Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quanto pesa o silêncio?



Silêncio.
Quanto pesa esta palavra?
Poderá significar uma emoção positiva ou negativa?
Será presença ou ausência?

Encontro-me a sós com o silêncio. Num encontro sem cerimónia. Não precisamos de qualquer tipo de protocolo. Já nos conhecemos há imenso tempo e partilhamos de uma intimidade no seu estado mais puro. Temos uma relação muito próxima. Nem o constante ruído que se faz sentir lá fora me consegue afastar dele. Muito pelo contrário, cada vez mais, sinto necessidade dele. É o que mais próximo há de mim. Ninguém me conhece melhor. Ninguém tem um poder tranquilizante semelhante ao seu. Ele abraça-me com Aquele abraço que envolve a alma. Ele conhece o meu olhar. Ele consegue suscitar o que de melhor há em mim. Mas enquanto o ruído é oferecido em cada esquina, ele tem de ser procurado. O barulho é da matéria, o silêncio é da alma.

O verdadeiro eu é aquele papel que desempenho com o silêncio. Sem espectadores. Sem palcos. Sem peça estudada. Apenas eu e ele. Despidos de tudo. Sem expectativas. Sem dívidas ou cobranças. O tempo congela. As horas parecem minutos esvoaçantes. No fim de cada encontro, estamos ambos com aquele sorriso de criança feliz, com vontade de recomeçar tudo de novo.

Mal nascemos e já estamos a contribuir para o ruído mundial, com o tão desejado choro de bebé, para satisfação dos pais. Os diálogos, apesar de barulhentos, são cada vez mais vazios. O saber ouvir, o silêncio nas conversas, para a reflexão, têm cada Vez Menos espaço. E ainda assim elas dizem cada vez menos. Conversas mudas de barulho. É cada vez mais raro encontrar pessoas que começam o seu discurso precedido de silêncio. Fazendo acreditar que vem ali um falar pensado. Já diz o conhecido provérbio que quanto mais vazia a carroça, mais barulho faz. Muita das vezes o ruído vem disfarçar grandes vazios. 

Normalmente associa-se o silêncio a lindas paisagens paradisíacas, longe da cidade. Mas o que é de desconhecimento de alguns, é que esse silêncio se encontra em todo o lado. Basta procurá-lo e ele aparece. Um minuto de silêncio num dia agitado, em qualquer lugar, tem um poder revitalizante extraordinário. 

O silêncio é essencial ao processo de auto-conhecimento. E não é só no silêncio da boca, mas o silêncio da mente e da alma. Talvez por isso, cada vez mais se procuram práticas como a meditação ou o Yoga, como forma de chegar até si. Uma vez que silenciar a mente se tornou uma tarefa muito difícil. Quase impossível. 

O silêncio pesa aquele peso que tu lhe deste. Nem mais, nem menos. Pode pesar toneladas, como pode flutuar como uma pena em dias de verão sem bafo de vento.

A emoção associada a ele, é aquela que te invade a alma.

Será presença se gostares da tua companhia. Será ausência, sempre que tiveres necessidade da companhia de outrem para te sentires preenchido.

Bem hajam!
Margarida


This post first appeared on 1 Vida 100 Acasos, please read the originial post: here

Share the post

Quanto pesa o silêncio?

×

Subscribe to 1 Vida 100 Acasos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×