Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Google abre cadastro para chat com polêmica inteligência artificial LaMDA 2

Durante a conferência I/O 2022, realizada em maio, o Google prometeu liberar acesso ao seu polêmico modelo de inteligência artificial para conversações LaMDA 2. Esse dia chegou. Usuários interessados em explorar os recursos da tecnologia já podem se inscrever em um programa beta para ter acesso a ela. Emerson Alecrim – tecnoblog. 26/08/2022 

Para o Google, é interessante que o Lamda seja acessado por pessoas externas à empresa, assim a tecnologia pode ser treinada. Por outro lado, é prudente que esse acesso seja dado a grupos selecionados de modo a evitar que as respostas geradas pela inteligência artificial saiam do controle.

Explicando de outra forma, testes públicos com sistemas de conversação são arriscados porque a inteligência artificial pode dar respostas desconexas, antiéticas e até preconceituosas.

Ter um ambiente de testes controlados é, provavelmente, uma das razões pelas quais o Google anunciou, no início do ano, o AI Test Kitchen, o aplicativo que permite justamente que a versão mais recente da tecnologia, o LaMDA 2, seja testada.

Os interessados em interagir com a inteligência artificial do Google já podem se inscrever no site do AI Test Kitchen para uma lista de espera. Mas, pelo menos na fase inicial, a liberação será feita apenas para grupos de usuários baseados nos Estados Unidos, começando por aqueles que utilizam Android. Usuários de iPhone deverão ter acesso ao recurso nas próximas semanas.

Por enquanto, três tipos de testes estão disponíveis no AI Test Kitchen:

  • Imagine It: nomeie um lugar e o LaMDA tentará descrevê-lo;
  • List It: ofereça um tema e o LaMDA criará uma lista de subtarefas relacionadas;
  • Talk About It: ofereça um assunto para testar se o LaMDA permanece no tópico (por ora, somente são possíveis conversas sobre cães).

O engenheiro do Google, Blake Lemoine que teve acesso ao LaMDA, na função principal de ajudar nos ajustes da inteligência artificial de modo a evitar que ela gerasse respostas hostis.

No entanto, para ele, o sistema havia se tornado senciente, ou seja, capaz de expressar emoções, opiniões e experiências subjetivas. É como se o LaMDA tivesse ganhado vida própria.

As declarações do engenheiro tiveram grande repercussão pública e levantaram reflexões sobre os limites da inteligência artificial. Sem nenhuma surpresa, Blake Lemoine deixou de ser funcionário do Google após a polêmica.

Com informações: The Verge, TechCrunch.



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Google abre cadastro para chat com polêmica inteligência artificial LaMDA 2

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×