Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Banco de Sêmen

As leis brasileiras são muito restritivas quanto a quem pode doar sêmen e em que circunstâncias. As opções legais para casais de lésbicas ou mulheres solteiras que desejem se submeter a tratamentos de fertilidade são muito poucas.

A lei do Brasil especifica:


-O doador precisa ser anônimo, ou seja, não Pode Ser um amigo do casal ou da mulher que gestará a criança. 
-O doador não pode ser financeiramente remunerado, pois a venda de órgãos e material biológico é proibida no Brasil.
-A aquisição do sêmen deve ser feita pela clínica em nome da paciente, jamais diretamente por parte da paciente.

Isso deixa muito poucas opções para as futuras mamães que não são casadas com um homem e querem assim mesmo se submeter a tratamentos de fertilidade. A única opção é o Banco de Sêmen.

É muito importante destacar o processo pelo qual as amostras passam quando ficam no Banco de Sêmen. O processo é mais o menos o seguinte:

- Os Doadores  se inscrevem para fazer a doação. Eles devem ter entre 18 e 45 anos de idade.
- Posteriormente eles são cuidadosamente selecionados por meio de exames. Eles se apresentam no Banco, colhem uma amostra de sêmen que será analisada para saber se o sêmen é viável para a fertilização oi FIV.
- Depois de serem considerados aptos, os doadores se apresentam para preencher uns questionários e fazer uma coleta de sangue para realizar exames como HIV, Hepatite B e C, Sífilis, HTLV, Tipagem sanguínea, etc.
- Depois disso eles agendam 6 doações feitas normalmente uma por semana ou duas por mês. Essas amostras serão congeladas a baixíssima temperatura (196º C negativos). É importantíssimo destacar que este congelamento não pode ser feito "artesanalmente" em casa na geladeira, a temperatura de um freezer não chega nem próxima da temperatura necessária para não danificar os espermatozoides e o descongelamento é feito por profissionais capacitados e utilizando técnicas e equipamentos especiais, mesmo com todos esses cuidados, 50% dos espermatozoides são perdidos no descongelamento. 
- As amostras doadas passam 6 meses em quarentena e só depois deste tempo o doador +e novamente chamado para uma coleta de sangue, repetição dos exames para finalmente liberar as amostras para doação.

No Brasil, há apenas um banco de sêmen nacional, o Proceed. Existem outros bancos pequenos pertencentes a clínicas particulares, porém o Proceed é o único que atende todo o país. Este banco é, para quem conhece um pouco sobre Bancos de Sêmen, uma alternativa bastante precária. 

É um banco com pouquíssimas amostras (em vários momentos chega a ficar sem amostra nenhuma, é preciso aguardar meses a que tenham novas amostras). As informações fornecidas sobre os doadores são pouquíssimas, eles não investigam o histórico de doenças familiares, não fornecem informações claras sobre a etnia dos doadores, não dão nenhum tipo de descrição física do doador como formato dos olhos, do nariz, tipo de cabelo, etc.

As informações fornecidas sobre o doador se limitam à raça (todos os doadores são classificados como "caucasianos", coisa absurda em se tratando do Brasil, país no qual a população de caucasianos é quase nula). Cor da pele (eles só indicam se a pessoa é branca ou morena, não há nenhum tipo de informação sobre o tipo real de cor da pele). Fator RH e tipo sanguíneo. Cor dos olhos. Altura e peso. Cantor favorito (!!!). Religião (!!!). 

Ou seja, praticamente nenhuma informação verdadeiramente importante sobre os doadores é apresentada na hora da escolha. Os doadores são identificados por um número, você recebe uma lista com 6-7 doadores e tem que escolher alguns em ordem de preferência, na hora da clínica realizar a reserva da amostra, uma dessas amostras escolhidas por você será enviada, não necessariamente a que você escolheu como sendo número 1, a clínica vai te informar qual foi o número que conseguiram reservar, em 3-5 dias a clínica recebe a sua amostra e esta ficará congelada até o dia da utilização.

Os custos para a adquisição de uma amostra do banco Proceed estavam em dezembro de 2015 entorno de R$2.700 reais. 

A alternativa para quem não deseja aquirir uma amostra do banco nacional é recorrer a bancos internacionais como o California Cryobank ou o Fairfax Cryobank que fornecem muitas mais opções de doadores, com perfis completíssimos e detalhadíssimos (incluindo até fotos do doador quando era criança) que incluem informações médicas familiares até de bisavôs em muitos casos. As desvantagens de recorrer a estes bancos são principalmente 3:

- O custo é uns mil e quinhentos reais a mais do que aquirir uma amostra nacional. O frete é caríssimo!
- Apenas uma clínica pode fazer a compra do material, não é permitido que você mesma o compre.
- O envio pode ser extremamente demorado, em alguns casos, a espera pela amostra chega a 6 meses!

Caso desejem, cliquem no nome dos bancos de esperma citados no texto e visitem as páginas deles para conhecê-los melhor.







This post first appeared on Maternidade Planejada, please read the originial post: here

Share the post

Banco de Sêmen

×

Subscribe to Maternidade Planejada

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×