Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

0490 - Mulher Sem Razão - Adriana Calcanhotto [2008]


Mais uma da série “é cover e não sabíamos”. E desta vez, uma regravação nacional que fez mais sucesso que, talvez, a canção original. Trata-se de Mulher Sem Razão, composição de Cazuza em parceria com Bebel Gilberto e Dé Palmeira. Essa canção foi feita no ano de 1986, porém foi somente lançada em 1989 no último disco solo de estúdio de Cazuza, Burguesia.

A letra traz uma mensagem bem direta: um homem aponta os enganos que uma certa mulher está vivendo e, a fim de persuadi-la a seguir com ele, tenta convece-la a "ouvir o seu coração".

Pensando na discografia de Cazuza, Mulher Sem Razão possui contraponto interessante quando a comparamos com a canção da Faz parte do meu show – composição de Cazuza em parceria com Renato Ladeira lançada em 1988 no álbum Ideologia. Enquanto o eu lírico de "Faz parte do meu show" mente para a moça, pois não pretende cumprir tuas promessas, mas o faz no intuito de protegê-la da solidão, em "Mulher Sem Razão" o sujeito tenta fazer com que a moça saia de um “conto de fadas” e “caia na realidade”, mostrando que os outros homens não a tratam como ele a trata, como alguém que pode dar amor de verdade a ela. Seria o eu lírico de "Faz parte do meu show" um "desses homens que a tratam como um vento que passou"?  

A interpretação de Cazuza é como sempre incomparável. Destaque também para os solos de guitarra e o arranjo mais “puxado” para jazz fusion ou jazz-funk empregados nessa gravação.


Há 2 semanas, o nosso novo colaborador CJ Gueiros fez sua primeira playlist 10 Covers no nosso perfil no Spotify justamente selecionando versões de músicas originalmente lançadas por Cazuza. E para minha surpresa ao pesquisar sobre covers de Cazuza, descobrimos justamente que Mulher Sem Razão na interpretação da cantora e compositora Adriana Calcanhotto é sim uma cover.

Mulher Sem Razão foi lançada em 2008 no disco Maré e se tornou um dos grandes sucessos da carreira da Adriana. A versão foi incluída na trilha sonora da novela da Rede Globo A Favorita como tema do casal Donatella Fontini (Claudia Raia) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia).

Essa cover possui um arranjo mais acústico que combina bem com o estilo da artista gaúcha, voz e violão. Podemos perceber também um trombone que se apresenta nos momentos cruciais da composição, dando uma certa pungência à música. 


Sendo bem sincero, não sabia que essa canção foi gravada originalmente por Cazuza. A primeira vez que eu me lembro de tê-la ouvido foi anos atrás numa rádio FM daqui da região. Eu a ouvi na voz de Adriana Calcanhotto e gostei logo de cara. Para mim, sempre pensei que fosse dela. Mas não é. Que bom que seja assim pois descobrimos mais uma ótima cover de Adriana Calcanhotto.


This post first appeared on 1001 Covers You Must Hear Before You Die, please read the originial post: here

Share the post

0490 - Mulher Sem Razão - Adriana Calcanhotto [2008]

×

Subscribe to 1001 Covers You Must Hear Before You Die

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×