Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudo aponta que amamentar diminui dor pós-cesárea

Falar sobre os benefícios da amamentação é uma conversa que rende, não é mesmo? Aqui no blog há vários posts sobre o assunto – eu já listei, inclusive, 10 fatos que reforçam a importância do aleitamento materno, tanto para o bebê como para a mãe. E, hoje, divido com vocês mais um super motivo para as mamães amamentarem: pesquisadores mostraram que essa prática ajuda a aliviar as dores causadas pela cesárea!

Olha só que bacana: um estudo espanhol, conduzido por profissionais do Hospital Universitário Nuestra Señora de Valme, realizou a avaliação de 185 mães que tiveram seus filhos por meio de uma cesariana, nas primeiras horas depois do parto e, novamente, quatro meses depois. O resultado? Aquelas que amamentaram seu filho durante os dois primeiros meses de vida (no mínimo) apresentaram uma probabilidade três vezes menor de sofrer com as dores da cirurgia.

Quer ver como os pesquisadores chegaram a essa conclusão? Eu te conto a seguir!

Imagem: 123RF

Apenas 8% das mulheres que amamentaram por mais tempo sentiram dor

As mães que participaram do estudo foram entrevistadas pelos pesquisadores, que questionaram tanto o nível de dor crônica que elas estavam sentindo (no local da cirurgia) assim como a rotina de amamentação dos seus filhos. Essas perguntas foram feitas entre as primeiras 24 e 72 horas depois da cesárea. E as mesmas questões refeitas quatro meses depois do nascimento do bebê.

Entre as participantes, 87% amamentaram seus pequenos, sendo que 57% o fizeram durante dois meses ou mais. Entre essas mulheres, apenas 8% relataram sofrer com dor crônica após o parto. Por outro lado, entre aquelas que deram o peito para o bebê por menos de dois meses, 23% disseram sentir dor crônica no local da cirurgia durante quatro meses do pós-parto (uma em cada quatro mães aproximadamente!).

Ansiedade também influencia na dor

Vale destacar ainda que o estudo analisou outros pontos para avaliar a dor crônica nas participantes, como a técnica cirúrgica utilizada na cesárea, a educação e a ocupação dessas mulheres, assim como a ansiedade da amamentação.

E foi observado que 54% das mães que amamentaram diziam sofrer de ansiedade, um fator que os pesquisadores consideraram como influente sobre a dor sentida. “Esses resultados preliminares sugerem que a amamentação por mais de dois meses protege contra a dor pós-cesariana crônica, com um aumento de três vezes no risco de dor crônica se a amamentação for mantida somente por dois meses ou menos. Nosso estudo fornece outra boa razão para encorajar as mulheres a amamentar. É possível que a ansiedade durante a amamentação possa influenciar a probabilidade de dor no local cirúrgico quatro meses após a operação”, concluíram os autores.

Dor pós-cesárea é comum?

A dor sentida meses após a cesárea no local da cirurgia é bastante comum. Segundo a introdução desse estudo espanhol, uma em cada cinco mulheres sofre de dor crônica após uma cesárea. Diante desse fator, levar em conta as análises de uma pesquisa como essa é bastante importante para as mamães melhorarem sua saúde e bem-estar depois do parto, não é mesmo?


*** Este conteúdo foi originalmente publicado por ᐅ Mil dicas de mãe ***




This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Estudo aponta que amamentar diminui dor pós-cesárea

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×