Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Paraguai: Ministério Público abre processo criminal contra vice-presidente acusado de corrupção pelos EUA




BioBio, 23/08/2022 com EFE



Por José Muñoz 



O vice-presidente Hugo Velázquez decidiu permanecer no cargo, apesar de na semana passada ter declarado que renunciaria após ser sancionado pelos Estados Unidos, que o acusaram de "corrupção significativa".

O Ministério Público do Paraguai anunciou nesta terça-feira a abertura de um "processo criminal" contra o vice-presidente do país, Hugo Velázquez.

Logo depois que os EUA o acusaram de participar “em atos significativos de corrupção” e proibiram sua entrada naquele país.

Especificamente, a procuradora-geral do Paraguai, Sandra Quiñónez, decidiu "investigar os fatos relacionados à declaração" do embaixador dos Estados Unidos no país, Marc Ostfield.

Com isso, são dados a conhecer "fatos que possam ter relevância criminal" e que fez referência a Velázquez, explicou esse escritório em comunicado.

O órgão investigador indicou que os fiscais Liliana Alcaraz e Osmar Legal, da Unidade Especializada de Crimes Econômicos e Anticorrupção, serão responsáveis ​​pelo caso.

Questionado sobre o assunto, Velázquez explicou à Rádio Monumental que, como o Ministério Público não tem uma reclamação sobre o fato que lhe é atribuído, "a única forma de solicitar os registros à embaixada é abrindo um processo".

"É a possibilidade de saber do que se trata que eu não sei do que se trata", argumentou.

Por sua vez, Alcaraz disse à mesma emissora que, como não teve denúncia sobre um suposto suborno envolvendo o vice-presidente, a investigação tem como ponto de partida as declarações de Ostfield.

Da mesma forma, ele confirmou que na segunda-feira eles formularam um “pedido de cooperação jurídica” aos EUA com base na Convenção das Nações Unidas contra a corrupção.

Processo criminal contra Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai

Em 12 de agosto, os EUA fizeram acusações contra Velázquez e Juan Carlos Duarte, agora ex-assessor da entidade binacional Yacyretá (EBY).

Como anteriormente mencionado, de participar “em atos significativos de corrupção”, incluindo a oferta de propina e interferência em processos públicos.

Ostfield afirmou então em uma entrevista coletiva em Assunção que Duarte, a pedido do vice-presidente Velázquez, "ofereceu um suborno de mais de um milhão de dólares" a um funcionário público.

Isso, com a suposta intenção de "obstruir uma investigação que ameaçava o vice-presidente e seus interesses financeiros".

Logo após o anúncio do Departamento de Estado, Quiñónez ordenou uma "análise técnica legal" dessa declaração para determinar se havia "fatos com relevância criminal" e se uma investigação era apropriada.

Velázquez, que em princípio se declarou disposto a deixar o cargo, desistiu na quinta-feira passada para formalizar sua renúncia e alegou que pediria "às agências correspondentes" provas das acusações.

Em comunicado divulgado naquele dia, Velázquez disse ter recebido a confirmação de que o Ministério Público não tem um processo aberto contra ele.

No entanto, o vice presidente retirou sua candidatura à presidência do país pelo Partido Colorado. Lá ele foi substituído pelo agora ex-ministro de Obras Públicas e Comunicações Arnoldo Wiens.

Questionado sobre a situação do vice-presidente, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, declarou no domingo em entrevista ao canal Telefuturo "que o correto é renunciar". Apesar disso, ele admitiu que "respeita absolutamente" a decisão de Velázquez.

Artigos recomendados: Paraguai e Hezbollah


Fonte:https://www.biobiochile.cl/noticias/internacional/america-latina/2022/08/23/paraguay-fiscalia-abre-causa-penal-contra-Vicepresidente-acusado-de-corrupcion-por-eeuu.shtml



This post first appeared on Correio Paulista, please read the originial post: here

Share the post

Paraguai: Ministério Público abre processo criminal contra vice-presidente acusado de corrupção pelos EUA

×

Subscribe to Correio Paulista

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×