Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

No próximo sábado 22 de outubro, o milho vai ser rei em Oriz S. Miguel com desfolhada, malhada e festival da broa





O milho Vai Ser Rei por um dia na freguesia de Oriz S. Miguel, Vila Verde, com uma jornada repleta de atividades relativas a um dos mais afamados cereais da nossa região, num autêntico hino à cultura popular do Minho.
A desfolhada, a malhada e o festival da broa de milho vão levar vilaverdenses e visitantes a desfrutarem dos saberes e sabores da tradição minhota, a dançaram ao som da música popular e a sentirem o genuíno pulsar do mundo rural. A iniciativa está marcada para as 15h00 do próximo sábado, 22 de outubro, e vai decorrer na Quinta do Gama, em Oriz S. Miguel.

Os trabalhos começam com o corte das canas de milho, que são depois transportadas para a eira num carro de bois. A partir daí não há mais alfaias ou utensílios e só vale a força de braços de homens e mulheres, miúdos e graúdos, que se juntam em ambiente de confraternização e alegria para retirarem as espigas douradas das canas verdejantes. Uma desfolhada tradicional em que as espigas são amontoadas em cestos e as canas formam uma enorme meda de palha, fundamental para assegurar provisões para a alimentação do gado durante os meses de inverno.

Mais tarde, começa o Festival da Broa de Milho. Um autêntico festim para o palato, já que ao delicioso pão caseiro se juntam algumas da mais apreciadas iguarias da região. As sardinhas, e as pataniscas, os tacos de bacalhau e a carne na grelha, entre muitas outras, acompanhadas pelo bom vinho verde da região e por um caldo verde confecionado como manda a tradição, num pote de ferro colocado diretamente sobre o lume de uma fogueira. Não faltará também a animação da música popular e a alegria contagiante das desgarradas minhotas, num ambiente de amizade e boa disposição. Uma atividade de convívio e diversão que recompensa os agricultores após vários meses de árduo trabalho no campo, tal como manda o espírito das colheitas. 


A Desfolhada/Malhada do Milho com Festival da Broa de Milho é uma iniciativa organizada pela ACRD de Oriz S. Miguel, com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem, e insere-se Na Rota Das Colheitas, do Município de Vila Verde. Uma programação turístico-cultural diversificada e abrangente, que, do primeiro fim de semana de agosto ao último de novembro, se desdobra em mais de 30 iniciativas de promoção e divulgação da tradição minhota e do genuíno pulsar do mundo rural.

Fonte Na Rota das Colheitas


This post first appeared on Vila Verde News, please read the originial post: here

Share the post

No próximo sábado 22 de outubro, o milho vai ser rei em Oriz S. Miguel com desfolhada, malhada e festival da broa

×

Subscribe to Vila Verde News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×