Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA - 20/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Ordenamento na Ilha do Japonês: medidas são intensificadas para o próximo fim de semana
Mudanças foram iniciadas na última semana; objetivo é garantir a preservação do local


A série de mudanças para o novo ordenamento da Ilha do Japonês foi analisada em uma reunião na terça-feira (18). O encontro reuniu representantes das empresas que operam os táxis marítimos e das Secretarias de Meio Ambiente, Guarda Marítima Ambiental, Comsercaf, Postura, Guarda Municipal e Secretaria de Turismo. Na ocasião, foram avaliados como positivos os resultados da operação de ordenamento do serviço de táxis marítimos e de visitação da Ilha do Japonês. 
No último fim de Semana, o serviço de táxi náutico que realiza o transporte de passageiros até a Ilha do Japonês teve mudanças. A partir de agora, o embarque é realizado no Terminal dos Transatlânticos, que fica no final da Avenida Assunção, e não mais na orla do bairro Passagem, levando organização e segurança para o serviço. O ponto da embarcação que faz a travessia do Caminho Verde, ao lado do Porto Veleiro, está  mantido, mas o desembarque dos passageiros também é no terminal dos Transatlânticos. A Prefeitura também decidiu manter um ponto fixo para desembarque e embarque dos táxis marítimos na Ilha, numa raia demarcada por boias. As embarcações vão operar no período de 8 às 18 horas. Também estão mantidas as restrições para o desembarque de pessoas com churrasqueira, isopor ou cooler a partir de 40 litros, produtos inflamáveis, barracas de acampamento e animais na Ilha do Japonês.   
Para o coordenador-geral de Meio Ambiente da Prefeitura, Eduardo Pimenta, a série de ações vai garantir uma maior proteção ao patrimônio natural da cidade.
“Nosso principal objetivo é a proteção ambiental ao mesmo tempo em que garantimos a mobilidade nos bairros do entorno, estabelecendo a utilização, com restrições, do Patrimônio Natural da Ilha do Japonês e entorno. Estamos avaliando os resultados obtidos nas primeiras ações realizadas e chegamos à conclusão de que será necessário acabar com o estacionamento atual, que está beirando a Lagoa, e levá-lo para uma área mais distante e, dessa forma, restringir a acessibilidade impactante de pessoas, porque entendemos que a Ilha precisa de um limite máximo de utilização”, afirma Pimenta, ressaltando que a intenção final é levar o estacionamento para outro local e permitir o acesso apenas por táxi boats e caminhadas.

Qualificação de profissionais 
que atuarão no ordenamento da cidade

Na reunião, a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, anunciou a implantação de cursos gratuitos de qualificação de profissionais que irão atuar no ordenamento da cidade. Os cursos, com noções de Meio Ambiente e preservação, serão ministrados em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o IFF (Instituto Federal Fluminense).
Segundo ela, não adianta trazer o turista sem preparar a mão de obra e ordenar a cidade, ressaltando que nesse primeiro semestre, a prioridade da Secretaria é ordenar os serviços e qualificar os profissionais do município. 
"O nosso patrimônio ambiental é tão importante quanto o nosso patrimônio histórico e cultural, por isso, a preservação de unidades como a Ilha do Japonês, através de medidas de ordenamento e preservação, deve ser defendida por todos para que um paraíso como aquele não seja destruído no futuro", concluiu a secretária.
________________________
Tamoios vai receber posto de atendimento do Detran
Entre os serviços oferecidos estão: emissão de RG, CNH e vistoria de veículos

O distrito de Tamoios vai receber um polo do Detran. A boa notícia é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cabo Frio e o Detran, que foi firmada na quarta-feira (19) em reunião no escritório do órgão no Rio de Janeiro.
O polo do Detran em Tamoios será instalado em uma das salas do Centro Administrativo, que funciona no Shopping UnaPark. Nesse polo serão realizados os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade e Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o distrito receberá também um posto móvel para vistoria e emplacamento de veículos. As vistorias serão agendadas e o posto móvel funcionará periodicamente, conforme a demanda.
Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, a medida é reflexo do comprometimento do atual governo com o Segundo Distrito. “Essa parceria ratifica o compromisso do prefeito Marquinho Mendes para o desenvolvimento de Tamoios e a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos”, ressalta o secretário.
________________________
Prefeitura faz demolições no Parque do Mico Leão Dourado e no Centro Hípico
Foram retirados muros, cercas e casas em início de construção; ações serão reforçadas nessas localidades
A Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, com apoio do Batalhão Florestal e da Comsercaf deram início, na quarta-feira (19), à operação que tem por objetivo retirar todas as construções e outras irregularidades no Parque do Mico Leão Dourado. Uma série de demolições de construções irregulares foi realizada em Tamoios.
A primeira ação aconteceu no Parque do Mico Leão Dourado, onde foram encontradas duas casas e um muro em início de construção. O proprietário das casas foi conduzido à 126ª DP, onde foi autuado. Após a perícia, as casas serão demolidas.
Já o muro, localizado nas proximidades das casas, foi demolido imediatamente. Vale ressaltar que há um inquérito em andamento no Ministério Público sobre as ações de cercamento no interior do Parque e que as ações serão reforçadas.
Ainda em Tamoios, desta vez no Centro Hípico, foi retirada uma cerca em uma área reservada do loteamento, crime previsto na legislação federal.
________________________
Festa de São Jorge terá rua interditada para trânsito de veículos
Interdição vai das 16h de sexta(21) até domingo, ao fim das atividades

Vai acontecer nesse fim de semana em Cabo Frio a tradicional Festa de São Jorge, realizada há mais de 70 anos na cidade. Para garantir a segurança e o fluxo de pessoas, o trânsito será alterado na Rua Francisco Mendes, no Centro, onde está situada a Igreja de São Jorge.
De acordo com a Coordenadoria de Ordem Pública, a rua será interditada para o trânsito de veículos no trecho do quarteirão da Igreja. Somente pedestres terão acesso. A interdição começa às 16h desta sexta-feira (21) e vai até o domingo (23), até o fim das festividades.

Segue a programação:

Sexta-feira (21) - 17h à 1h - celebração de abertura, DJ e shows ao vivo, barraca de comidas, feira de artesanatos e recreação com brinquedos infantis.
Sábado (22) - 13h às 23h - celebração e oração a São Jorge, tradicional feijoada, bingo, DJ, shows ao vivo, barraca de comidas, feira de artesanatos, recreação com brinquedos infantis.
Domingo (23) - 4h30: abertura da Igreja; 5h: grande encontro religioso aos toques dos clarins; 7h: Missa pela Paz; 9h: Missa pelos Desempregados; 11h: Missa pela Saúde; 13h: Missa pela Família; 15h: Missa dos Dizimistas; 17h: Missa aos colaboradores; 18h: Missa contra a Intolerância Religiosa; 20h: Procissão de São Jorge e Nossa Senhora de Nazaré e Missa Campal em Ação de Graças pelo dia de São Jorge.
________________________
Cabo Frio tem programação cultural durante o feriado de Tiradentes
Cidade espera receber cerca de 110 mil visitantes nos próximos três dias

Cabo Frio recebe neste fim de semana prolongado de Tiradentes uma programação voltada ao incentivo à cultura. Dentre as atividades estão a estreia da peça teatral “Antônio de Gastão: memória é trabalho”, no Museu de Arte Religiosa - Mart, e a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus.
O espetáculo “Antônio de Gastão: memória é trabalho” traz uma nova proposta do teatro documentário, baseado em pesquisas sobre a vida e a obra do grande mestre Antônio de Gastão. Identidade, Memória e Cultura Popular são os temas apresentados, sob o olhar de Gastão e seus pesquisadores Ricardo Lima e Amena Mayal.
A peça complementa a exposição “Antônio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular”, aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados de 14h às 18h. Os objetos expostos apresentam a forma de ver o mundo desse mestre popular, pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias, apaixonado por sua terra, pela restinga e pelo mar.  A apresentação será nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 17h, no Mart, localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.
O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas também é outra opção com a exposição  “Arte com Arte” do artista cabo-friense Paulo Luiz, que vai até o dia 3 de maio, além das exposições permanentes dos artistas José de Dome, Tiita Machado, Jean Guillaume Chico Tabibuia e Mudinho. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados, o funcionamento é de 14h às 20h. 
Outra sugestão para o feriado é a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus. As fotos mostram como era o Forte antes das obras de recuperação, em 1957, conservando seu aspecto original. Durante o feriado da Semana Santa, o local recebeu cerca de mil e quinhentas pessoas por dia.
Além da exposição é possível apreciar as instalações, os canhões, bem como a vista paradisíaca da praia, além do acervo de fotos que contam um pouco da história do Forte que protegia o litoral brasileiro no século XVII.
De acordo com a Secretaria de Cultura, há previsão para que o Forte receba uma grande exposição em breve, cujo acervo relata a história desse patrimônio, com fotos inéditas de barcos do século XVII, além de mapas cartográficos.
No ponto turístico, que é um dos cartões postais da cidade, os visitantes podem consultar o dispositivo “Grande Cabo Frio”, que contém o mapa da cidade a partir da fundação, em 1615, quando Cabo Frio ocupava uma área geográfica correspondente à metade de todo o Estado do Rio de Janeiro; e mostra passo a passo como aconteceu o desmembramento das cidades a partir de 1619. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 17h.
Com essas atividades, a Secretaria de Turismo espera receber cerca de 110 mil visitantes durante esse feriado de Tiradentes. A média de ocupação da rede hoteleira é de 80%, de acordo com o Convention Visit Bureau.  
"Estamos trabalhando muito para manter um fluxo constante de turistas durante os feriados e fins de semana em Cabo Frio, principalmente aqueles que são proprietários de casas na cidade mas que residem em outro lugar. Com isso vamos movimentar a economia do município. As belezas naturais e os patrimônios culturais estão voltando a fazer parte do roteiro turístico nacional e internacional", disse a secretária.
Guarda Marítima e Ambiental apreende embarcações irregulares
Barcos apreendidos são clandestinos ou se encontram em condições precárias de uso
A Guarda Marítima e Ambiental vai dobrar o contingente que atuará na Ilha do Japonês no próximo fim de semana. Nos dias comuns, dois agentes ficam localizados no cais da Passagem, dois na Ilha do Japonês e dois no acesso da estrada, sempre com o apoio da lancha. Nos fins de semana esse número é dobrado e ainda conta com apoio de três agentes da Coordenadoria de Posturas.
As alterações nas condições de uso e transporte para a Ilha do Japonês vêm surtindo efeitos para a segurança dos turistas, banhistas e moradores de Cabo Frio.  A atuação da Guarda Marítima e Ambiental vêm sendo fundamental para que os trabalhos ocorram em ordem e sem transtornos para todos, diminuindo o risco de acidentes e aumentando a sensação de segurança.
Somente no feriado da Páscoa, no último fim de semana, seis embarcações clandestinas ou em péssimas condições de conservação foram apreendidas, evitando que fossem usadas no transporte de turistas ou para outros fins.
As embarcações foram levadas para o Terminal de Transatlânticos, onde aguardam que seus responsáveis compareçam para retirá-las, após o pagamento da taxa de apreensão e a assinatura de um termo de compromisso de reparos e adequações para que possam ser, novamente utilizadas para seus fins. Uma das embarcações já foi retirada pelo proprietário.
_______________________
Cemitério do Jardim Esperança recebe manutenção nesta quinta
Local estava com mato alto dificultando o acesso aos túmulos
A Coordenadoria de Serviços Públicos está revitalizando os espaços públicos de Cabo Frio. Nesta quinta-feira (20), uma equipe está atuando no Cemitério Jardim dos Eucaliptos, no bairro Jardim Esperança. O local está passando por capina e limpeza.  
Segundo o Coordenador de Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves, o mato estava alto. “Estamos fazendo a capina do Cemitério que estava numa situação precária, com mato muito alto, dificultando o acesso aos túmulos”, disse ele.  
Outro local que recebeu manutenção esta semana foi a Orla da Praia do Forte. A equipe está recolocando as pedras que estavam soltas do calçadão.
_________________________
Procon de Cabo Frio leva atendimentos aos bairros
Parceria foi firmada com Uni-Amacaf; bairro Vila do Ar será o primeiro a receber o projeto
O Procon de Cabo Frio firmou uma parceria com a União das Associações de Moradores de Cabo Frio - Uni-Amacaf, representado pelo presidente da entidade, Bené Ribeiro, para iniciar um projeto social nos bairros. A proposta é levar os serviços do órgão às comunidades. A parceria foi firmada em uma reunião realizada na segunda-feira (17), na sede do Procon, no Braga.
O projeto foi idealizado pelo Procon e visa conscientizar e orientar a população quanto aos seus direitos e deveres relacionados ao consumo.
“Vamos levar o órgão a todos os bairros da cidade, para que a população que desconhece seus direitos, ou mesmo que não tem aonde reclamar, possa esclarece suas dúvidas e ter o órgão como aliada na defesa dos seus direitos”, disse o coordenador do Procon, Thiago Vasconcelos.
O atendimento será mensal. O primeiro bairro a receber o projeto será o Vila do Ar.  O serviços estarão disponíveis à população no dia 20 de maio, na sede da Associação de Moradores do bairro, das 10h às 15h.
__________________________
Hospital do Jardim Esperança recebe projeto “Cultura perto de você”
Ao todo, 17 artistas estão expondo suas pinturas nos corredores e alas da unidade
O Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, recebe a partir desta quinta-feira (20) o projeto “Cultura perto de você”, levando obras de arte aos moradores e pacientes do local. Ao todo, 17 artistas estão expondo suas pinturas nos corredores e alas da unidade. 
De acordo com o produtor do evento e curador das obras, Reinaldo Caó, o projeto tem como finalidade estreitar a relação entre os artistas e o público, além de promover mais alegria aos usuários e funcionários do hospital.
“Estamos trazendo cores e descontração para as alas e corredores do hospital. Arte é isso, é promover alegria e saúde. Isso é bom tanto para os pacientes quanto para os artistas que ficam mais próximos do público”, disse Reinaldo Caó.
A mostra vai ficar disponível na unidade durante os próximos dois meses. O Hospital do Jardim Esperança está localizado na Estrada Antenor Cardoso Fonseca, s/nº. A unidade foi reaberta na atual gestão, após ficar fechada por vários meses. Estão disponíveis atendimento de emergência, ambulatorial e odontológico para crianças e adultos. 
O espaço foi inaugurado com a presença do secretário de Cultura, Ricardo Machado; do curador das obras do Projeto, Reinaldo Caó; além de representantes da Secretaria de Assistência Social e dos diretores e funcionários da unidade.
______________________
Ano letivo de 2017 começa na próxima segunda (24)
87 escolas da rede municipal de ensino receberão os alunos para o novo ano letivo 

Após um processo de transição atípico, recebendo uma Prefeitura e, consequentemente, suas Secretarias e demais departamentos desorganizados, tudo está voltando ao seu devido lugar. Na Secretaria Municipal de Educação (SEME), especificamente, acordos com a categoria foram essenciais para o encerramento do ano letivo de 2016, nesta semana, após sete meses de greve. Desta forma, na próxima segunda-feira (24), as 87 escolas da Rede Municipal de Ensino darão início ao ano letivo de 2017.
Prezando a proximidade com os profissionais da Educação e a transparência do trabalho que vem sendo realizado, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião, na manhã desta quinta-feira (20), com diretores das unidades escolares de Cabo Frio. O ano letivo de 2017 foi destaque da pauta, que abordou também a contratação temporária dos concursados 2009 e de funcionários.
A secretária de Educação, Laura Barreto, fez questão de agradecer a todos pela colaboração neste processo de reconstrução:
"Agradeço o empenho de todos para que conseguíssemos concluir e cumprir o calendário de reposição da greve, possibilitando, enfim, o encerramento do ano letivo de 2016. Recebam o meu agradecimento sincero e profundo. Sabemos que teremos problemas na primeira semana do ano letivo de 2017. O cálculo para a necessidade de professores depende do número de matrículas e alguns pais/responsáveis/alunos ainda não efetivaram e o prazo termina nesta quinta-feira, dia 20", alertou. Durante o feriado (21) e o final de semana (22 e 23), os diretores das escolas municipais estarão de sobreaviso acompanhando o recebimento de e-mails da Secretaria para completar o quadro de professores de suas unidades, estabelecido por decisão judicial. Durante a reunião também foram abordadas outras ações da SEME, como: processo de pré-matrículas on-line; resultado das matrículas para o 1º ano do Ensino Médio; projeto Rede de Proteção – parceria entre Polícia Militar, SEME e Diretores; projeto UVA na Comunidade – este já começou a ser executado durante a reunião, na qual todos os presentes também participaram de exercícios de ginástica laboral.
________________________
Inscrição para Creche e matrícula no Ensino Fundamental começam na próxima segunda (24)
Interessados devem acessar o site oficial da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) fará contato com os responsáveis dos candidatos inscritos na lista de espera para as vagas da Creche, seguindo a ordem de inscrição gerada pelo sistema. As vagas que forem surgindo serão gerenciadas pela SEME, que dará o encaminhamento para o responsável efetivar a matrícula na escola.Na próxima segunda-feira (24) estará disponível, no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br), um link para a inscrição na lista de espera dos candidatos para a Creche II, III e IV. Os responsáveis interessados deverão seguir as instruções contidas no link.
As matrículas para o Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano poderão ser feitas nas próprias unidades escolares, mediante a disponibilidade de vagas.
Na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, as matrículas iniciais e por transferência estão sendo efetivadas na unidade escolar desde o dia 17 de abril. A escola atende alunos surdos do Pré II ao Ensino Médio.


This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA - 20/04

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×