Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como ser um bom professor particular


Quando alguém se propõe a ser um Professor particular, alguns atributos devem ser levados em consideração.

Primeiramente, a pessoa deve apresentar um conhecimento amplo a respeito daquilo que deseja lecionar, para que ela tenha segurança e facilidade na hora de ensinar. Nesse sentido, a utilização de materiais de apoio é interessante tanto para o professor quanto para o aluno. O educador pode se atualizar com informações de livros, enciclopédias e da internet, assim como revisar alguns conteúdos sempre que necessário.

Como mencionado mais à frente, é importante estar em constante crescimento na área de interesse. Além disso, desenvolver os próprios materiais de apoio e o método que serão utilizados nas aulas confere originalidade na didática e no trabalho de quem ensina. A afinidade pela matéria que se quer ensinar é outro ponto importante, visto que todo o processo da aula se torna prazeroso e cheio de momentos bons, pois o esforço investido vale a pena. Caso contrário, o tempo que se passa com o aluno pode ser percebido, por exemplo, como tedioso, já que não existe motivação para o professor estar ali. Aliada ao gosto pela matéria se encontra a facilidade para ensinar.

Muitas vezes, o indivíduo domina e gosta de determinado conteúdo, mas lhe falta habilidade para passá-lo a outras pessoas. Sem didática e método adequados, o ensino se torna complicado. Quando os outros critérios – afinidade e conhecimento – existem e só falta a habilidade de ensino, uma boa opção pode ser o aprimoramento dessa característica a partir das dificuldades pessoais.

Um exemplo é quando o problema está na paciência em lidar com os erros alheios. Nesse caso, uma sugestão é o exercício dessa característica com várias pessoas ao longo de um período de tempo. O uso de outros conhecimentos, além daquele que se pretende ensinar, também é importante, já que lecionar envolve conceitos de atenção, memória, relação interpessoal e ambientação, que serão trabalhados no decorrer do texto.

Pedir dicas e informações a pessoas que já fazem parte da área contribui para uma melhor preparação. Além disso, um fator preponderante nesse contexto é a facilidade de socialização, ou seja, a capacidade de se ter boas relações com pessoas. No geral, lidar com outra pessoa exige habilidade, respeito, empatia, paciência, educação, entre vários outros valores. No caso da relação entre professor e aluno, a atenção a esses elementos é crucial para uma boa convivência.

Cada ser humano é um universo.
Essa frase, conhecida popularmente e adaptada por várias pessoas, diz muito sobre a relação entre professor e aluno. Principalmente nos primeiros contatos, é necessário cuidado com a pessoa com quem se está lidando. Não se sabe como acontece o processo de aprendizagem do aluno, qual o nível de dificuldade que ele apresenta, como ele se comunica e quais as principais características de sua personalidade. Por isso, é importante que o início da relação aconteça com muita cautela, acolhimento e observação. Os meios eletrônicos também estão cada vez mais presentes nas relações entre pessoas, e durante as aulas isso não seria diferente. Cresce, cada vez mais, a necessidade de usá-los, pois eles oferecem rapidez nos diálogos e são formas de se ampliar as aulas para o meio virtual.

As principais vantagens da internet são a divulgação do trabalho do professor em redes sociais e em sites especializados na divulgação do trabalho de professores; o contato rápido e quase imediato que é realizado por esses meios; e a expansão das aulas para outras cidades e países do mundo. No processo de ensino, vale ressaltar a importância da habilidade linguística. Quando o professor apresenta essa característica, um leque ainda maior de opções se abre para ele, e a restrição ao país de origem passa a não existir mais. Além disso, saber se comunicar em libras também é uma alternativa que torna o público do professor ainda maior e mais variado.

Também é fundamental uma constante busca por atualização profissional, já que vários sistemas de avaliação mudam o tempo todo. Por exemplo, faz parte do trabalho do educador conhecer como uma escola avalia determinado conteúdo ou como são as especificações de avaliação de provas como TOEFL, DELF, CELPE, etc. Nesse sentido, também cabe a ele saber sobre as mudanças que eventualmente acontecem, já que elas causam alterações na forma de avaliação. Por fim, uma característica também muito relevante de um bom professor particular é a disponibilidade que ele oferece. É interessante selecionar dias específicos para dar aulas ou deixar horários livres na semana para que os alunos possam escolher como preferem, de acordo com as atividades deles. A relação com o aluno

Para cada aluno, um método diferente. 
Cada pessoa possui limitações, dificuldades, tipo de comunicação e personalidades diferentes. Então, um método de ensino pode servir perfeitamente para uma pessoa, mas pode apresentar falhas quando aplicado a outra. Isso leva à constante revisão metodológica e à adaptação contínua das formas de ensino a cada aluno novo. No início do processo, é predeterminado com base em critérios definidos pelo professor, mas pode sofrer inúmeras modificações e melhorias a partir das experiências vivenciadas.

Como qualquer relação, a de educador e estudante é caracterizada por uma via de mão dupla, em que há aprendizado mútuo.




This post first appeared on Hugo Com H, please read the originial post: here

Share the post

Como ser um bom professor particular

×

Subscribe to Hugo Com H

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×