Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O homem mais velho do mundo 131

O Homem Mais Velho Do Mundo 131

Uma postagem no Facebook, feita por um funcionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), provocou furor nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa internacional: um homem com incríveis 131 anos de idade, o mais velho do mundo, viveria à beira de um rio no interior do Acre, em um pequeno povoado em plena Floresta Amazônica.
Os indícios parecem corroborar a idade de José Coelho de Souza, conhecido como seu João, morador de Estirão do Alcântara, comunidade localizada a mais de 30 minutos de barco do município de Sena Madureira, no limite com o Amazonas: sua certidão de nascimento e sua carteira de trabalho marcam como sua data de nascimento o impressionante dia 10 de março de 1884 – quatro anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil, por exemplo.
Mas por que esse caso espantoso não está no famoso Guinness World Records, o "Livro dos Recordes"?
Leia também: Astrônomos detectam explosão colossal de estrela supernova
Siga a Bbc Brasil no Facebook e no Twitter
A BBC Brasil foi buscar a resposta com os próprios organizadores da publicação e com os principais especialistas mundiais no tema, os pesquisadores do centro americano Gerontology Research Group (Grupo de Pesquisas de Gerontologia, em tradução literal, e GRG, na sigla em inglês) – apontados pelo Guinness, inclusive, como principal fonte para a validação de candidatos a figurar em sua seção de "pessoas mais velhas".

Quebra-cabeça

O "Livro dos Recordes" foi lacônico em sua resposta: disse apenas que a história está sob investigação e que irá informar, "assim que puder", se seu João pode reivindicar ou não o título de homem mais velho do mundo. Questionado sobre desde quando sabe do caso, e a respeito dos passos de apuração, o Guinnessnão respondeu até o fechamento desta reportagem.
A publicação já afirmava investigar o caso em 2012, segundo uma reportagem da TV Record, que visitou o idoso à época.
Já o grupo de investigadores americanos foi categórico:
"É 30 vezes mais fácil alguém vencer a Powerball Lottery (superloteria americana que sorteou US$ 1,6 bilhão na última quarta) do que viver até os 131 anos", afirma Robert D. Young, diretor do GRG responsável pela área de pesquisa de "supercentenários" – como são chamadas as pessoas que já acumulam mais de 110 velinhas no bolo de aniversário.
Segundo ele, a pessoa comprovadamente mais velha do Brasil é uma mulher: Alida Grubba Rudge, de 112 anos, de Jaraguá do Sul (SC).
Leia também: 

Homem com 133 anos morre em casa no interior do Acre; ele podia ser o mais velho do mundo  (link)

Vídeo ECOACRE
Matéria: BBC



This post first appeared on A Voz Do Povo, please read the originial post: here

Share the post

O homem mais velho do mundo 131

×

Subscribe to A Voz Do Povo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×