Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A violência carioca vista por quem conhece o Rio

A segurança pública no Brasil não é das melhores. Longe disso. São assim as capitais brasileiras, que seguem quase que uma regra internacional, pois toda cidade grande convive com determinadas mazelas que perseguem cidades que crescem, principalmente aquelas que crescem mais do que podem. Os principais problemas das grandes cidades brasileiras são: saúde, educação, trânsito, desemprego, corrupção, pobreza e a segurança.

Seja qual for o lugar do país, verifica-se grande preocupação com a violência. É interessante notar que a segurança interfere diretamente sobre todos os demais problemas brasileiros. Em alguns, mais; em outros, menos. Mas interfere.

Parece que a insegurança é um problema intrínseco à cidade em crescimento. Sempre que cresce, a violência é iminente. E o pior é que é muito difícil o seu controle. Não sei se nos acostumamos com a violência ou se ela é realmente um problema casado com o crescimento. De qualquer forma, o texto não é para falar de questões sociológicas, mas sim para falar como as pessoas se tornam seguras no local onde conhecem ou de um preconceito daquilo que elas não conhecem.

Quem Nunca Ouviu Dizer que o Rio de Janeiro é o pior lugar do mundo? Quem nunca ouviu dizer que não vai ao Rio de Janeiro porque tem medo de bala perdida? Quem nunca ouviu dizer que no Rio de Janeiro só tem favela?

Eu já ouvi um motorista de táxi dizer que no Rio de Janeiro as referências são os morros? Morro no sentido pejorativo. Ele se referia às favelas. Whaaaat? Os morros? Como assim, seu ignorante? Foi uma passageira que disse. Logicamente, eu utilizei um linguajar mais educado para indagar ao cidadão que nunca saiu do Estado em que nasceu sobre uma situação em que eu me imaginei e obtive rápida resposta como sendo impossível.

Imagina você que conhece o Rio de Janeiro. Pense em uma favela no Rio de Janeiro. Agora pense nela como referência. Bem, eu só consegui chegar em São Conrado, diante da monstruosidade de tamanho da Rocinha. E mesmo assim após chegar em São Conrado. Logo imaginei a Tijuca, que possui diversos morros, talvez o bairro que mais possua morro no Rio de Janeiro. Qual a referência de favela que alguém possa tomar nessa região para se chegar a alguma lugar?

Sempre me impressionou a quantidade de pessoas que vivem fora do Rio de Janeiro e olham para cá como sendo o pior lugar do mundo. O lugar-símbolo da violência. Lógico que no RJ existe violência. É palpável a qualquer um que não seja alienado. Mas daí a dizer que não visitaria, pois tem medo de receber um tiro de boas vindas ou um singelo não volte nunca mais… Acho que há um distanciamento muito grande entre o desconhecido e a realidade.

Em qualquer lugar que você vai e te perguntam onde você mora, quando a resposta se refere à cidade maravilhosa, logo vem um elogio, seguido de outro adjetivo pouco nobre. É algo mais ou menos assim: Rio de Janeiro? Lá é muito lindo, mas lá é muito violento…

Não digo que não seja violento, repito, mas geralmente o sujeito que faz esse tipo de comentário vive em um lugar tão ou mais violento que o Rio de Janeiro, porém dogmatiza que não é. O Rio é o sinônimo da violência. Se brasileiros têm essa impressão, imagina aqueles que são de outros países e não vivem por aqui…


Arquivado em:Jurídico, Política, Violência Tagged: Segurança; rio de janeiro; brasil; ponto; vista


This post first appeared on Cada Cabeça, Uma Sentença | Por Marcelo Destefan, please read the originial post: here

Share the post

A violência carioca vista por quem conhece o Rio

×

Subscribe to Cada Cabeça, Uma Sentença | Por Marcelo Destefan

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×