Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como lidar com os desafios da maternidade?

Para lidar com os desafios da maternidade é necessário respeitar a si mesma, não ultrapassando os limites pessoais apenas para “impressionar”. Além disso, outros cuidados igualmente importantes devem entrar em cena no dia a dia da mulher.

A seguir, você verá uma série de dicas e sugestões que podem ser úteis para esse objetivo de Lidar melhor com todos os Desafios da Maternidade. Acompanhe!

Para ler mais tarde: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

Como lidar com os desafios da maternidade?

Foto representando a força feminina por meio de um desenho. Foto: Freepik

Conseguir lidar com os desafios da maternidade é mais simples do que parece, mas não significa que seja fácil.

Dito de outro modo, não tenha medo de enfrentar os grandes desafios, pois eles servirão de aprendizado para toda a vida. Ao mesmo tempo, não pense que a maternidade é aquela romantização que vemos em novelas e filmes, por exemplo.

Entender a realidade da maternidade é peça-chave para não se frustrar com o que acontecerá mais tarde. Veja, portanto, algumas considerações que podem viabilizar um melhor relacionamento entre o seu eu mulher e o seu eu mãe:

1. Cuidado com a autocobrança excessiva para lidar com os desafios da maternidade

Em primeiro lugar, pare de ser a sua principal julgadora. Quando ficamos nos cobrando excessivamente, a nossa saúde mental começa a sofrer impactos negativos. Passamos a enxergar todas as coisas por uma perspectiva ruim, sobrecarregando a nossa mente e consequentemente a nossa vida.

Sendo assim, aceite que você terá falhas, medos e limites. Ninguém é super-herói a ponto de fazer tudo com perfeição. Isso não existe. E quanto antes você perceber isso, melhor será, uma vez que estará respeitando mais a si mesma.

Veja mais: Como evitar a ansiedade na maternidade?

2. Compartilhe e delegue tarefas importantes

Compartilhe algumas responsabilidades e comece a delegar mais as tarefas cotidianas. Isso impede que haja uma sobrecarga sobre a sua rotina, que poderia resultar em problemas mais tarde.

Não tenha medo de solicitar uma “mão amiga” em algumas atividades. Isso é fundamental, não um erro! Afinal, você não precisa arcar com tudo sozinha para ser considerada uma boa mãe. Pare de se “maltratar” em prol da romantização dos excessos.

3. Procure separar um momento para si e para o seu autocuidado

Mãe com o seu bebê no colo. Foto: Freepik

O autocuidado também é importantíssimo na hora de lidar com os desafios da maternidade. Por meio dele você se coloca como uma prioridade em sua vida, e pode desfrutar de momentos de prazer e bem-estar.

Sendo assim, separe um momento para fazer algo que você gosta, e delegue as demais tarefas neste instante. Desconecte-se das suas obrigações e foque naquilo que lhe ajuda a se sentir bem e motivada.

Veja também: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

4. Desenvolva boas relações para lidar com os desafios da maternidade

Trabalhe boas relações com quem compartilha a vida com você. Isto é, esteja próxima de quem você ama e demonstra reciprocidade. Jamais se afaste das pessoas que são importantes para você porque a sua vida está “sobrecarregada” demais.

Afinal, as relações interpessoais podem fazer toda a diferença na nossa motivação, felicidade e rotina. Lembre-se disso e construa boas histórias com aquelas pessoas indispensáveis em sua vida.

Inclusive, a sua rede de apoio são aqueles que sempre estarão ao seu lado. Manter-se próxima a eles pode trazer mais tranquilidade, conforto e bem-estar geral.

5. Afaste-se de ambientes e situações tóxicas

Sabe aquelas situações que fazem com que você se sinta triste e angustiada? Ou aqueles círculos sociais tóxicos, que só pensa negativo e enxerga as coisas por uma perspectiva ruim? Pois então… Está mais do que na hora de abrir mão desse tipo de situação.

Você não precisa “fazer sala” para quem lhe causa mal-estar e efeitos ruins. Afaste-se de quem tem sido tóxico e não tenha culpa disso. Coloque a sua vida e a de sua família em primeiro lugar, sempre.

Leia mais: Por que chocolate em excesso faz mal à saúde? Entenda!

6. Aprenda a priorizar para lidar com os desafios da maternidade

Priorize as coisas certas e nos momentos mais adequados. Cuidado para não aceitar demandas que não fazem sentido e que possam estar apenas tornando a sua rotina mais cansativa e desgastante.

Por exemplo, ao invés de se preocupar, de forma paranóica, com a limpeza da casa, que tal priorizar os momentos com o seu filho? Isso é muito importante para que você saiba aproveitar o que há de melhor na vida.

Além disso, saber priorizar ajuda a organizar melhor as demandas do dia a dia, viabilizando a conclusão mais equilibrada de tarefas importantes e indispensáveis.

7. Não abra mão do que você ama

Mulher gestante forte e inspiradora. Foto: Freepik

Nunca abra mão das coisas que você ama e que fazem diferença em sua vida.

Sabe aquele hobby que pode parecer bobo para as outras pessoas? Não abra mão dele só porque você se tornou mãe. Mas sim, procure encaixá-lo de forma saudável na sua rotina. Isso pode fazer toda a diferença na hora de lidar com os desafios da maternidade.

Pois pare e pense: se for para abrir mão de tudo o que você ama, apenas por conta da maternidade, qual o sentido da vida? Até porque você não deixa de ser um indivíduo quando se torna mãe e, por isso, não deve se anular por conta da maternidade.

Veja mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

8. Cuidado com as comparações na hora de lidar com os desafios da maternidade

Nunca, em hipótese alguma, compare-se às mulheres mães que você conhece. Lembre-se de que cada uma possui a sua própria história e trajeto de vida. Comparar-se as outras é o mesmo que dizer que a sua história é igual a delas, o que não é verdade.

Cada uma caminhou uma história, teve medos e sonhos específicos, aprendeu de uma forma distinta, e assim por diante. Portanto, não seja injusta consigo mesma a ponto de querer se comparar às demais pessoas.

9. Faça psicoterapia para lidar com os desafios da maternidade

Mulher mãe forte e inspiradora. Foto: Freepik

A psicoterapia também pode lhe ajudar a lidar com os desafios da maternidade. Por meio dela você descobre muita coisa sobre si, desenvolve o autoconhecimento e passa a ter novas visões de mundo.

Tudo isso de uma maneira respeitosa para consigo mesma, viabilizando um desenvolvimento pessoal que seja qualificado e muito enriquecedor. Experimente e veja os resultados!

Veja mais: Como cuidar da saúde mental dos filhos?

O post Como lidar com os desafios da maternidade? apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como lidar com os desafios da maternidade?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×