Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O perigoso pedreiro homicida

Olá amigos, hoje vou lhes contar uma anedocta com uma lição para ponderar, principalmente para Quem deseja sair do Brasil e tem medo de ser deportado por qualquer motivo. Lembro que este blog não recomenda nada para ninguém, principalmente fora das regras e leis.

A poucos dias conheci um senhor, brasileiro, que vive aqui a uns 15 anos. Ele é pedreiro oficial (pedreiro top rank) ou seja, faz lá seus 50 e poucos euros ao dia (acho) como empregado em obras. Vamos chamá-lo de Sebastião (nome fictício).

Sebastião não tem contrato de Trabalho, pois sua profissão não impõe essa necessidade uma vez que já estabeleceu uma boa rede de contatos e patrões que demandam seus serviços. Neste ramo isso é relativamente fácil e rápido. Ele prefere ser freelance como muitos outros (eu incluso) do que seguir a um mestre.

Aqui a primeira "dica". Quem trabalha em alguma área da construção civil acha emprego em quase qualquer lugar do mundo, muitas vezes com contrato de trabalho dependendo da perícia e necessidade de mão de obra do contratante.

Trabalhei em uma empreitada (carpintaria) por cerca de uma semana em uma obra onde ele estava fazendo seu trabalho, e com o passar dos dias fomos batendo papo. Assuntos banais, que de maneira estranha pareciam sempre convergir pra cachaça.

Confesso que gosto muito de cachaça artesanal, de alambique. É minha bebida alcoólica favorita, mas sou um cara sério e tenho poucos amigos por diversos motivos, incluindo não gostar de papo furado nem de beber durante o trabalho, principalmente quando sou pago por empreitada e não por hora. Sou bastante educado e trato as pessoas com muita importância e atenção independente de quem sejam mesmo assim.

Notei que Sebastião se ausentava de tempo em tempo para ir ao boteco ou supermercado próximo tomar uma cerveja, além de no almoço dividir uma garrafa de vinho com seus camaradas. Pelo menos no Brasil não é segredo que existe problema com alcoolismo entre muitos operários da construção civil. Ter ou ser, um verdadeiro capataz controlando e orientando os operários caso você pretenda construir é muito importante para não ser passado pra trás.

Acredito que beber algo após o almoço seja comum aqui pois conheci muita gente com bafo de cana neste horário. Liguei os pontos e inferi que ele devia ter esse problema.

No último dia que fiquei lá ele teve de sair mais cedo. Aquele homem sempre coberto de poeira e de roupas rotas estava agora apresentável, porém com alguma vergonha de se ausentar do trabalho antes do fim. Começou a dar desculpas como se quem estivesse ali precisasse aprovar. Fiz as perguntas certas e ele abriu o bico.

Estava indo à algum lugar assinar sua presença mensal pela condicional. Sebastião havia se envolvido não em um, mas em dois acidentes de trânsito mais graves aqui em Portugal. Em um, atropelou uma pessoa, em outro atingiu em alta velocidade outro carro e machucou seriamente alguém. Segundo ele, passou alguns meses preso e estava pagando a vários anos uma espécie de indenização para as vítimas.

O pior é que o cara continua bebendo todos os dias, desde o café da manhã. As vezes contava vantagem por ter bebido a madrugada inteira. Isso é triste.

Ele não tem certidão de residente, nem contrato de trabalho, nada. Até o momento não foi deportado. Isso me deixou intrigado. Processo normal todo mundo pode responder, mas achava que ilegais que cometiam algum crime corriam um risco alto de levar um pé no rabo.

Talvez isso ocorra após ele pagar totalmemte as indenizações nos próximos anos? Não sei.

Como eu disse, não recomendo nada a ninguém. O que trago hoje é que muitas pessoas querem fazer tudo correto na  hora de migrar, quase que esperando que um guru pegue pela mão, ai vêem que dá um trabalhão e desistem. Outros vão... e ficam.

Estou trabalhando junto de um cara que viveu alguns anos ilegal nos USA. Ele disse que se não cometer crime (hoje em dia não sei) pode ficar numa boa, claro, sem direitos de cidadão. Ele só não pode voltar aos USA pois foi ao Brasil resolver uns problemas pessoais, e nunca mais deixaram retornar.

Abraço a todos.



This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

O perigoso pedreiro homicida

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×