Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 fotografias históricas - Os olhos são as janelas da alma

          

"Os olhos são as janelas da alma" - esta frase tem sido atribuída a inúmeras figuras históricas diferentes. Nesse artigo você verá 10 fotografias históricas e a verdade por trás delas.


Na primeira fração de segundo que observamos alguém, o nosso olhar quase sempre se dirige diretamente para os Olhos dessa pessoa, em uma tentativa de descobrir quem ela é, e quais são as suas intenções. 

Os olhos transmitem verdades sobre um indivíduo e sobre a sua alma que não podem ser compreendidas por algo tão inadequado como a linguagem humana.

As fotografias abaixo são imagens históricas onde os olhos dizem tudo. 
São momentos retratando a humanidade no seu melhor e no seu pior: alegria, ódio, medo e coragem. 


1. Loucura

Um Soldado em estado de Shell Shock em uma trincheira durante a Batalha de Courcelette em meados de setembro de 1916, na Primeira Guerra Mundial.

Shell Shock é um termo usado para definir a  reação de alguns soldados durante a Primeira Guerra Mundial ao trauma da batalha. 

É uma reação à intensidade do bombardeio e do combate que produz um desarvoramento cujas consequências são o pânico, a incapacidade de raciocinar, dormir, andar ou falar. Até mesmo o soldado mais preparado, se cair no estado de Shell Shock, perderá todo o autocontrole.



2. Derrota

Um soldado do Exército Vermelho conduz um prisioneiro alemão, depois da Batalha de Stalingrado. 

Os soldados alemães capturados foram aprisionados em acampamentos sem combustível para o  aquecimento durante o terrível inverno russo, sem suprimentos médicos e com poucos alimentos. 

Milhares morreram congelados, por desnutrição e por doenças. Stalingrado está entre as batalhas mais sangrentas na história das guerras. Segundo as estimativas, foram 2 milhões de mortos entre militares e civis.



3. Rendição



Hans-Georg Henke, um soldado alemão de 15 anos,  chora após ser capturado pelo exército dos Estados Unidos, em  Rechtenbach, na Alemanha, em 3 de abril de 1945, ele era membro da Volkssturm, a última linha de defesa alemã contra as forças aliadas. O adolescente desmorona em lágrimas quando vê o seu mundo ruir em torno dele. O pai de Henke havia morrido em 1938; a mãe em 1944.



4. Fadiga


O olhar do assombro de um prisioneiro de guerra americano, em estado de extrema magreza, no momento de sua libertação do campo de prisioneiros alemão pelas forças aliadas. 

A Fotografia Foi Tirada em Limburg, na Alemanha, em 1945.



5. Inveja



Sophia Loren e Jayne Mansfield durante uma festa do estúdio 20 Century Fox, celebrada no dia 12 de abril de 1957 em homenagem à atriz italiana.



6. Desespero

Uma mulher deitada na calçada no gueto de Varsóvia, morre de fome. A fotografia foi tirada por um soldado alemão chamado Heinz Joest, na Polônia, em 1941.



7. Ódio


O homem na foto acima é Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda do Terceiro Reich. Goebbels sorria para o fotografo Alfred Eisenstaedt até descobrir que Ensenstaedt era judeu – a fotografia registra o momento  da descoberta.



8. Maravilhamento


O instante exato em que Harold Whittles, que nasceu surdo, ouve pela primeira vez depois de ser equipado com um aparelho auditivo.



9. Coragem

Bibi Aisha, uma mulher afegã.  Em uma prática conhecida como baad, o pai de Aisha a prometeu para um membro do Taliban quando ela tinha 12 anos de idade, como compensação por um assassinato que um membro de sua família havia cometido. 

Ela casou-se aos 14 anos e foi submetida a abusos constantes. Aos 18 anos Bibi fugiu dos abusos, mas foi pega pela polícia, presa  e mandada de volta para a sua família. Seu pai a devolveu para o sogro. 

Como vingança pela fuga, o sogro, o marido e três outros homens da família levaram Bibi para as montanhas, cortaram-lhe o nariz e as orelhas e a deixaram para morrer. Bibi foi posteriormente resgatada por voluntários dos direitos humanos e por militares americanos. 

Seu rosto mutilado, estampado na capa da revista Time, chamou a atenção do mundo para a violência que paira sobre toda mulher afegã.



10. Inocência perdida

A foto acima mostra Ahmed, aos oito anos de idade, filho de um combatente rebelde sírio, fumando e montando guarda com uma AK-47 fora de uma barricada em Aleppo. Ele é um dos combatentes mais jovens a ser arrastados para a guerra civil em seu país. 

A sua expressão vazia parece sugerir os horrores que  uma criança de sua idade nunca deveria ter de testemunhar.


Fonte: Kid Bentinho


This post first appeared on Mortalha, please read the originial post: here

Share the post

10 fotografias históricas - Os olhos são as janelas da alma

×

Subscribe to Mortalha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×