Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dor na virilha na gravidez: causas e tratamento

Um dos aspectos mais comuns, bem como um dos problemas mais frequentes que ocorrem nas futuras mães, é o aparecimento de uma dor na Virilha na Gravidez que geralmente aparece a partir do terceiro mês de gravidez e que pode persistir até o parto. Mas vamos ver juntas por que esse problema é criado e como resolvê-lo.

A dor na virilha Durante a gravidez não é incomum: de fato, muitas mães reclamam. Em alguns casos, é temporário; em outros, pode acompanhar a gestante até o parto.

Sabe-se que criar um filho dentro do corpo é a melhor experiência que uma mulher pode ter. Isso traz consigo um turbilhão de emoções, mas também de grandes mudanças durante o período de gestação.

Causas de dor na virilha na gravidez

Foto de grávida – Foto: Freepik

Como muitos sabem, a produção massiva de hormônios é o que realmente causa grandes mudanças no corpo da mulher durante a gravidez.

Uma delas é a relaxina (hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta), que tem uma função mais do que preciosa: ajuda o corpo da mulher a ser mais elástico e mais móvel, para acomodar o crescimento do feto durante a gravidez e, é claro, permitir o nascimento.

Obviamente, não é a única revolução que ocorre no corpo da mulher grávida e, entre outras coisas, há uma mudança significativa na tensão que afeta todos os músculos que compõem o assoalho pélvico (púbis e vagina).

O hormônio relaxina, portanto, também atua no nível da estrutura da sínfise púbica, uma articulação específica, determinada pelo contato dos ossos púbicos unidos por uma cartilagem fibrosa. Isso explica a dor na virilha na gravidez.

Além de um incômodo local, esse tipo de problema também pode ser traduzido com dificuldade em caminhar, principalmente em trechos longos.

Obviamente, devido à importância da pelve na distribuição da carga entre um membro inferior e o outro, encontrando no púbis um ponto muito importante de transmissão de forças.

Dor na virilha no primeiro trimestre

Grávida – Foto: Freepik

Durante as primeiras semanas de gravidez, o corpo de uma mulher sofre enormes alterações hormonais, graças às quais é possível se preparar da melhor maneira possível para o papel de mãe. Depois que o embrião é implantado na mucosa uterina, inicia-se um processo intensivo de crescimento, de modo que o útero também aumenta de volume.

Durante a gravidez, o corpo da gestante passa por mudanças muito rápidas que causam doenças específicas. O aumento da produção de hormônios leva ao aumento do transporte de sangue para os órgãos reprodutivos, e esses órgãos se tornam muito sensíveis e inchados. Além disso, você pode sentir uma leve dor abdominal semelhante à que a mulher experimenta antes da menstruação.

A característica dessa condição também é a sensação de “puxar” causada pelo útero, à medida que estica os ligamentos que o sustentam.

Tratamento da dor na virilha na gravidez

Grávida fazendo exercício – Foto: Freepik

Chegamos agora à parte talvez mais importante: como esse problema é resolvido?

  • Tente manter uma postura corporal adequada.
  • Não use sapatos de salto alto.
  • Não carregue ou levante objetos pesados.
  • Tente não ficar parada por um longo tempo. Não cruze as pernas quando estiver sentada.
  • Descanse. Durante o dia, tente deitar-se. Tenha um sono tranquilo à noite. As melhores posições são deitadas de lado, com as pernas dobradas ou deitadas de costas, com as pernas apoiadas, um pouco mais altas que o tronco.
  • Cuide de uma dieta racional, rica em minerais (cálcio, magnésio).
  • Consulte um fisioterapeuta que providenciará para você fazer exercícios seguros.

Dor na virilha durante a gravidez – é preocupante?

Grávida com dor na virilha – Foto: Freepik

Normalmente, a dor na virilha é natural durante a gravidez. Algumas anormalidades só podem ser vistas na dor, quando é súbita, aguda e quando começa a ser acompanhada por outros sintomas perturbadores. A dor súbita deve ser relatada ao médico imediatamente.

A dor súbita pode indicar um descolamento da placenta ou encurtamento do colo do útero e o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro. Se você também tiver sangramento ou manchas durante a dor, deve ir ao hospital o mais rápido possível.

Dor na virilha antes do parto

A dor na virilha na gravidez pode aparecer ou agravar imediatamente antes do parto, quando o bebê toma a posição apropriada, descendo em direção ao canal do parto. Ele, não apenas pressiona contra os ossos pélvicos, mas também exerce pressão sobre os nervos localizados na área do útero.

Leia também: Cólica na gravidez é normal?

O post Dor na virilha na gravidez: causas e tratamento apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Dor na virilha na gravidez: causas e tratamento

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×