Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Frugalidade Extrema. A escolha da dieta com base no seu objetivo. Dieta para hipertrofia.

Tags: pouco mais
No post passado falei sobre o importantíssimo papel da alimentação na frugalidade. Descrevi como a alimentação é uma das principais fontes de economia e saúde no dia dia dos adeptos ao manual do frugal. Falei um pouco do aspecto sustentável da nossa alimentação e dei umas dicas para a hora que você vai ao supermercado.

Neste post serei um pouco menos generalista e um Pouco Mais prático quando falamos de alimentação.

Antes de começar qualquer coisa na nossa vida, em qualquer perspectiva, você precisa ter um objetivo. Se você está neste blog tem o objetivo de poupar dinheiro e assim vai. Na alimentação não é diferente. A maioria das pessoas possui um objetivo especifico relacionado ao seu corpo. Alguns querem emagrecer, outros precisam engordar, outros buscam hipertrofia e alguns poucos se alimentam sem um objetivo estabelecido.


Para cada grupo acima citados, formulamos um cardápio especifico. Cada objetivo possui uma necessidade clara de nutrientes distintos e aí sim buscamos atende-los. Depois disto então perseguimos o corte de custos na montagem deste cardápio através de substituições e privilégios nas compras.

Nos próximos posts, entre as dicas de frugalidade, procurarei abordar cada objetivo e cardápio de forma prática. Neste post mostrarei o meu cardápio, que é voltado especificamente para a hipertrofia com alguns aspectos pessoais meus. Vamos para um pouco de contexto para vocês entenderem as minhas escolhas ao montar meu cardápio. Como já descrevi neste blog sou jovem e pratico muito esporte. Muito esporte mesmo. Ando de bicicleta o dia inteiro por aí para trabalhar, ir na academia e etc. Faço musculação de manhã. Pratico Jiu Jitsu, MMA e Hap-Ki-Do a noite (não na mesma noite). As vezes chego a treinar artes marciais durante quatro horas sem parar. Em razão desta quantidade de atividades físicas acima da média meu corpo precisa naturalmente de uma quantidade de nutrientes maior que o comum e com tantos exercícios aeróbicos buscar a hipertrofia nestas condições fica um pouco mais difícil, mas não impossível.

A primeira coisa é estudar e pesquisar muito. Uma dieta voltada para hipertrofia tem duas necessidades básicas. Carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas. Depois temos os detalhes que você escolhe ou não adotar.

Gostaria de deixar bem claro que não sou nenhum nutricionista e nem profissional da saúde. Toda esta dieta foi formulada na base de pesquisa e claro que posso errar. Se você não concorda com a minha dieta ou não se sente a vontade com ela e quer alguma para você eu o aconselho a procurar um profissional. 

Vejam a minha dieta:

(clique para aumentar)

Antes de continuar preciso repetir o que eu já disse nos posts de apresentação. Sou adepto da frugalidade EXTREMA, então para alguns pode parecer absurdo comer exatamente a mesma comida todos os dias sem variação alguma, mas para mim tá legal. Como eu disse no post anterior me alimento mais por obrigação do que por prazer. É claro que tenho leitores inteligentes o suficiente para adaptar as dicas para a sua realidade e para o seu nível de frugalidade.

Os excessivos MEUS, MINHAS, SEUS e SUAS neste post são propositais e server de alerta.

Vamos aos detalhes sobre o cardápio.
  • Separei as refeições em horários, e tento ser o mais disciplinado possível. É claro que alguns dias falham. Principalmente em algumas sextas ou sábados. Vejam que eu também separo as refeições em pré e prós treino, pois estas refeições são ainda mais importantes de qualquer outra. 
  • A minha principal fonte de proteínas vem do frango refogado com brócolis. O frango foi escolhido, pois é a carne mais barata que pode ser encontrada na face da terra, mas precisa ser PEITO de frango. Dá um pouco mais de trabalho, mas a economia é absurda. Chega ao ponto de ser possível comprar sete quilos de frango por vinte e cinco reais. Compro no atacado, congelo cada peito de frango e uso um por semana. Desafio você a comprar sete quilos de qualquer carne e pagar menos do que sessenta reais.
  • De manhã opto por uma fonte de proteínas vinda dos ovos. São baratos e efetivos. Faço um omelete e dentro destes coloco um pouco do frango refogado com brócolis.
  • Após o treino como frutas com iogurte. As frutas são a minha fonte de glicose vinda da frutose. Glicose é energia para o meu dia. O iogurte é um pouco mais de proteína e muito cálcio  Cálcio é importante para quem toma pancadas na perna todo dia. Junto deste pote de frutas coloco aveia, linhaça e quinoa. A aveia são os carboidratos com baixo índice glicêmico. A linhaça tem omega 3 e antioxidantes. Escolhi o omega 3 especificamente, pois eu como muita proteína vinda da carne e do ovo então busco no omega 3 a prevenção do colesterol. A quinoa é só um pouco mais de proteína, pois nunca é demais.
  • Junto com as frutas escolhi o chá-verde. Se você procurar na internet vai encontrar os milhares propriedades saudáveis do chá-verde ajudando na longevidade. O que mais busco neste chá é a regulagem do intestino, controle de colesterol e o aumento do meu metabolismo. Ajuda a secar qualquer gordura e a trincar :). Mais para frente vocês vão ver que sou MESMO adepto aos chás. Talvez seja a influência oriental.
  •  Para os lanches no meio da manhã e tarde escolho castanhas, nozes e sementes de abóbora. Estas são ótimas fontes de combate ao colesterol, proteínas e outras boas propriedades.
  • Almoço sempre arroz integral com feijão e a mistura de frango que já comentei. Fibras, proteínas, carboidratos e mais proteínas. Quando não almoço arroz como macarrão integral com frango. Fibras e proteínas. No fim da tarde é a mesma coisa. O azeite é extremamente importante nas refeições.
  • Um detalhe nesta minha dieta é o chá de quebra pedra. Vejam, proteína demais é a maior causa de pedras nos rins nos marombeiros de plantão, é sério, tenho dois amigos que sofreram de pedras nos rins e eu vi homens feitos chorarem como bebezinhos. Nunca vi pessoas desmaiarem de dor até ver alguém sofrer de calculo renal. Acredite, você não quer isto para você e como não quero sentir a dita dor eu tomo o chá de quebra pedra.
  • A noite depois do treino é só um iogurte de leve pra não faltar proteína de noite pro corpo não catabolizar :).
Notem que neste cardápio não existem calorias vazias. Tudo que está aí tem um propósito. Tudo que está aí foi revisado na parte nutricional e revisado na parte financeira. Desta forma não preciso dizer que passo longe de cervejas, refrigerantes, doces, bolos, ou qualquer outra coisa.

Por fim, tentei ser bem detalhista nas minhas escolhas, pra ajudar, informar e justificar as minhas escolhas. Creio que se eu só colasse o cardápio aqui não haveria ganho nenhum para os leitores. Caso existam duvidas e observações eu convido vocês a comentar sobre a dieta e farei o possível para esclarecer, mas de um modo geral fica claro que com este cardápio me alimento melhor do que noventa porcento da população brasileira. Disciplina e força de vontade são premissas básicas nesta e em qualquer dieta, mas creio que todo mundo aqui tem força para isto.

Nunca é demais deixar bem claro que esta dieta é especifica para hipertrofia. Se você não pratica atividades físicas e resolve fazer esta dieta vai acabar engordando bastante e rápido. Mais pra frente coloco outras dietas para outros objetivos, seja emagrecer, manter o peso e se alimentar com saúde. Outra coisa que nunca é demais lembrar é que eu pratico a frugalidade EXTREMA, então não ligo de comer todos os dias frango com brócolis três vezes por dia. Tudo depende do quanto você quer gastar. Com esta dieta eu consigo gastar apenas cento e cinquenta reais por mês com esta rica alimentação, mas se você está disposto a gatar um pouquinho mais pode enriquecer este cardápio de forma fantástica. Colocar um pouco de peixe, talvez uma granola para ter um pouco mais de fibras e tudo mais.

Como eu tento deixar claro sempre, cada um adota o nível de frugalidade que esta disposto. Ninguém precisa ficar na neura economizando cinquenta reais por mês em um peixe se você adorar peixe.


This post first appeared on Manual Do Frugal. Seja Frugal, Viva De Forma Suste, please read the originial post: here

Share the post

Frugalidade Extrema. A escolha da dieta com base no seu objetivo. Dieta para hipertrofia.

×

Subscribe to Manual Do Frugal. Seja Frugal, Viva De Forma Suste

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×