o índice HEPI. Na UE, é de apenas 18% em média.




A República Checa tem o nível de endividamento que mais cresce em toda a UE


A dívida da República Tcheca está crescendo e seu crescimento econômico está desacelerando

No ano passado, a República Tcheca foi o país da UE que mais cresceu em termos de dívida e, embora Itália e Grécia ganhem a coroa com a maior dívida geral, há temores de que a República Tcheca possa em breve enfrentar problemas com suas finanças públicas.

O déficit orçamentário do ano passado superou o recorde de 2020, afirma o Supremo Tribunal de Contas (NKÚ) em seu parecer publicado na segunda-feira sobre o projeto do estado final de contas da República Tcheca para 2021.

O NKÚ também destacou que a República Tcheca se classificou entre os países com o menor crescimento econômico da UE no ano passado. Por outro lado, o relatório avaliou positivamente a baixa taxa de desemprego do país.

A proporção da dívida pública tcheca em relação ao PIB aumentou 4,2 pontos percentuais ano a ano em 2021, a mais alta entre todos os países da UE.

Enquanto 20 países da UE conseguiram reduzir sua dívida em relação ao PIB ano a ano em 2021, a nossa aumentou mais de quatro pontos percentuais”, disse o presidente do NKÚ, Miloslav Kala.

De acordo com Kala, a alta participação dos gastos estaduais obrigatórios e quase obrigatórios impediu um resultado melhor. As despesas estabelecidas por lei e necessárias para o funcionamento do estado absorveram quase 94% das receitas orçamentárias do estado em 2021. Assim, o governo tinha apenas cerca de 95 bilhões de coroas para responder aos problemas econômicos e sociais atuais ou para impulsionar a economia com investimentos. De acordo com o NKÚ, se não forem tomadas medidas para conseguir poupanças do lado das despesas do orçamento do Estado, será necessário reforçar as receitas do Estado, provavelmente através de impostos.

O déficit orçamentário do estado atingiu quase 420 bilhões de coroas (17 bilhões de euros) em 2021.

Assim, superou o pior resultado de 2020 em mais de 52 bilhões de coroas (2,1 bilhões de euros). E isso ainda que as restrições econômicas relacionadas à pandemia de Covid-19 no ano passado não tenham atingido o mesmo nível de 2020”, destacou o NKÚ. De acordo com a emenda aprovada pelo governo, o orçamento deste ano deve terminar com um déficit de 330 bilhões de coroas (13,4 bilhões de euros). A Câmara dos Representantes tcheca discutirá a emenda ao orçamento em setembro.

O crescimento económico é lento enquanto o desemprego permanece baixo

Os auditores também destacaram que a República Tcheca se classificou entre os países com o menor crescimento econômico da União Europeia no ano passado. Enquanto o PIB da República Tcheca cresceu 3,3% ano a ano, a média da UE foi 2,1 pontos percentuais maior. Apenas a Eslováquia e a Alemanha registaram um crescimento mais lento do que a República Checa no ano passado.

Uma balança comercial externa significativamente pior ano a ano impediu um maior crescimento do PIB ano a ano. Em contraste com os altos superávits dos anos anteriores, o saldo terminou em déficit de 1,5 bilhão de coroas (61 milhões de euros) em 2021. O motivo foi o aumento dos preços dos bens importados, especialmente petróleo e gás natural, e a menor demanda externa.

Por outro lado, mesmo em 2021, a República Checa manteve a taxa de desemprego mais baixa da UE, em 2,8%”, informa o NKÚ. A percentagem de desempregados na República Checa foi 4,2 pontos percentuais inferior à taxa média de desemprego na UE.

Os auditores também disseram que as finanças dos municípios e regiões terminaram o ano passado com um superávit de 41,3 bilhões de coroas (1,68 bilhão de euros), mais 27,3 bilhões de coroas (1,1 bilhão de euros) em relação a 2020. No final do ano passado, os governos locais tinham 367,5 bilhões de coroas (€ 15 bilhões) em suas contas, um aumento de 47,4 bilhões de coroas (€ 1,9 bilhão) ano a ano.

Os orçamentos locais precisam de uma certa reserva. No entanto, é preciso perguntar se as reservas atuais já não são excessivas, além de desvalorizadas pela alta inflação”, disse Kala.

Artigos recomendados: RC e UE


Fonte:https://rmx.news/



This post first appeared on Correio Paulista, please read the originial post: here

Share the post

Os tchecos têm a eletricidade mais cara da Europa, apesar de exportar grandes quantidades de energia para o exterior

×

Subscribe to Correio Paulista

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×