Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cuba : autoridades estão repetindo as táticas repressivas que usaram por décadas , diz Anistia Internacional

Repressão cubana


AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas








Após uma nova onda de Protestos em toda a ilha em Cuba nos últimos dias, há indicadores preocupantes de que as autoridades estão repetindo as táticas repressivas que usaram por décadas e também durante a repressão aos manifestantes em 11 de julho do ano passado, disse hoje a Anistia Internacional. .
“Na última onda de protestos que dura vários dias, os cubanos estão exercendo seus direitos simples, mas historicamente reprimidos, à liberdade de expressão e reunião. De forma alarmante, parece que as autoridades estão repetindo as táticas de repressão que usaram no ano passado para deter e silenciar manifestantes, centenas dos quais permanecem na prisão”, disse Erika Guevara-Rosas, diretora para as Américas da Anistia Internacional.


🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui

“A comunidade internacional deve condenar os ciclos de repressão que estamos vendo em Cuba nos termos mais fortes possíveis. É inaceitável que as autoridades continuem intimidando, ameaçando, detendo, estigmatizando e tentando silenciar qualquer pessoa que exija necessidades como eletricidade, comida e liberdade”.

Desde o início dos protestos no final de setembro, a Anistia Internacional recebeu relatos de interferência contínua na Internet, envio de policiais e militares, incluindo cadetes, para reprimir os protestos e detenções arbitrárias.

A partir da noite de 29 de setembro, as autoridades cubanas parecem ter fechado intencionalmente o acesso à Internet em todo o país. A interrupção na internet durou pelo menos duas noites consecutivas.

As autoridades cubanas controlam a única rede de telecomunicações do país e muitas vezes restringiram o acesso à internet em momentos politicamente sensíveis ou momentos de protestos.

A Anistia Internacional soube que as últimas interrupções na internet dificultaram a comunicação das famílias após a passagem do furacão Ian, em um momento em que muitas pessoas tiveram suas casas danificadas. Eles também impactaram a capacidade de observadores independentes de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, e jornalistas independentes de documentar a situação dos direitos humanos no país. A jornalista Luz Escobar disse à Anistia Internacional que sua internet foi cortada três noites seguidas, afetando sua capacidade de trabalhar, e que, a partir de 4 de outubro, vários outros jornalistas que trabalhavam em seu jornal online independente, 14 y medio, estavam sem internet.

O Crisis Evidence Lab da Anistia Internacional também analisou vários vídeos que não apareceram online antes desses protestos. Um vídeo analisado pela Anistia Internacional foi filmado na Rua 41, na esquina da 66 em Havana, Cuba, e parece mostrar o destacamento de cadetes militares à paisana, armados com tacos de beisebol, cantando slogans pró-governo, incluindo “Eu sou Fidel”.

Outro vídeo , que também apareceu pela primeira vez online no contexto dos protestos, e que é consistente com outros vídeos que a Anistia Internacional verificou dos protestos, parece também mostrar cadetes com tacos de beisebol perseguindo e depois detendo manifestantes.

As autoridades cubanas desenvolveram um sofisticado mecanismo para controlar qualquer forma de dissidência e protesto, conforme documentado anteriormente pela Anistia Internacional. Enquanto as autoridades de segurança do Estado geralmente realizam vigilância e detenções arbitrárias de críticos, o Comitê para a Defesa da Revolução (membros locais do Partido Comunista que colaboram com autoridades do Estado e agências de aplicação da lei) também fornecem ao Estado informações sobre o que é considerado , “atividade contra-revolucionária”. “Atos de repúdio” – manifestações lideradas por apoiadores do governo com a suposta participação de autoridades de segurança do Estado – também são comuns e visam assediar e intimidar os críticos do governo.

Enquanto a comunicação com Cuba continua atrofiada devido à interferência na Internet, o Justicia J11, um grupo estabelecido após a repressão aos manifestantes em julho de 2021 – relatou 26 detenções desde 30 de setembro, principalmente de jovens e artistas, 19 dos quais permaneceram detidos como de 4 de outubro de 2022.

As autoridades cubanas criminalizaram quase todos os que participaram dos protestos em julho de 2021, incluindo algumas crianças, mas negaram categoricamente qualquer violação de direitos humanos e atribuíram a culpa pela situação econômica quase exclusivamente ao embargo econômico dos EUA. Da mesma forma, em 2 de outubro de 2022, o presidente Díaz-Canel minimizou a natureza generalizada dos últimos protestos e sugeriu que uma minoria de “contra-revolucionários” com conexões fora de Cuba havia realizado “atos de vandalismo, como bloquear estradas ou atirar pedras”. e seria tratado com a “força da lei”.


Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

Fundo

Após a passagem do furacão Ian, a eletricidade foi cortada em várias partes da ilha, aumentando as frequentes quedas de eletricidade nos últimos meses. Os dados de luz noturna da NASA mostraram uma diminuição significativa nas luzes entre 23 de setembro, antes da morte de Ian, e depois, em 30 de setembro.

A falta de eletricidade exacerbou as violações dos direitos econômicos e sociais no país, já que nos últimos meses os cubanos tiveram que fazer fila por muitas horas para comprar alimentos e outras necessidades, em um contexto de escassez generalizada de alimentos.

Os recentes protestos ocorreram apenas 14 meses após os protestos generalizados semelhantes em 11 de julho de 2021, que foram seguidos por uma repressão à dissidência. Centenas continuam presos pelos protestos de 11 de julho, incluindo três prisioneiros de consciência: os artistas Luis Manuel Otero Alcántara e Maykel Castillo Pérez, além do líder da oposição não oficial, José Daniel Ferrer García. Outros prisioneiros de consciência nomeados pela Anistia Internacional na época foram libertados sob a condição de irem para o exílio.



📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Cuba : autoridades estão repetindo as táticas repressivas que usaram por décadas , diz Anistia Internacional

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×