Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fibromialgia - comer para viver, ou, viver para comer?



FIBROMIALGIA

Comer para viver (sem dor)







Optei por redigir este texto com o o intuito de transmitir um conhecimento sobre alimentação de acordo com uma perspectiva não médica, como usualmente se está habituado a ler/ouvir. 
Caso surjam dúvidas, contactem através do email [email protected], colocando no assunto: fibromialgia. Isto para que a resposta seja mais rápida. 
Saliento também que, por motivos legais, as informações aqui presentes não substituem o diagnóstico e tratamento médico.
Os sintomas mais evidentes da fibromialgia são, cansaço, dores generalizadas, sensibilidade e rigidez muscular. Na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), esta doença encaixa-se numa síndrome, chamada de síndrome bi, ou traduzido para português, síndrome de obstrução dolorosa. A dor, na visão da MTC, é o resultado da falha de circulação da “energia” (que em chinês se diz tchi e escreve-se na linguagem ocidental ,Qi) e do Sangue. O que levar ao bloqueio dessas substâncias, leva à dor.
O Qi circula por canais que percorrem e ligam todo o organismo, juntamente com o Sangue. Numa visão ocidental, Qi e Sangue podem ser comparados ao sistema nervoso, sistema linfático, e o sangue propriamente dito, mas esta visão é muito limitativa do verdadeiro conceito de Qi e Sangue da MTC. Mas para este texto não é necessário aprofundar tanto.
Voltando à perspectiva da MTC, a fibromialgia está ligada à disfunção dos seguintes órgãos, Fígado e Baço, mas outros também participam, como Rim e Coração. O Fígado, tem a função de controlar os tendões e o aspecto contráctil dos mesmos, assim como ligamentos e articulações. Está associado ao sistema nervoso também. O equilíbrio emocional pertence a este órgão. Um ditado popular português concorda com esta ideia, quando alguém é constantemente mal humorado, diz-se que “tem maus fígados”. O Fígado, quando sujeito a emoções como a raiva, ressentimentos, frustração, injustiças, tende a bloquear e a causar sintomas vários e diferentes, e no caso da fibromialgia, a rigidez muscular é um deles. Depressão, colite, sintomas pré-menstruais, alguns tipos de insónias, são mais alguns sintomas deste bloqueio.
O Baço é responsável pela produção de energia, de sangue e de controlar alguns processos inflamatórios e infecciosos. Por norma, este órgão, na nossa sociedade, tem tendência a estar debilitado, devido, principalmente à alimentação. Emocionalmente este órgão é afectado pela melancolia, o pensamento e estudo excessivo. Mas sem dúvida, a alimentação é o mais frequente, pois também é um órgão que participa activamente na digestão. Emagrecimento ou aumento de peso mesmo comendo pouco, tendência a fezes moles, alterações intestinais, cansaço, são os sintomas mais comuns quando há alterações neste órgão.
Feita uma explicação muito resumida da visão da MTC, pode-se perceber por aqui que o aspecto emocional e os hábitos alimentares têm grande peso no desenvolvimento da doença, mas também na atenuação dos sintomas.
O sistema digestivo, é sem dúvida dos sistemas mais importantes do nosso organismo. Realizando um correcto funcionamento, é uma garantia de que todo o resto será suprido com os melhores nutrientes. Alguma alteração na digestão, a médio, longo prazo levará ao défice de substâncias nutritivas importantes, e isso trará, inevitavelmente a doença. Na MTC o estômago e o baço são dois órgãos considerados como a origem da energia corporal, e como se compreende, um mau funcionamento levará uma quebra na energia vital. Toda a funcionalidade do organismo depende de uma boa digestão e absorção de nutrientes. Assim, tratar bem deles é um princípio para uma boa saúde, ou recuperação de uma enfermidade.
Os hábitos alimentares dos ocidentais são muito desregrados e carregados de substâncias que o nosso organismo não reconhece,  e que interferem no bom funcionamento das hormonas e conexões nervosas. Alguns aditivos que se colocam em alguns “alimentos” provocam nervosismo, por exemplo. Outros provocam agitação nas crianças, tornando-as hiperactivas. A quantidade de açúcar e gordura, com o intuito de criar a viciação do consumidor, são armas letais para quem absorve esses pseudo Alimentos. Assim, para quem quer manter uma saúde mais estável, ou para quem pretende melhorá-la, deve ter muito, mas muito cuidado com os estilos alimentares do seu dia a dia. Afinal, o nosso organismo constitui-se por aquilo que comemos.
Do meu ponto de vista, a constante ingestão de alimentos, de três em três horas, não é saudável. Porquê? Porque esse tipo de dieta produz uma contínua descarga de insulina no sangue, com vista a reduzir o açúcar circulante no sangue. Ora, isto leva a crer que o pâncreas estará em incessante trabalho, levando-o ao desgaste físico, e num futuro à paragem de formação de insulina, surgindo a diabetes. A falta de descanso deste órgão levará também a gerar um processo inflamatório constante, que como se sabe, inflamação crónica não é saudável. Mas não é só o pâncreas o afectado. Estômago, fígado, vesícula biliar, intestinos, rins, coração, cérebro, sistema nervoso (este ultimo bastante afectado) não descansam o necessário para se recomporem de um intenso trabalho. Imagine que você trabalha horas seguidas sem descanso, como ficaria após cinco anos seguindo esta rotina? Bem não era de certeza. O seu organismo estaria completamente exausto, esgotado. Assim, os órgãos, que fazem parte integrante e inseparável do seu corpo, também se cansam. É necessário dar-lhes descanso e tempo de recuperação, para que as suas forças se renovem.
Desta forma, é ilustrada uma sugestão de novos hábitos alimentares. Tenha atenção que, se esta alteração não se ajustar à sua condição de saúde, não a deve seguir. Pode fazer as adaptações que considera relevantes. Algumas das informações citadas a seguir poderão lhe fazer confusão por serem diferentes das ideias que vigoram no mundo médico-científico, mas não se preocupe, medite sobre o que vai ler e veja o que pode mudar.

Começo por citar os alimentos que devem ser removidos, eliminados ou reduzidos gradualmente dos seus hábitos.
1-      Café
2-      Bebidas alcoólicas
3-      Refrigerantes
4-      Açúcar refinado
5-      Farinhas refinadas
6-      Pão branco
7-      Sal fino (sal de mesa)
8-      Vinagre
9-      Leite e seus derivados
10-   Manteiga e margarinas
11-  Charcutaria
12 - Gelatina
            - Chocolate, bolachas, bolos, rebuçados, gomas, gelados 


Por norma estes “alimentos” são usados quase diariamente, e isso produz um efeito cumulativo que ao longo do tempo produzem alterações em vários pontos do organismo. Uma questão que surge é a seguinte: é possível substituir estes alimentos? Sim, é possível. Pela mesma ordem, os produtos acima serão substituídos por:

1-Cevada
2-Água
3-Sumos naturais feitos e consumidos no momento
4-Açúcar mascavado, mel, stévia
5-Farinhas integrais
6-Pão intergral ou de mistura
7-Sal marinho integral
8-Limão e especiarias
9-Bebidas vegetais, soja, aveia, amêndoa, côco.
10-Azeite, óleo de linhaça, óleo de côco
11- “Charcutaria” vegetal
12- Gelatina vegetal (agár-agár)

A retirada destes alimentos, por si só podem produzir melhorias no estado geral. Nalguns serão mais rápidas, noutras pessoas demorarão um pouco mais.
Lembre-se de que, por vários anos, praticou um tipo de alimentação à qual o seu organismo se adaptou, agora, com esta mudança, terá que se reajustar novamente e isso não acontece instantaneamente.

A seguir será descrito um sistema alimentar. Este método contempla apenas três refeições diárias. O uso deste tipo de alimentação é usado por várias pessoas, e também em algumas clínicas de medicina natural. Inicialmente soará um pouco estranho, mas esta dieta visa o descanso de todos os órgãos digestivos, mas também de outros sistemas do corpo humano que são solicitados para manter uma correta digestão, nomeadamente o coração, rins, cérebro e sistema nervoso.  É importante compreender que comer constantemente provoca um desgaste físico enorme e isso, com o passar dos tempos pode desenvolver uma tendência à baixa energia mental e orgânica. Assim, comer a quantidade correta, na hora certa e usando os alimentos mais saudáveis, será com certeza um meio para dar ao seu corpo força e vitalidade.
Ao enveredar por este novo sistema alimentar,  poderá sentir que é difícil, mas a boa notícia é que não precisa de ser radical. Deve mudar passo a passo. Comece pelo pequeno almoço, e quando esse novo hábito estiver enraizado passe para o jantar. Assim, não sentirá a pressão e a culpa de não mudar tudo de uma vez. Sentirá antes a vitória e o sucesso de que realmente consegue. Isto, aliado à sua vontade em querer mudar, fará certamente a diferença.
Como referido anteriormente, este sistema é composto de três refeições diárias, pequeno almoço, almoço e jantar. O ideal é que, entre as refeições, haja uma pausa de pelo menos cinco horas, para que os órgãos possam descansar, sendo que, beber água é a única coisa permitida ingerir. Mas para aguentar este tempo sem comer, pois de início o seu corpo irá reclamar, as refeições devem ser bem compostas e com substância suficiente para aguentar um dia, escolhendo alimentos que nutram e saciem.
Às refeições do almoço e jantar, o uso de bebidas durante as mesmas, não é recomendado. Beber às refeições atrapalha todo o processo digestivo, dificultando a decomposição dos alimentos e sua correcta absorção. Beber, apenas fora das refeições, e como dito anteriormente, apenas água. Tudo o que vai para além desse líquido deve ser banido da sua despensa. Se deseja uma bebida adocicada, use sumos naturais feitos na hora ou água vitaminada, que nada mais é que, um jarro de água com frutas cortadas em pedaços e deixar macerar no frigorífico durante uma noite. Após isto a bebida está pronta para ser consumida, de preferência à temperatura ambiente e nunca gelada.
As refeições intercalares, ou lanches entre as refeições, não são benéficas, tirando raros casos, mas mesmo assim são evitáveis. Estes lanches quando tomados, interrompem o descanso dos órgãos, deixando-os cansados e sem tempo para recuperarem para uma refeição mais pesada.
Para as demais refeições, dê preferência a produtos de origem vegetal, como legumes, frutas, frutos secos e sementes. Estes alimentos são riquíssimos em substâncias nutrientes e menos vulneráveis à poluição. Conferem ao nosso corpo factores que incrementam a saúde e diminuem o risco de contrair doenças.
 Reduza substancialmente os produtos animais, como carne, leite, peixe, ovos e mariscos.  Quanto à carne, a melhor opção serão as famosas carnes brancas e dentro destas, opte pelas caseiras. Dentro da carne vermelha, a carne de vaca será preferível, mas lembre-se de que hoje em dia esses animais são maltratados e injectados com medicamentos que passam para si. Fuja e proíba dentro da sua casa o uso de carne de porco e coelho. Dentro dos peixes, o melhor são os peixes que possuem escamas, isto porque, essa parte do corpo do animal protege-os da poluição do mar e assim menos porcaria entra no seu corpo. O marisco deve ser todo evitado. Estes animais são como filtros do mar, limpando-o de toda a sujidade que existe, desde cadáveres, dejectos, combustíveis, etc.
A forma como cozinha tem também uma palavra a dizer para o ganho ou perda da saúde. Tradicionalmente, é hábito ouvir que, grelhados e cozidos são mais saudáveis. Os cozidos são aceitáveis, apesar de perderem algumas substâncias durante o processo. Mas quanto aos grelhados, são uma forma de cozinhar bastante agressiva e perigosa para todos os organismos. É bem conhecido pela ciência que estes cozinhados contribuem grandemente para o surgimento do cancro do estômago. Mas vai para além desta doença, os efeitos dos grelhados na saúde. Os alimentos quando sujeitos a altas temperaturas, principalmente acima da temperatura de ebulição da água (100 C), todos os seus elementos químicos, desde gorduras a proteínas, passando pelos minerais e vitaminas, são completamente alterados ou destruídos. Ora, essa transformação não trará vantagens para o organismo que os ingere, pelo contrário, para além de não ingerir substâncias nutritivas, ingere compostos recém formados provocados pela acção intensa do calor. Desta forma, tudo o que é sujeito a altas temperaturas deve ser evitado, ou reduzido drasticamente o seu consumo. Por isso, grelhados, assados e fritos, não devem fazer parte de um sistema dietético para quem quer ser saudável.
Comer demasiadas refeições cruas, hábito muito generalizado, apoiado na ideia de ser mais saudável, também não é o melhor. Saladas, alimentos cozinhados comidos a frio, como sandes, devem ser evitados. Procure comer as saladas com refeições cozinhadas, como acompanhamento. Bebidas geladas, incluindo a água, é algo a evitar.
Tendo em mente tudo o que foi dito, em seguida será descrito o exemplo de sistema alimentar das três refeições diárias. Os horários são apenas sugestão, sendo que devem ser adaptados à sua condição. Apenas realço que a hora de dormir, sempre que possível, deve ser sempre antes das 22:30.



Modelo de horário para dieta de três refeições


08h00 – pequeno almoço
13h – almoço
18h ou 19h – jantar

“Pequeno almoço de Rei, almoço de Príncipe, jantar de Pobre.”


Lista de alimentos a consumir no pequeno almoço

Flocos de aveia, como sugestão, papas de aveia (como base)
Sementes de linhaça (trituradas no momento)
Nozes, amêndoas ou avelãs (3 a 5 porções)
Bagas de goji
Fruta ( 1 a 2 peças de fruta, principalmente da época)
Bebida vegetal (de preferência feita em casa)
Pão integral ou de mistura


Lista de alimentos para o jantar

Sopa, regada com um fio de azeite, ou óleo de linhaça, e uma colher de chá de levedura de cerveja em pó.
ou
2 a 3 peças de fruta da mesma variedade e de preferência da época


Para o almoço – não será descrita uma ementa, mas sim regras a adoptar durante a refeição. Utilize as informações dadas anteriormente para executar um almoço saudável.

- Opte por reduzir bastante os produtos animais e aumentar os produtos vegetais. Em vez   de acompanhar um bife com um arroz e salada, acompanhe o arroz e salada com um bife. Para ajudar até nas finanças da sua casa, faça de um bife, dois bifes. Ao comer menos, gasta também menos.
- Não beba nada às refeições. Se precisar de beber, aguarde 30 minutos após ter terminado a refeição, e tome um pouco de chá de camomila, quente.
- Evite as sobremesas.
- Coma bem devagar, mastigando muito bem, e livre de ambientes de tensão emocional. A MTC afirma que as refeições devem demorar no mínimo 45 minutos.
- Não veja televisão durante o seu almoço.
- Procure sempre ter o mesmo horário para as refeições.
- Coma a quantidade necessária e não a que deseja. 
- Nunca ingira apenas saladas e sandes, ou comidas rápidas ao almoço.
- Quanto mais natural a sua alimentação, melhor.
- Cozinhe com métodos mais neutros, como cozidos, estufados, escalfados, etc.

Entre as refeições

Beba apenas água purificada e se a “fome” apertar mesmo muito muito, coma uma peça de fruta, ou beba mais água.


Lembre-se

NÃO VIVA PARA COMER, MAS SIM, COMA PARA VIVER.




                                                                                                                                   Filipe Gonçalves
                                                                                                             Director clínico da clínica Pela Minha Saúde


This post first appeared on Pela Minha Saúde, please read the originial post: here

Share the post

Fibromialgia - comer para viver, ou, viver para comer?

×

Subscribe to Pela Minha Saúde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×