Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

NOSSO DESTAQUE DE HOJE

- A equipe "Angels of History", da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, que fica em Campos Novos, no distrito de Tamoios, é finalista da XI Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP/SP). 
Uma conquista que merece nossa comemoração e que espero que sirva de incentivo a outros alunos para lembrarem sempre de não desistir, de persistir com ânimo nos estudos, mesmo em meio às tantas dificuldades pelas quais tem passado a nossa Educação. 
Como merecida homenagem, o vereador Rafael Peçanha apresentou ontem requerimento solicitando Moção de Aplausos para a referida escola.
Abaixo segue a notícia completa e mais ainda:


Praia do Forte vai ter aula gratuita de Yoga neste sábado (24)
Evento é aberto para pessoas de todas as idades e acontece em frente a Duna Boa Vista








Neste sábado (24) o Espaço Hari Om Yoga ministra uma aula gratuita, na Praia do Forte, a partir das 8h. O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Yoga celebrado nesta quarta-feira (21), é aberto para pessoas de todas as idades. A ideia de criar a aula veio da dona do espaço, Myllena Lopes.  A Praia do Forte foi escolhida como o local da prática com o intuito de atrair pessoas que tenham vontade de experimentar a técnica.
“O Yoga preza muito estar em contato com a natureza. Estar na praia sentindo o sol, o vento e de frente para o mar é revigorante e pode ajudar a relaxar mais. Praticar em um local como a praia pode fazer com que as pessoas entrem mais em contato consigo mesma”, disse Myllena.  
O ponto de encontro é em frente a Duna Boa Vista, próximo ao Lido. A aula é gratuita, sem necessidade de inscrição antecipada e qualquer pessoa que chegar vai poder participar. Não tem restrição de idade e nivelamento, podem fazer a aula crianças, idosos, iniciantes e avançados no yoga. É necessário apenas que os participantes levem uma toalha ou canga  e utensílios para se proteger do sol, como protetor solar e chapéu. Após a aula acontece um café da manhã, onde as pessoas interessadas em participar devem levar alimentos para compartilhar.

Dia Mundial do Yoga

A iniciativa de criar o Dia Mundial do Yoga foi apresentada à ONU pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi em 2014. A data tem como principal objetivo valorizar a humanidade e ressaltar a importância da vida. O dia 21 de junho foi escolhido por acontecer o solstício, quando começa o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul, e considerado dia da luz e da sabedoria.
O yoga tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas, e tem como objetivo silenciar a mente. Os mestres yogues descobriram que alcançando o equilíbrio do corpo, por meio da flexibilidade dos movimentos, a mente se equilibrava. Essa técnica conduz os praticantes a um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo ela contribui para o aumento do vigor do organismo físico.
A atividade é benéfica pois proporciona mais qualidade de vida, melhora o conceito de si próprio, aumenta a autoestima, eleva a capacidade de percepção e concentração, regula a ansiedade, diminui o nível de stress, reduz os casos de insônia, previne contra doenças psicossomáticas e traz maior equilíbrio e harmonia nas relações interpessoais.

*Foto: Espaço Hari Om Yoga
___________________
Canil Municipal promove 6ª feira de adoção neste sábado (24)
Mais de 140 animais já foram doados desde janeiro pela Superintendência
Vem aí mais uma feira de adoção de animais em Cabo Frio. O evento gratuito, que está na 6ª edição, acontece neste sábado (24), das 11h às 17h, no Shopping Park Lagos com organização da Superintendência de Proteção aos Animais. Os bichinhos que serão doados estão temporariamente abrigados no Canil Municipal. Neste ano, a feira conta com 40 animais entre cães e gatos. 
“Os animais adotados demonstram uma gratidão imensa pelas pessoas que os cuidam. É preciso ter responsabilidade na hora da adoção. Por isso, o canil enfatiza o trabalho de adoção consciente. Quando você adota um animal, você se sente bem porque sabe que deu um lar a um cão ou gato que, sem você, estaria pelas ruas, sem alimento, sem cuidado, sem carinho, correndo vários riscos. Adotar faz bem”,destacou.
Quem se interessar em adotar um bichinho de estimação deve ter em mente de que se trata de uma vida, que necessita de atenção, tempo, companhia e acima de tudo, amor. 

Animais doados desde janeiro

Desde janeiro o Canil Municipal desenvolve um trabalho consistente de adoção de animais. Ao todo, 146 bichinhos ganharam um novo lar, sendo 72 animais, entre cães e gatos, nas cinco feiras anteriores, e 50 adotados diretamente no canil. A Superintendência também participou da Feira Forte, que aconteceu no feriado de Corpus Christi, na qual foram adotados 24 animais nos quatro dias de exposição.
Ações como orientação e conscientização, feiras de adoção e o tratamento de doenças de animais abandonados, através de parcerias, têm sido a tônica do trabalho. A Superintendência disponibiliza um telefone para denúncias de maus tratos: (22) 99237-6507 (também WhatsApp) e funciona de segunda a sexta das 9h às 17h.
__________________
Festa junina do Mart terá feira agroecológica e exposição de carros antigos
Programação acontece neste sábado (24), a partir das 15h, no Largo Santo Antônio 

Para agitar o fim semana em Cabo Frio, o Museu de Arte Religiosa (Mart) realiza neste sábado (24) uma festa junina cultural com atrações para todos os gostos. O evento que acontece a partir das 15h no Largo Santo Antônio e conta com apresentação de quadrilha, comidas típicas, forró e zabumba. Além disso, o evento também terá atrações como feira agroecológica, exposições do acervo do Mart, do artista Antônio de Gastão e carros clássicos.
A música ficará por conta da Banda Forró de Palha, que promete levar muita animação durante toda a festa, que contará também com apresentação do grupo "Quilombando Griot", que vai levar muito batuque e danças afrodescendentes. O Coletivo Gira-Sol vai puxar a quadrilha e as danças circulares e trazer todo mundo pra roda.
As comidas tipicas ficam por conta dos produtores agroecológicos da região, que, além dos tradicionais quitutes juninos, oferece para o público opções como sanduíche de pernil, pizzas gourmet, queijos, linguiças defumadas, compotas doces e salgadas, geleias, cerveja e chopp artesanal.

Exposição de veículos clássicos

A festa junina do Mart vai contar com uma exposição de veículos clássicos do PT Cruiser. Os apaixonados pelo estilo retrô do modelo da Chrysler poderão conferir cerca de 60 relíquias que estarão amostra no local. 
O Mart está localizado no Largo de Santo Antônio, s/nº, no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos.
___________________
"Angels of History" de Cabo Frio é finalista da IX Olimpíada Nacional de História do Brasil
 
A equipe "Angels of History", da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, localizada em Campos Novos, no distrito de Tamoios, é finalista da XI Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP/SP). Apenas três equipes do Estado do Rio de Janeiro foram classificadas para a final, que será realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, naquela universidade.
A escola participa da olimpíada desde 2015 e, neste ano, com auxílio dos professores Walter Marcelo (História) e Caroline Moraes (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), a equipe Angels of History, composta pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária, Gabriel Almeida Rodrigues, Kariny Vicente Calixto e Sandoval Elias Bento Barbosa, chegou à final da competição.
A ONHB iniciou no dia 08 de maio e consiste em perguntas contextualizadas e produção de textos críticos sobre a História do nosso país. A Secretaria de Educação de Cabo Frio parabeniza os finalistas.
_________________
Ciência e Tecnologia divulga lista para retirada de diplomas
Documentos que não forem retirados até o dia 14 de julho serão enviados para o arquivo geral da Prefeitura
 
A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação convoca a população para retirar os certificados de diversos cursos que se encontram na sede da pasta. Ao todo, são 324 documentos referentes a cursos oferecidos pela Coordenadoria entre 2010 e 2016 para servidores públicos. O prazo para a retirada é até o dia 14 de julho e após esse período os documentos serão enviados para o arquivo geral da Prefeitura.
A partir do dia 14, aqueles que quiseram resgatar os diplomas terão que abrir um processo e aguardar os trâmites legais. De acordo com o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira, é de extrema importância que os titulares dos diplomas os retirem.
"Todo e qualquer documento é importante e deve estar com o seu titular. No caso desses certificados e diplomas, temos papel arquivado desde 2010. Além do valor documental, esses papéis comprovam a qualificação profissional dos servidores da rede pública municipal de ensino e, obviamente, o aporte de recursos para que as pessoas tivessem a oportunidade da realização dos cursos. Por isso é que decidimos divulgar para que as pessoas saibam que ainda estamos de posse desse material", explicou o coordenador.
Para conferir a listagem dos nomes, basta acessar o site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br) e clicar no botão "Lista de Certificados". Depois, para retirar o diploma na sede da Coordenadoria-Geral é necessário apresentar um documento de identidade original com foto. O endereço da pasta é Rua Florisbela da Penha, 292, no Braga (em frente ao Fórum).
__________________
Superintendência da Juventude oferece aulas de capoeira em Tamoios
Aulas gratuitas tem previsão de inicio a partir de julho

A Superintendência da Juventude fechou mais uma parceria para proporcionar aos jovens de Cabo Frio atividades esportivas. Serão oferecidas aulas de capoeira para os moradores Tamoios. As aulas serão gratuitas e estão previstas para começar a partir de julho. As inscrições podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (21), no Centro Administrativo de Tamoios, que funciona no Shopping UnaPark.
As aulas serão voltadas para jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 29 anos, e acontecerão na sala da Superintendência da Juventude, que funciona ao lado do PAM de Santo Antônio. As aulas serão ministradas pelo professor Pedro Rosemberg, o renomado mestre Ziza. 
De acordo com a superintendente da pasta, Daphne Libardi, projetos como esse são de extrema importância para o futuro. 
“O esporte abre portas para o futuro. Por isso estamos buscando parcerias que atendam os jovens de Cabo Frio. Esse é o objetivo da superintendência da Juventude: abrir caminhos para um futuro melhor para todos através do esporte e das oficinas oferecidas", destaca ela. 
A ideia da superintendência é expandir o projeto para toda a cidade. Para mais informações, a população deve entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (22) 26454202.
Polo Gastronômico da Passagem recebe tributo a Rita Lee nesta sexta-feira
Evento acontece a partir das 20h no Largo São Benedit

Amantes da boa música e da boa comida têm uma ótima opção para este fim de semana em Cabo Frio. O Polo Gastronômico da Passagem recebe nesta sexta-feira (23) o show da cantora Ju Feliciano em tributo a Rita Lee, artista renomada do pop rock brasileiro. O evento acontece a partir das 20h.
Inaugurado em março, este é o quarto evento realizado no Largo São Benedito, que é um dos mais bonitos e aprazíveis recantos da cidade. “Estamos trabalhando para resgatar o potencial dos locais de tradição da cidade, apoiando eventos que geram entrenimento aos visitantes e moradores do município", disse a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker. 
O show é uma iniciativa dos comerciantes locais com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo. O trânsito da área será fechado para veículos com o objetivo de dar mais conforto e segurança aos frequentadores.
Ainda nesta sexta-feira, acontece a edição junina do Santo Samba, uma das manifestações culturais mais tradicionais de Cabo Frio, na Praia do Siqueira, a partir das 18h. Além dos artistas locais, o evento gratuito terá a participação do músico carioca Júlio Estrela.
__________________
Carreata em Cabo Frio comemora o Dia Mundial do Fusca
Evento acontece neste domingo (25) com saída do Terminal dos Transatlânticos, na Passagem 

Cabo Frio vai receber no próximo domingo (25) uma carreata em comemoração ao Dia Mundial do Fusca. Mais de cem veículos, entre os charmosos fuscas e outros modelos antigo, vão percorrer as ruas da cidade com saída no Terminal de Transatlântico, na Passagem, às 10h. 
A carreata celebra os 83 anos de lançamento do carro, e é promovida pelo Clube de Veículos Antigos de Cabo Frio - CVA, que vem desde 2007, reunindo amantes de fuscas e outros veículos antigos. O CVA tem promovido eventos regionais e nacionais, que movimentam o turismo da cidade e tem o apoio da prefeitura através da secretaria de Turismo.
O evento conta com representantes de Rio das Ostras, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Niterói, Itaboraí, além dos fuscas mais bonitos e bem conservados de toda a região. Segundo a Secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, a carreata é tradicional em Cabo Frio e atrai muitos visitantes. 
“É muito bom ter um evento como esse na cidade, porque se trata de uma opção cultural que atrai visitantes. Seguimos trabalhando para trazer bons eventos segmentados que movimentem a economia local e a nossa melhor temporada, sempre em parceria com a iniciativa privada”, destaca ela.
Este ano o evento também conta com a participação de 25 clássicos do PT Cruiser Brasil Clube, que reúne proprietários e admiradores do modelo de todo país.

História

O Dia Mundial do Fusca é comemorado anualmente em todas as partes do mundo no dia 22 de junho. Nesta data foi assinado, no ano de 1934, o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porshe, para o desenvolvimento do modelo que se tornou o mais vendido em todos os países onde foi produzido.
O Fusca foi o primeiro modelo de carro fabricado pela Volkswagem. O último modelo fabricado no mundo foi em 2003, no México. No Brasil, a fabricação foi encerrada em 1996.
O CVA é o único clube da região autorizado pelo DENATRAN a fazer vistoria de veículos com mais de 30 anos. O Clube é parceiro da Secretaria de Turismo de Cabo Frio e vai realizar nos dias 25 e 26 de novembro o IX Encontro Nacional de Veículos Antigos, na Praia do Forte.
__________________
Prefeitura reforça patrulhamento e aumenta efetivo da Guarda Civil em pontos da cidade
Ação acontece a partir desta quarta na Orla da Praia do Forte, São Cristóvão e Centro por tempo indeterminado
A Prefeitura de Cabo Frio reforçou o patrulhamento e aumentou o efetivo da Guarda Civil Municipal a partir desta quarta-feira (21) em três pontos da cidade: na Orla da Praia do Forte, no Centro e em São Cristóvão. A ação é por tempo indeterminado e tem por objetivo coibir vandalismo e aumentar a sensação de segurança da população.
Para reforço do patrulhamento foram remanejados 12 agentes que farão as rondas usando viaturas e a pé; quatro para ronda da Praia do Forte, quatro para São Cristóvão e quatro para o Centro. 
A Guarda Civil Municipal tem um papel importante dentro do município. Os agentes são responsáveis por manter a ordem pública e zelar pela preservação do patrimônio público cultural e turístico. Ao todo, 45 agentes fazem o patrulhamento no primeiro e segundo distritos de Cabo Frio, no esquema de plantão de 24 horas. 
Segundo coordenador de Ordem Pública, Ricardo Melo, o efetivo maior nas ruas dificulta a ação de vândalos. “É importante que esses guardas estejam nas ruas para evitar que o patrimônio público seja depredado. Como exemplo podemos citar as pichações que ocorreram no Forte São Mateus na semana passada”, comentou o coordenador.
________________
Prefeitura atinge a marca de 88 toneladas de pneus reciclados
Material é transformado em cimento ecológico e massa asfáltica
Um serviço essencial para a preservação do meio ambiente está dando resultados positivos em Cabo Frio.  Lançado no fim do mês de maio, o galpão para recebimento de pneus usados enviou, nesta terça-feira (20), a 9ª remessa de pneus para a fabricação de cimento ecológico e massa asfáltica, totalizando 88 toneladas de pneus.
Agora, a partir do sucesso dessa iniciativa conjunta da Coordenadoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e da Comsercaf, o mesmo local será utilizado como ponto de recolhimento de sucata eletrônica como restos de televisores, computadores e todo tipo de componentes eletrônicos e elétricos. Dali serão destinados a locais adequados, visando o reaproveitamento desse material. Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, a população entendeu a finalidade da iniciativa.
“Tirar os pneus das ruas e terrenos baldios significa menos locais para a propagação do aedes aegypti, logo, um verão com menos dengue, chikungunha, zika e outras doenças trazidas por esses vetores. A população vem contribuindo muito para que isso aconteça trazendo os pneus para o descarte seguro”, enfatizou.
Segundo o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, as ações podem gerar retorno financeiro. “Nossa secretaria vem batalhando intensamente para aumentar a arrecadação de ICMS Verde. Com a inclusão do recolhimento do lixo eletrônico devemos avançar muito rumo a essa meta”, concluiu.
O ICMS Verde é uma compensação somada ao ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – aos municípios que restringem o uso de seu território, notadamente no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento, e que realizam investimentos ambientais, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos. O imposto é composto pelos seguintes critérios: 45% para unidades de conservação; 30% para qualidade da água; e 25% para gestão dos resíduos sólidos.
O Galpão para recebimento de pneus usados fica na Rua dos Siris, sem número, em frente ao Clube Náutico. Borracharias e lojas de pneus podem solicitar a retirada do material no local, pelo número (22) 99898-9560.
__________________
Santo Samba de São João acontece nesta sexta (23) na Praia do Siqueira
Além dos artistas locais, edição junina da tradicional roda de samba cabo-friense terá a participação do músico carioca Júlio Estrela
A edição junina do Santo Samba, uma das manifestações culturais mais tradicionais de Cabo Frio, homenageia um dos mais populares santos do Brasil: São João. A roda acontece nesta sexta-feira, dia 23, véspera do dia de devoção ao santo, na Praia do Siqueira, a partir das 18h. Além dos artistas locais, o evento gratuito terá a participação do músico carioca Júlio Estrela.
Conhecido por oferecer boa música e um ambiente acolhedor para pessoas de todas as idades, o Santo Samba de São João vai contar com músicas de grandes nomes da MPB como Dominguinhos, João Donato, Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Para aumentar a alegria dos amantes do evento, o encontro de bambas será mais colorido que nunca com bandeirinhas de festas juninas. 
A atração principal desta edição, o músico carioca Júlio Estrela, é um dos cantores que hoje integram o revitalizado Clube do Samba, fundado pelo saudoso João Nogueira. A tradicional roda cabo-friense conta com músicos da região como Normando (violão), Jessé (trombone), Lucas (pandeiro), Gui (surdo), Renan (tantan) e Lorival (cavaco).
"A roda será tradicional, com muito choro e sambas de raiz. Mas, como já é de praxe, iremos homenagear Dominguinhos, Gil, Luiz também um arraia com fogueira, chitão, bandeiras e, no intervalo, muito xote pra dançar coladinho", informou a produtora do evento, Luciana Branco.
_________________
Charitas exibe “Curta Os Gaúchos” na 3ª edição do projeto semanal de cinema
Sessão acontece nesta quinta-feira (22), às 19h
A 3ª edição do projeto Cinema no Charitas apresenta o “Curta Os Gaúchos” nesta quinta-feira (22). A exibição acontece às 19h na casa de cultura, na Avenida Assunção. A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos. O projeto é realizado semanalmente e promove ainda debate ao término da sessão.
“Curta Os Gaúchos” é uma produção de 1988, dirigida por Carlos Gerbase e Jorge Furtado. O documentário traz uma seleção de grandes curtas metragens produzidos no sul do país, que vão da ação ao humor. O longa conta com a participação de atores renomados como Antônio Fagundes, Imara Reis e João Acaiabe.
O projeto Cinema no Charitas foi inaugurado no início de junho e tem por objetivo exibir gratuitamente filmes em formato de documentários com discussões ao término das sessões. Os temas para debate e os filmes são divulgados semanalmente pela Secretaria de Cultura.
A Casa de Cultura José de Dome - Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados. O Charitas conta com exposições artísticas temporárias e permanentes.


This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×