Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tipos de amor by Greece

Tags: amor tipo

Os gregos antigos reconhecem 7 tipos de Amor Cada um valioso a sua maneira, e cada um é necessário para se ter em uma vida saudável e feliz. O Segredo

1. Philautia é o amor que temos por nós mesmos. Honestamente, este é onde todo amor começa. Quando nosso relacionamento com nós mesmos é forte, todos os outros amores em nossas vidas parecem se encaixar. 

Philautia vem em duas formas. Uma é uma espécie de falso amor-próprio, semelhante à arrogância e narcisismo. Em contraste, uma saudável Philautia é caracterizada pela autoestima, confiança e um compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros. Isso nos permite direcionar  o amor que temos por nós mesmos ao mundo que nos rodeia.

Filautia (φιλαυτία philautía): “amor próprio”, sinônimo de egoísmo. Se refere a uma atitude mental positiva e se engaja no autocuidado, autorreconhecimento e auto-visibilidade (ou auto-consciência). Wikipédia

2. Pragma é um amor baseado na dedicação ao bem maior. Em um amor pragmático. O romance e a atração são muitas vezes separados em favor de metas compartilhadas e compatibilidades. 

Pragma é o tipo de profundo amor e compromisso que nos leva a fazer a coisa certa. Muitos relacionamentos começam como Eros ou Ludos e mais tarde evoluem para Pragma, quando essas formas mais simples de amor não são suficientes para sustentá-los.

Pragma (πραγμα/τικότητα prágma/tikótita) “realidade”, uma forma amadurecida de amor, tendo envelhecido como bom vinho com o tempo. Um amor em que somos aceitos incondicionalmente e nunca nos afastaremos. É difícil encontrar e levar muito tempo e paciência para cultivar companheirismo.

3. Ludus é o oposto de Pragma, é uma forma de amor mais divertida. É definido por brincadeira, alegria e falta de compromisso. Em contraste com a profunda dedicação que caracteriza o amor pragmático, o único objetivo compartilhado de Ludus é o prazer, mas não pode durar por si próprio, com o tempo, ou desaparece ou cresce para Eros ou Philia.

Ludus (λυδός lūdus) “jogo”, amor lúdico, desejo de querer ou almejar se divertir um com o outro, fazer atividades em ambientes fechados e ao ar livre, provocar, saciar e fazer brincadeiras inofensivas um com o outro, tem um senso de diversão e brincadeira, não precisa ser sério o tempo todo.

4. Eros é o tipo de relacionamento que frequentemente associamos à palavra “amor”. Este tipo é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. Eros é o nome grego para cupido, que atira em pessoas com suas flechas e causa esse tipo de atração. Muitas vezes retratado como uma criança vendada, sugerindo que Eros muitas vezes ataca sem razão, é o amor mais perigoso, mas também é o que perseguimos com todo o coração, nos consome completamente e desafia qualquer tipo de lógica.

Eros (ἔρως érōs): remete à palavra grega moderna “érotas”, com a sua significação de “amor romântico”. Entretanto, eros não necessariamente evoca uma natureza sexual, embora muitas vezes esteja associado ao desejo, à atração física, ao prazer e ao sexo propriamente dito.

5. Philia descreve o sentimento compartilhado de calor que temos com nossos irmãos ou amigos próximos, é sincero, platônico e mutuamente benéfico, ultrapassa Eros e Ludos, então, seria sábio priorizar esse tipo de amor sobre os mais passageiros.

Philia é uma das conexões mais poderosas que duas pessoas podem compartilhar, estas relações são íntimas, autênticas e seguras.

Philia (φιλία philía): “amizade” no grego moderno, indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. É descrito como o amor entre amigos e irmãos.

6. Storge é o tipo muito especial de amor que os pais têm para com seus filhos. Como Philia, esse tipo de amor é poderoso e eterno. No entanto, ao contrário de Philia, não é um sentimento de amor entre iguais, difere na medida em que é incondicional. Pais com um forte senso de Storge farão qualquer sacrifício por seu filho e não pedirão nada em troca.

Storge (στοργή storgē): “afeição” do grego moderno. É usada para indicar a afeição natural como aquela que os pais sentem pela prole. É considerado o mais benéfico dos afetos. Acontece especialmente na família, entre seus membros.

7. Agape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos sentir. Agape é um amor incondicional para todos os seres vivos, é o tipo de amor que nos dá o desejo de fazer o bem, pode nos inspirar a ser voluntários, salvar o planeta, ou realizar um simples ato de bondade, nos ajuda a agir com compaixão e altruísmo.

A verdadeira agape é caracterizada por uma forte conexão com a natureza, a humanidade e o universo. É de onde nasce o bom carma. Quando sentimos Agape, estamos no nosso mais próximo de Deus.

Ágape (ἀγάπη agápē): significa “amor” no grego moderno. A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os escritores da Bíblia.

Mania ( μανία manía) “transtorno mental” do qual o termo “maníaco” ou “manico” é derivado. Um desejo de manter o parceiro em alta estima e querer amar e ser amado dessa maneira, vendo especialidade na interação, tende a levar um parceiro a um tipo de loucura e obsessão. Na roda de cores, é representada pela cor púrpura, pois é uma mistura ou desequilíbrio entre ludus e eros. Aqueles que experimentam/vivenciam essa forma de amor também se tornam co-dependentes e podem ser autores de abuso de seus entes queridos.

Xênia (ξενία xenía): “hospitalidade“, a generosidade e cortesia mostradas aos que estão longe de casa e/ou associados da pessoa que oferece amizade aos hóspedes. Os rituais de ceder hospitalidade criaram e expressaram uma relação recíproca entre hóspede e anfitrião, expressa tanto em benefícios materiais (como a doação de presentes a cada parte) quanto em imateriais (como proteção, abrigo, favores ou certos direitos normativos).

Amorize-se: Love vigilantes, O que acontece quando amamos?, Paenitet Amicus, Sede de viver!!!, Amor Líquido, PK, EU ESCOLHI VOCÊ



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Tipos de amor by Greece

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×