Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Criando iso personalizado do Calculate Linux

Todos os processos utilizados no Calculate Linux, requer uma certa atenção, para não realizar procedimentos equivocados, ao ler um tutorial na integra, foi necessário realizar algumas descobertas por conta própria.

Aqui o tutorial original

Esses procedimentos não tem nada haver com o Refracta, embora sejam similares em alguns aspectos a Live iso é criada de outra maneira, não é backup. 

Realize o download da ultima versão do Calculate

Ao utilizar o modo gráfico, terminal, sempre descobrirei, qual é a melhor opção, será que o tutorial ensinara, tenha certeza não, necessidade da interpretação de texto.

Realizar uma Distribuição customizada é divertido, porem requer atenção, força de vontade, são requisitos básicos, que podem reforçar  o conhecimento em várias etapas, ocorrerá erros, receios nas primeiras tentativas.

Criando iso personalizado do Calculate Linux
Calculate Console

O que é recomendável para ganhar tempo, baixar a ultima versão do Calculate Linux para customizar, algumas situações para remover programas, dependências deixando a personalização mais enxuta, saiba interpretar as informações de maneira clara,  faça teste na máquina virtual ou Hd de teste em hipótese alguma teste no Hd principal, ocorrera  alguns erros.


Criando iso personalizado do Calculate Linux


Não tente utilizar pastas erradas, vai dar pau ao iniciar o update ou após, caso apresente mensagens de erros, pare o procedimento, refaça do zero, processo para criar a Iso 100% da utilização da Cpu.

  • cl-builder-prepare --source /home/antonio/TesteCalculate/cldl-20181228-x86_64.iso


Realização do processo através do Chroot, todos os comandos funcionam adequadamente no terminal, apenas executar os comandos roboticamente é errado, aqui acessarei a Distro, para executar os comando do portage para remoção e instalação de programas.

  • chroot /run/calculate/mount/distros_CLDL_amd64 /bin/bash



Observações😎

Break build caso seja encerrado de maneira abrupta de alguma maneira estará ativo, não é visível ao gerenciador de tarefas em modo gráfico ou terminal.

Faça uma listagem dos programas que utilizara no dia a dia,  na minha lista de desejos, instalei esses programas, listados abaixo, para o meu dia a dia, caso possua várias maquinas de produção, crie a personalização antes, ganhará tempo, menos estress.

Antes de continuar digite no terminal cl-update para remover as dependências e programas que não deseja utilizar.

emerge -C para remover os programas, eix para buscar os programas instalados, sempre remova o programa e dependências, evitando a reinstalação automática do cl-update.

Atenção ao digitar as palavras do Programas corretamente😎

  • emerge vivaldi audacious thunderbird focuswriter grsync bleachbit gnome-disk-utility mirage telegram-desktop-bin uget dosbox vcl gkrellm gkrellm-themes  geany  ufw



Criando iso personalizado do Calculate Linux
Iso criadas

Não seguindo o tutorial completo, após esse procedimento do terminal, utilizei o modo gráfico, para a finalização da Distribuição personalizada, jamais conseguirei, seguir tudo como se fosse receita de bolo.
Criando iso personalizado do Calculate Linux
Iso personalizada

No meu procedimento realizado, foi através do modo texto, gráfico, segui a metade do tutorial, caso queira utilizar o procedimento completo vai em frente.



This post first appeared on Infonetica, please read the originial post: here

Share the post

Criando iso personalizado do Calculate Linux

×

Subscribe to Infonetica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×