Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nicaraguenses denunciam silêncio escandaloso do papa enquanto o regime comunista persegue e fecha rádios católicas




BTB, 04/08/2022 



Por John Hayward 



Os católicos nicaraguenses estão cada vez mais chateados com o Papa Francisco por permanecer em silêncio enquanto o regime comunista opressivo do ditador Daniel Ortega fecha as estações de rádio católicas e envia esquadrões de capangas para assediar os manifestantes.

O Departamento de Estado dos EUA denunciou na quarta-feira o regime de Ortega por ordenar o fechamento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica Romana.

O ataque brutal de Ortega-Murillo ao clero católico, instalações de rádio e membros da comunidade em Sebaco é outro golpe para a liberdade religiosa na Nicarágua, bem como para a liberdade de expressão. Como podem homens e mulheres uniformizados – muitos deles pessoas de fé – cumprir tais ordens?disse o subsecretário de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian A. Nichols, referindo-se a Ortega e sua vice-presidente e esposa, Rosario Murillo.

As estações de rádio receberam ordens de desligamento da agência de telecomunicações da Nicarágua, Telcor, na segunda-feira. O Rev. Rolando Alvarez, bispo da província de Matagalpa e crítico incansável da repressão religiosa de Ortega, denunciou a medida como uma “injustiça” sem autoridade legal.

As ordens de segunda-feira elevaram o número total de estações de rádio católicas silenciadas em Matagalpa para oito, além de uma premiada estação feminista voltada para a juventude chamada Rádio Vos

Vários desses fechamentos de estações envolveram ação policial brusca. A Radio Vos disse que policiais chegaram às instalações de transmissão para fechar seus transmissores. A polícia de Ortega também forçou a entrada na capela Nino Jesus de Praga, na cidade de Sebaco, para confiscar equipamentos da estação de rádio que operava a partir daí.

A diocese de Matagalpa informou que o pároco, Rev. Uriel Vellejos, estava dentro da casa onde funcionava a rádio.

Estou sendo assediado. A polícia quebrou as fechaduras da capela para entrar onde está o equipamento, para levá-lo. A polícia está atacando os fiéis que estão dentro da escola”, relatou Vallejos no Facebook.

De acordo com a Agência Católica de Notícias (CNA), a polícia disparou tiros para o ar e usou gás lacrimogêneo para impedir que a congregação da igreja ajudasse o padre Vallejos.

Vallejos disse que a polícia cortou a energia da casa, feriu dois de seus paroquianos e deteve várias pessoas que responderam ao seu pedido de ajuda.

A CNA informou que a Telcor alegou que as estações de rádio em Matagalpa não tinham as licenças de transmissão necessárias como pretexto para silenciá-las. A diocese respondeu que toda a documentação necessária foi apresentada pessoalmente aos reguladores anos atrás pelo Rev. Alvarez, mas a Telcor nunca respondeu aos pedidos.

A Telcor também citou vagas deficiências “técnicas” das estações de rádio católicas, mas se recusou a especificar quais eram.

Continuaremos denunciando e denunciando qualquer situação que, como esta, continue a violar a liberdade de expressão e religião na Nicarágua”, disse a diocese em comunicado.

A Associação de Jornalistas e Comunicadores Independentes da Nicarágua (PCIN) denunciou o fechamento das emissoras como um “massacre da liberdade de informação” e uma “estratégia brutal das autoridades que buscam um apagão nacional de vozes críticas”.

Tal decisão, realizada com a polícia e os civis que operam ao lado deles, causou danos à infraestrutura, ferimentos a pessoas solidárias com a gestão do meio de comunicação fechado em Sebaco, Matagalpa, e jovens detidos violentamente”, o PCIN disse.

O PCIN exigiu a restauração total das estações de rádio, respeito aos direitos civis das emissoras e proteção contra “agressões da polícia e fanáticos sandinistas”.

A Infobae informou na quarta-feira a crescente infelicidade entre os nicaraguenses com a falta de resposta do Vaticano e do Papa Francisco à guerra de Ortega na rádio católica. Aliás, eles achavam que o Papa deveria ter se manifestado contra a ditadura de Ortega há muito tempo.

Infobae lembrou que o regime de Ortega entrou em guerra contra os católicos depois que eclodiram protestos contra a eleição muito suspeita que o manteve no poder em novembro de 2021. Ortega e Murillo decidiram que a Igreja Católica estava ajudando a dar um “golpe” contra eles dando abrigo aos manifestantes. O regime desencadeou uma onda crescente de violência e vandalismo contra igrejas, forçando vários padres ao exílio.

Não entendo como o Papa Francisco pode ficar calado diante dos ataques aos padres mais queridos dos nicaraguenses, como é possível que ele não veja uma pessoa do mais alto poder que, diariamente, usa o nome de Deus em vão e prega o amor enquanto semeia o ódio”, comentou a escritora nicaraguense Gioconda Belli em maio.

Outros escritores católicos nicaraguenses proeminentes foram menos críticos da posição do papa, argumentando que sua influência com o regime de Ortega era mínima, e ele poderia piorar a situação dos nicaraguenses provocando uma briga pública com o paranoico e cruel governante comunista.

Agustin Antonetti, diretor de uma organização não governamental chamada Latin America Watch, rejeitou essas desculpas na quinta-feira.

O silêncio do Papa Francisco sobre o que está acontecendo na Nicarágua é escandaloso. A ditadura de Daniel Ortega está tomando as igrejas à força, fecharam todos os canais e rádios, até um padre está preso e os demais têm medo de serem sequestrados”, disse.

Artigos recomendados: Bergiolo e Ortega


Fonte:https://www.breitbart.com/latin-america/2022/08/04/nicaraguans-denounce-scandalous-silence-of-pope-francis-as-communists-attack-churches-silence-catholic-radio/



This post first appeared on Correio Paulista, please read the originial post: here

Share the post

Nicaraguenses denunciam silêncio escandaloso do papa enquanto o regime comunista persegue e fecha rádios católicas

×

Subscribe to Correio Paulista

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×