Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

De zero a um milhão em 14 anos sendo jornalista

Antes de mais nada, não quero ofender ninguém aqui. Escrevo opiniões baseadas em experiências pessoais que podem não refletir a realidade do mercado.

Acabo de assistir a um video de uma youtuber educadora financeira que diz ter chegado ao milhão aos 32 anos de idade.


Segundo ela conta, começou a trabalhar e poupar aos 19 anos, ou seja, menos de 14 anos atrás. É possível?

Consultei uma calculadora que deu o valor de aporte R$ 2314,30 mensais a um 1% de juros a.m. No período.


Difícil? Para a maioria dos brasileiros, bastante, mas longe de ser impossível. Só não entendi uma parte do vídeo em que ela falou que 5% (50 mil reais) do montante vieram de juros.

Ela disse ser jornalista. Eu sempre tive contato com muitos jornalistas e conheci realmente poucos que faziam mais de mil reais por mês (falo de até uns 5 anos atrás quando era metido com isso). Nesta carreira é bem complicado se diferenciar e quem conheci que ganhava um pouco melhor eram professores de universidade (salário ruim também), chefes de veículos (que trabalhavam com venda de espaços comerciais) e âncoras de jornal regional.

Tirando esses o diploma não ajudou em nada, até porque é uma profissão que se pode aprender a técnica sozinho em alguns dias estudando pela internet. Denovo, isto é apenas minha opinião. A maioria dos jornalistas que conheci que não estavam desempregados trabalhava no mesmo veículo desde antes de formado pelo mesmo salário, ou se dizia blogueiro.

Quando ela disse ser jornalista acendeu uma luzinha amarela aqui e fui ler os comentários, onde haviam alguns caras dizendo que ela é casada com um homem dono de um site grande. Bom, não sei se é o caso, mas é sempre bom crescer junto ao companheiro(a). Solteiro é mais difícil, mas ela não falou sobre o assunto.

Além disso ela falou ter trabalhado num grande veículo onde batalhou bastante e se qualificou, o que faria sentido caso eu não conhecesse dezenas de jornalistas que sempre fizeram o mesmo e ganham mal pra cachorro. Não necessariamente no mesmo veículo que ela citou, mas em veículos regionais do interior.

Pra mim os motivos que ela apresentou simplesmente não bateram. Não que eu duvide que ela tenha o valor investido, mas porque simplesmente seu exemplo não vale pra maioria.

Quer dizer, alguém com uma profissão pouco especializada (não era minha intenção neste exemplo, mas jornalismo é uma profissão pouco especializada na minha opinião) como um lixeiro ou motorista de taxi aparece no youtube com rosto bonito, cenário legal e jeito irreverente e lhe diz "eu fiz assim, faça você também!" e ninguém coça a cabeça?

Não sou hater e admiro empreendedores como a própria moça do video, que tem um canal com muitos seguidores e certa vez vi que era patrocinada por uma corretora.

Faço este post para alertá-lo que se quiser chegar ao milhão você também vai ter que fazer como ela e criar fontes de renda lucrativas usando alguma "vantagem injusta" como falarei no próximo post. Não é só poupar e viver com menos que o salário. Principalmente se for jornalista.



This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

De zero a um milhão em 14 anos sendo jornalista

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×