Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Revolução: repetição ou mudança?


A Palavra revolução, anda actualmente na boca de toda a gente. E quando pensamos em revolução, associamos logo a movimentos políticos, a lutas sociais, a confrontos nas ruas e a momentos de grande tensão.

No entanto a palavra revolução é uma palavra antiga para uma ideia moderna (Dicionário da Filosofia Moral e Politica). Originalmente o termo revolução era usado na astronomia, para designar o movimento cíclico das estrelas, cujos trajectos se repetiam, impelidos pelas irresistíveis e potentes forças gravitacionais. Foi este o termo usado por Copérnico, para designar o movimento cíclico dos planetas em volta do Sol, como se pode confirmar pelo titulo da sua maior obra escrita: "Da Revolução das Orbes Celestes" que foi editado em 1543, em 6 volumes. 
Como metáfora politica era utilizada desde a Antiguidade Clássica, para definir a recorrência dos regimes, forçados a regressar sempre às mesmas formas de governar (Dicionário da Filosofia Moral e Politica).  

Esta definição etimológica da palavra revolução, mantém-se até ao século XVII, quando se dá a primeira revolução constitucional em Inglaterra, a chamada Gloriosa Revolução (1688-1689), a partir da qual a Coroa Britânica ficou dependente do Parlamento, evitando deste modo o absolutismo monárquico. 

Com as revoluções americana (1776) e francesa (1789-1799), no século XVIII, o significado da palavra revolução altera-se definitivamente, passando a ter o significado oposto do inicial. Revolução passa então a representar a ruptura com o modelo anterior, a mudança profunda, a alteração. A ideia da revolução como ruptura libertadora é reiterada no século XIX, que recupera da antiga definição o sentido de irresistibilidade e movimento (Dicionário da Filosofia Moral e Politica). Segundo Karl Marx as revoluções são as locomotivas da história, dando assim ênfase ao sentido de mudança da palavra.


Por isso é preciso ter cuidado quando utilizamos a palavra revolução, pois em diferentes contextos podemos estar a dizer que andamos às voltas e acabamos sempre no mesmo sítio, ou que mesmo a andar às voltas vamos acabar num sitio completamente diferente. Eu por mim sou sempre defensora da mudança, logo da revolução associada ao mês de Abril!



This post first appeared on Calçada Da Miquinhas, please read the originial post: here

Share the post

Revolução: repetição ou mudança?

×

Subscribe to Calçada Da Miquinhas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×