Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Termas de São Pedro do Sul


GIF via GIPHY

O moderno equipamento termal da Termas de São Pedro do Sul, actualmente designado como Balneário D. Afonso Henriques, foi recentemente renovado e ampliado, e veio substituir o anterior balneário, construído por iniciativa da câmara municipal, em 1884 e que onze anos passados, depois de ter recebido para tratamento a rainha D. Amélia, passou por Decreto Real a usar o nome de Caldas Rainha D. Amélia. O quinhentista Hospital Real das Caldas de Lafões, mandado construir por D. Manuel I, ficou sem utilidade. Com a implantação da República, em 1910, naturalmente ocorreu uma nova mudança de nome para Termas de S. Pedro do Sul. Bem perto do final do século XX, em 1987 foi inaugurado um novo balneário, o Centro Termal, iniciando-se na mesma altura, a requalificação do balneário anterior e novamente denominado Rainha D. Amélia foi reaberto em 2001, para servir um segmento de aquistas mais requintado e foi dotado com um núcleo museológico e um salão para conferências e exposições.


GIF via GIPHY
Armas reais, mutiladas, na frontaria do balneário de 1884


GIF via GIPHY

Aspectos do praceta e do jardim onde é possível observar a Nascente Tradicional, das Termas de São Pedro Sul, com a água a brotar a cerca de 67ºC que tem vindo a ser aproveitada para fins curativos, desde tempos pré-históricos e mais tarde pelos romanos que terão edificado o primeiro balneário no Séc. I. 


GIF via GIPHY

A tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques, tem naturalmente defensores e opositores mas a presença do nosso primeiro rei nas vizinhas terras de Lafões é pacífica uma vez que foi nas suas Caldas que veio procurar alívio para as dolorosas consequências do grave ferimento, sofrido numa perna no ano de 1169, ocorrido no cerco da praça-forte de Badajoz, quando fugia a cavalo e embateu com estrondo na porta da muralha exterior do castelo. Acabou feito prisioneiro dos cavaleiros leoneses que vieram em socorro dos mouros sitiados na alcáçova e o entregaram humilhado ao Rei de Leão, seu genro D. Fernando II por ser casado com a sua filha D. Urraca. Badajoz embora ocupada pelos muçulmanos estava na área de influênciado reino de Leão por tratado assinado com o vizinho. D. Afonso Henriques nunca mais pode montar e a sua carreira militar terminou. Depois desse incidente passou a deslocar-se numa carreta e limitou-se a administrar o reino com a co-regência do seu filho D. Sancho I. Mas a sua ligação à terra era mais antiga porque em 1152, reconhecendo a importância da Vila do Banho (hoje Termas de São Pedro do Sul) concedeu-lhe o seu I Foral atribuindo-lhe a categoria de concelho. Foi em 1169 e por sua iniciativa que foi edificada a pequena Capela de São Martinho ainda hoje aberta ao culto e com muito devotos como provam os imensos ex-votos depositados sobre o altar.



This post first appeared on Viseu, Fotos Do AJ, please read the originial post: here

Share the post

Termas de São Pedro do Sul

×

Subscribe to Viseu, Fotos Do Aj

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×