Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

"Passeio de D. Fernando" (Actual Rossio)



(...)"Passeio de D. Fernando, - outr’ora Quinta de Maçorim - Depois Campo de Maçorim, feito em parte da mencionada quinta.
Denominou-se também Rocio de Santo Antonio, depois junto d’elle, na parte restante da bella quinta de Maçorim, se fez o convento de Santo Antonio, de frades capuchos.
É hoje o campo e o passeio publico mais bonito de Viseu, mas pouco espaçoso, pouco alindado e muito irregular.
Tem apenas algumas arvores de grande porte, alguns bancos e um pavilhão onde costuma tocar nos domingos e quintas feiras a banda regimental, - e no dicto campo, se erguem os novos Paços do concelho.
Viseu, sendo capital de provincia e uma cidade tão importante e de tantos recursos (desculpem os viseenses a franqueza) não tem um jardim publico, nem uma alameda, nem um boulevard, avenida ou parque de recreio!
Neste ponto envegonham-na Lamego, a 2.a cidade d’esta provincia, e outras muitas Das Nossas cidades de 2.ª ordem, taes são Evora, Vianna, Guimarães, Setubal, Portalegre, Elvas e Beja. Envergonham na até algumas das nossas villas, tais como Cintra, Barcellos, Vila Viçosa, Villa Real de Traz-os-Montes, Valença de Minho – e as praias da Foz do Douro e da Granja.” (...)

Retirado de “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.



This post first appeared on Viseu, Fotos Do AJ, please read the originial post: here

Share the post

"Passeio de D. Fernando" (Actual Rossio)

×

Subscribe to Viseu, Fotos Do Aj

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×