Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Na terra de Chatô, a poesia reinou

Batizado de "Cordel Viajante", grupo formado pelos poetas pernambucanos Klebson Oliveira, Hélder Makenze e Siriema do Norte começou por Umbuzeiro (PB) o roteiro de um projeto cultural independente pelas feiras livres da região
Hélder Makenze e Klebson Oliveira na
feira livre de Umbuzeiro, na Paraíba
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Da REDAÇÃO
[email protected]

Um grupo formado por três artistas populares decidiram 'se juntar' e cair na estrada nos finais de semana visitando as feiras Livres Das Cidades agrestinas de Pernambuco e da Paraíba. Batizado de "Cordel Viajante", o trio encabeçado pelo poetas Klebson Oliveira, Hélder Makenze e Siriema do Norte pretendem levar muita cultura, por meio de apresentações gratuitas de declamação, embolada e música aonde o povo está. Com o projeto "Feira Poética", uma iniciativa independente, o grupo quer resgatar e difundir o melhor do improviso e da arte poética popular nordestina.
Foto: Divulgação/Reprodução
A primeira parada do circuito foi na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba, terra onde nasceu Assis Chateabriand, o polêmico magnata da comunicação e fundador dos Diários Associados, cuja trajetória virou filme, o igualmente polêmico "Chatô, O Rei do Brasil", dirigido por Guilherme Fontes e inspirado na obra homônima de Fernando Morais. A apresentação — que também contou com a participação de outros artistas populares que circularam pelo local, a exemplo do embolador Serrador e Inácio Sanfoneiro  ocorreu na manhã do último sábado, dia 2 de dezembro, e foi considerada muito inspiradora para os poetas.

ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO:
     

"A feira é um lugar onde a gente aprende com o povo. Onde cada um tem alguma coisa pra nos mostrar, seus costumes, seus compromissos, seus risos, suas aventuras. Estou feliz, pois em Umbuzeiro foi nosso primeiro passo nesse projeto e o povo veio nos prestigiar e participar com a gente. Estou feliz, principalmente, porque nosso grupo é formado por pessoas humildes, que fazem cultura e entendem de cultura, e usam dos seus conhecimentos para presentear o povo, que muitas vezes é tão esquecido", declarou Klebson Oliveira, que, assim como o colega embolador Siriema do Norte, é natural do município de Casinhas.
Foto: Divulgação/Reprodução
"Essa ideia, na verdade, vem sendo amadurecida desde 2014, quando lançamos a Caravana da Cultura Matutices Poéticas, na época, com a mesmo objetivo de hoje: levar música e poesia de boa qualidade para o ambiente que o povo mais gosta de estar, ou seja, numa feira nordestina", completou Oliveira, aproveitando ainda para mencionar o apoio do radialista Pedro Braz e do editor do Blog MAIS CASINHAS, Charles Nascimento.
Foto: Divulgação/Reprodução
Já o terceiro artista integrante do grupo, Hélder Makenze  natural da cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, mas atualmente residindo em Surubim, no Agreste , destacou que "é muito importante a execução desse projeto". "Porque resgata a memória da maioria do público alvo, que é o povo da feira. Nesta primeira edição ficou visível a satisfação deles, pela maneira carinhosa e respeitosa com que fomos recebidos", ressaltou Makenze. As próximas apresentações do grupo "Cordel Viajante" serão nas feiras livres das cidades de Orobó (PE) e Aroeiras (PB).
Da esquerda p/ direita: Hélder Makenze,
Klebson Oliveira, Siriema do Norte e Pedro Braz
(Foto: Divulgação/Reprodução)


This post first appeared on Mais Casinhas - 6 Anos, please read the originial post: here

Share the post

Na terra de Chatô, a poesia reinou

×

Subscribe to Mais Casinhas - 6 Anos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×