Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Soprano: principais características

Quem quer saber o que é a voz Soprano chegou ao artigo certo. Quando falamos em música e, principalmente, nas produções artísticas, como o teatro e a ópera, não há como negar que essa é uma das vozes mais almejadas.

Afinal, suas características fazem com que a voz seja muito bela, agradável aos ouvidos e até mesmo impressionante por todo o seu poder. Porém, o que será que faz com que esse tipo de voz seja tão único?

Ao longo desse artigo, você verá quais são os tipos de classificação Vocal e as particularidades da soprano. Além disso, vamos apresentar também algumas personalidades que se enquadram nesse perfil vocal para que você possa se situar melhor com a voz!

Vamos começar?

O que é a classificação vocal?

A classificação vocal nada mais é do que a criação de algumas categorias nas quais as vozes se enquadram. Basicamente, usamos 6 nomenclaturas que englobam a maior parte das vozes no mundo. Porém, existem também subdivisões que ajudam a identificar particularidades diferentes de cada voz.

De modo geral, essas são as categorias utilizadas:

Classificações vocais masculinas

  • Baixo (voz mais grave);
  • Barítono (voz intermediária) e;
  • Tenor (voz mais aguda).

Classificações vocais femininas

  • Contralto (voz mais grave);
  • Mezzo-soprano (voz intermediária) e;
  • Voz Soprano (voz mais aguda).

Dessa forma, você pode ver que a classificação vocal serve como uma forma de identificar as notas que cada artista consegue alcançar com conforto. Vale lembrar, porém, que ela não serve como uma restrição. Ou seja, se você é soprano, isso não significa que não poderá performar canções geralmente indicadas para mezzo-soprano.

O importante, tanto na música como em qualquer outra área, é praticar. Assim, você consegue aumentar a sua extensão vocal!

Agora, vamos falar um pouquinho sobre as características dessa voz tão impressionante.

O que é a voz soprano?

Como você viu acima, a soprano é a mais aguda entre as classificações femininas. Ela é conhecida por ter o maior alcance vocal, geralmente cobrindo o espaço ente G3 e F5 na música popular. Quando falamos em ópera, pode alcançar notas ainda mais altas.

Por ser uma voz mais alta e aguda, não é tão comum encontrar artistas da música pop que se enquadram na categoria. Geralmente, as mezzo-sopranos e contralto são mais comuns. Porém, podemos citar alguns exemplos como Cyndi Lauper.

No universo do teatro e da ópera, essa voz já é mais comum por conta de sua dramaticidade. Por ser mais alta, ela confere muita emoção às canções e impressiona no palco.

Existem duas personagens muito famosas no teatro musical que são conhecidas por serem sopranos: Cosette, de Les Misérables, e Christine Daaé, de O Fantasma da Ópera.

Uma curiosidade sobre esse universo é que a nota final de Christine na canção “The Phantom Of The Opera” é tão alta que ela é gravada em todas as produções ao redor do mundo. Afinal, é muito difícil de ser alcançada até mesmo para as sopranos. Logo, para conferir a perfeição no espetáculo musical, essa é a única nota que não é performada ao vivo.

Eu consigo mudar minha classificação vocal?

Muitas pessoas têm dúvidas de se podem “migrar” de uma classificação vocal para a outra. Porém, é preciso entender que a voz é algo que nasce com você. Como mencionamos acima, a classificação engloba as notas que você consegue cantar dentro da sua zona de conforto.

Portanto, seria muito difícil para uma soprano virar contralto, por exemplo. Porém, isso não significa que você não consiga cantar uma canção tradicional desse perfil vocal.

Com a prática musical, é possível aumentar a sua extensão vocal para que consiga alcançar notas além da voz soprano. Assim, você aumenta o seu repertório e pode se tornar uma cantora cada vez melhor.

É muito importante que quem deseja se tornar um cantor profissional faça o mapeamento vocal. Além de ajudar a conhecer melhor a sua própria voz, o exercício permite que você trace um plano de estudos para atingir todos os seus objetivos nesse segmento tão incrível que é a música.

Então, que tal procurar um profissional para descobrir qual é a sua classificação hoje mesmo?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é a voz soprano, deixe seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-la. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

O post Soprano: principais características apareceu primeiro em Cursos de Canto.



This post first appeared on Cursos De Canto, please read the originial post: here

Share the post

Soprano: principais características

×

Subscribe to Cursos De Canto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×