Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Estado cubano, vassalo da Rússia e sob domínio de Putin

Encontro de Putin e Díaz-Canel
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas

AR NEWS:  Brasil, Maceió ,05/12  de 2022





Por MANUEL CUESTA MORÚA.-

Com mais clareza do que em qualquer momento anterior, observamos desde 2018 um  declínio acelerado do discurso , do repertório, da capacidade e da visão do Estado no governo cubano . Um desafio para o presente e futuro da nação.


🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui

As  recentes  declarações do presidente não eleito de Cuba em sua  viagem à Rússia , uma expressão retórica desse declínio, preocupação e indignação. Não há dúvida de que, devido à sua diversidade cultural, o povo cubano é e pode ser amigo do povo russo . É a característica dos povos universais: a sua abertura ao outro e aos outros. Mas jamais seria amigo de Putin e de um regime genocida que, a cada derrota em sua guerra bárbara, injustificada e ilegal, só ocorre para bombardear indiscriminadamente cidades, infraestruturas civis e a população.

Na véspera da visita de Miguel Díaz-Canel, a Rússia havia lançado mais de uma centena de mísseis contra populações indefesas . Com isso, está  prestes a realizar na Ucrânia o que os especialistas já chamam de Holodomor , um genocídio sob o rigoroso inverno ucraniano, nome que toma como referência a fome que matou quase quatro milhões de cidadãos daquela admirável cidade entre 1932 e 1933, também causada pela Rússia.

É perigoso da mesma forma que,  em nome de Cuba, se legitima a anexação de territórios de um Estado soberano, membro das Nações Unidas e com o qual nosso país mantém relações diplomáticas. Isso poderia causar o rompimento das relações entre dois países devido à negação política e diplomática explícita da integridade territorial de um Estado por outro. E não nas Nações Unidas, onde poderia ser legítimo questionar o jogo político, mas sob o esplendor do Kremlin, nas garras dos mais fortes. Não reconhecer um Estado agredido, face a face e na casa do Estado agressor, é, além de rebaixar a dignidade do Estado cubano, um ato do típico neófito político, que deve estar despertando, junto com o riso, a desconfiança de todo o estreito círculo de homens de Putin: o cinismo russo, bem descrito pelo escritor Paul Valery, ensina a desconfiar do homem fraco que bajula.

Tal irresponsabilidade só pode ser incubada na ignorância, na ausência de mira e na falta de altura de Estado . Também em desacato às premissas do direito internacional tantas vezes invocadas.

É ridículo que os  impulsos imperiais da elite russa sejam justificados por um suposto conhecimento rigoroso da história. Além disso, anticubanos. E  incrível que seja feito de e em nome de Cuba . O presidente não eleito de nosso país, cujo conhecimento da história é comparável ao da economia, deve saber que o revisionismo da história está na  origem dos apetites imperiais contra os quais toda a história de Cuba se revolta , nossa tradição é fundada de anti-imperialista política externa e que, aliás, é inconstitucional. Você também deve saber que, se revisar a história,  a Ucrânia pode recuperar sua hegemonia sobre a Rússia .

Isso é extremamente arriscado e sério. Ultrapassa, em termos de direito internacional, o apoio que o governo cubano então deu à invasão da ex-Tchecoslováquia e o silêncio que manteve quando o Iraque invadiu o Kuwait. Na década de 1960, época de amadurecimento das regras do direito internacional, a justificativa era ideológica: que tipo de modelo de Estado permitia um poder no que considerava sua esfera de influência, mas onde as nações permaneciam intactas. Agora o desmembramento de um país está sendo endossado. Somente os aprendizes de feiticeiro em como os estados são administrados podem levar sua retórica a tal abismo.

E sua genuflexão, beirando a podridão diplomática. Cuba não é um Estado aliado da Rússia, mas um Estado vassalo que  troca a subserviência pelo adiamento da dívida . E isso cobra barato. Tal reconhecimento internacional da tentativa de desmembramento e tomada de outra nação, que os ucranianos corajosamente frustram, deveria ser pago pelo menos com um segundo perdão da dívida cubana. Mas,  como é típico de governos com muita miséria e pouca dignidade, Cuba carrega para baixo uma disputa diplomática internacional de alto risco.

De igual alarme para Cuba. Você se lembra de Guantánamo? E preocupante para a região. Você se lembra dos conflitos territoriais entre a Nicarágua e a Colômbia, a Venezuela com a Guiana ou a Bolívia com o Chile? O que diria o governo cubano se alguns cabeças-quentes do hemisfério decidissem resolver suas reivindicações e conflitos históricos como Putin? Você invocaria a leitura rigorosa da história latino-americana?

Incrível que isso esteja acontecendo de Cuba. Hoje o governo cubano está na vanguarda de um investimento na arena mundial que poucos intuem . Numa indigesta ironia histórica. Quando as velhas metrópoles defendem a ordem que nasceu, contra elas, para o igual reconhecimento de novas e velhas nações então colônias -com sua correspondente integridade territorial-, agora muitas delas defendem, fazem vista grossa ou são neutras com as políticas francamente imperialistas que a Rússia está propagando e que outros aspirariam, como a Hungria, por exemplo.

O campeão dos Não-Alinhados acaba por liderar uma disrupção imperialista à moda antiga , que condena e da qual diz defender-se num outro suposto imperialismo. E tenta nos fazer acreditar, numa projeção de sua própria estupidez, que é um Estado igual à Rússia, defendendo-se do mesmo inimigo, os Estados Unidos, aquele que usa justamente mais recursos para proteger a integridade territorial do que Cuba, devido à sua própria história, deveria estar reivindicando para a Ucrânia.



Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

Essas pessoas não aprendem. Os Estados Unidos e a Rússia concordarão novamente, no devido tempo. E Cuba?

Há uma perversão nisso tudo que não pode ser escondida ou explicada pela mediocridade, por mais exuberante que ela tenha se mostrado nesses quase cinco anos.

Parecemos uma província rebelde dos Estados Unidos, da qual exigimos o pagamento de uma dívida que na realidade não tem, e agimos como uma província obediente à Rússia, diante da qual nos contorcemos para estender uma dívida que nunca poder pagar. O Governo quer falar em pé de igualdade com o “inimigo”, e fala em pé de igualdade com o “amigo”.

Qualquer esforço para respeitar o governo cubano não encontra fundamento nessa insubstancialidade política. Em Díaz-Canel, a elite cubana conta com um zagueiro com pouquíssimas credenciais. Cuba, um liquidatário .


📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências
CUBA DIÁRIO
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:






This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

O Estado cubano, vassalo da Rússia e sob domínio de Putin

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×