Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Otimismo pode ser aprendido


Alfredo Ruiz
Psicólogo clínico

Otimismo pode ser aprendido



Otimismo pode ser aprendido
Otimismo pode ser aprendido 

Uma das características da depressão é a elaboração de ideias pessimistas, repletas de explicações negativas sobre as dificuldades que nos são apresentadas.


No entanto, se formos capazes de esquecer o pessimismo e aprender habilidades que nos permitam enfrentar o transtorno de maneira otimista, superaríamos a depressão na maioria dos casos.


Dois conceitos são importantes ao entender a depressão:


O primeiro é o conceito de “ desamparo aprendido ” , que é a reação a desistir, sem assumir qualquer responsabilidade, a acreditar que tudo o que fizermos será sem importância e sem efeito. Então, as coisas, por que lutar se tudo permanecerá igual ?, é a maneira usual pela qual essa desesperança se manifesta.

Outro conceito é o "estilo explicativo" , que é a maneira que escolhemos explicar para nós mesmos por que as coisas acontecem conosco. Quando temos um Estilo Explicativo otimista, explicamos o que acontece conosco de uma maneira positiva, que serve para aprender com os erros e não diminui nas tentativas de alcançar o que nos propusemos a fazer. Por outro lado, com um estilo explicativo pessimista, nada fazemos além de aumentar o desamparo e, portanto, a depressão.

A escolha que fazemos para nos explicar as coisas determina até que ponto o desamparo pode ir ou quanta energia será contada quando encontrarmos os reveses habituais e as derrotas inevitáveis ​​que freqüentemente ocorrem em todas as esferas da existência.

  • Pessoas que aprenderam um estilo explicativo pessimista durante a infância e a adolescência, quando são vítimas de um revés, têm mais probabilidade de ficar deprimidas do que aquelas que aprenderam um estilo explicativo otimista, que melhor resistirá à frustração e à depressão.

Para provar sua teoria de que o pessimismo é uma das causas da depressão, o psicólogo americano Martín Seligman precisou demonstrar que mudar o estilo explicativo pessimista por um Estilo Explicativo Otimista aliviou a depressão. Você conseguiu nesta tentativa?

Seligman determinou que a terapia cognitiva permite essa mudança, uma vez que a pessoa pode aprender várias habilidades, o que a leva a mudar seu estilo explicativo de pessimista para otimista permanentemente. Portanto, você pode aprender a ser otimista e que ser otimista pode derrotar a depressão.

Ainda mais, Seligman construiu instrumentos que medem otimismo e pessimismo e, portanto, preveem o desempenho de uma pessoa. Ele verificou sua teoria em três áreas:

1. nas vendas, com vendedores de seguros de uma empresa americana na qual selecionaram vendedores otimistas que obtiveram negócios significativamente maiores do que pessimistas e deserções muito baixas.

2. Nos esportes, ele descobriu que atletas individuais e equipes otimistas obtiveram mais vitórias.

3. Na área da saúde, ele investigou pessoas com câncer e estabeleceu a relação entre secreção de catecolaminas exauridas por pessimismo-depressão-catecolaminas-secreção de endorfinas exauridas-supressão de doenças imunes.

Ultimamente, Seligman estava trabalhando em um programa de prevenção de câncer com terapia cognitiva. Esperamos que você seja bem-sucedido nesta investigação, embora todas as evidências sugiram que a mentalidade positiva tenha um efeito mais que positivo na recuperação de todos os tipos de doenças. O humor também ajuda a se sentir melhor e a secretar hormônios que melhoram o bem-estar geral da pessoa.



This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Otimismo pode ser aprendido

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×