Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vacinação contra Febre Amarela: Reações Adversas e Contraindicações

                                     Perguntas e respostas para Profissionais de Saúde 
                  Vacinação contra Febre Amarela: Reações Adversas e Contraindicações
Vacinação contra Febre Amarela: Reações Adversas e Contraindicações


1) A vacina da febre amarela pode dar reação após a aplicação? A maioria das reações que podem ocorrer são as locais e a mais frequente (4% em adultos) é a dor no local de aplicação, que tem intensidade leve e moderada, pode durar 1 ou 2 dias. 


2) Quais são as outras reações que podem ocorrer? As manifestações sistêmicas, que mais ocorrem e que são consideradas sem gravidade, são febre com duração de até 7 dias, cefaléia e mialgia. 


3) Podem ocorrer reações graves? Essa é uma vacina das mais seguras e eficazes, entretanto, raramente reações graves e até fatais tem sido notificadas. No Brasil, a incidência de eventos adversos graves associadas a vacina foi de 0,42 casos por 100.000 doses administradas. 


4) Quais são os eventos adversos graves que podem ocorrer? Reação alérgica grave: urticária generalizada, dispneia, broncoespasmo,edema de glote, anafilaxia; Doença Neurológica Aguda: encefalite, meningite, Síndrome de Guillain-Barre. No Brasil ocorre 0,2 casos por 100.000 doses; Doença Viscerotrópica Aguda: manifestações semelhantes à doença, muito rara, que ocorre por disseminação do vírus vacinal. A gravidade varia desde sintomas leves, até um quadro de falência de múltiplos órgãos e óbito. O risco desse evento grave ocorrer é de 0,05 casos por 100 mil doses aplicadas.

5) Quais os sintomas da doença viscerotópica aguda pós vacinal? Após os sintomas iniciais inespecíficos: febre, cefaléia, mialgia, artralgia, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, há o aparecimento de icterícia, trombocitopenia, elevação das transaminases, das bilirrubinas totais e da creatinina. Podendo progredir para a insuficiência hepática, renal e até óbito. 

6) Os indivíduos que apresentam contraindicações para a vacinação podem apresentar reações graves e/ou mais frequentes? Os estudos internacionais nos fazem crer que sim.

7) Quais os critérios de precaução e de contraindicação por comorbidades para a vacina da FA? 


Precauções: 



- Crianças menores de 2 anos de idade não vacinadas contra febre amarela, não administrar as vacinas tríplice viral ou tetra viral simultaneamente com a vacina febre amarela. O intervalo entre as vacinas é de 30 dias. 


- Nos casos de doença agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com intuito de não se atribuir à vacina.


- Indivíduos que receberam a vacina da Febre Amarela tornam-se inaptos à doação de sangue por 04 semanas após a vacinação. 


- Nutrizes e Lactantes: adiar a vacinação até a criança completar 6 meses de idade. Se a mãe for vacinada acidentalmente, suspender a amamentação por 10 dias.


- HIV: recomendado avaliação médica

- Lúpus Eritematoso Sistêmico: recomendado avaliação médica

- Artrite Reumatóide: recomendado avaliação médica 

- Transplantados de medula óssea: recomendado avaliação médica 

- Mieloma: recomendado avaliação médica 

- Linfoma: recomendado avaliação médica 

- Doença Falciforme em uso de Hidroxiureia: recomendado avaliação médica 

- Indivíduos que encerraram as terapias imunossupressoras : recomendado avaliação médica



Contraindicações: 



Está contraindicada a vacina contra Febre Amarela nas seguintes situações:

- Doença do Timo (Miastenia gravis, Timoma) 

- Transplantados de órgãos sólidos 

- Doença de Addison 

- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados

- Indivíduos com imunossupressão por doença ou em tratamento atual: radioterapia, quimioterapia , uso de imunomoduladores ou de corticóides em doses de 2mg/dia para crianças e 20mg/dia para adultos, por mais de 14 dias 

- Indivíduos em uso dos medicamentos abaixo:

INFLIXIMABE - ETANERCCEPTE - GOLIMUMABE - CERTOLIZUMABE -ABATACEPT -BELIMUMABE- USTEQUINUMABE - CANAQUINUMABE -TOLCILIZUMABE RITOXIMABE -AZATIOPRINA -CICLOFOSFAMIDA - CICLOSPORINAS- SIROLIMUS TACROLIMUS -FLUDARABINA- MEDICAMENTO ANTI-CÉLULA B.



 Atenção : Orientações para a vacinação contra febre amarela para residentes ou viajantes para área com recomendação da vacina



Indicação 

Esquema Criança de 6 meses a 8 meses de idade >>Não administrar 

Crianças com 9 meses a 4 anos de idade >>Administrar Dose Única


Pessoas a partir de 5 anos de idade,que nunca foram vacinados ou sem comprovante de vacinação e sem comorbidades que possam contraindicar a vacinação >>Administrar Dose Única 


Gestante >> Não administrar 


Mulher que esteja amamentando crianças menores de 6 meses de vida >> Caso seja administrada uma dose, suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação.procurar um serviço de saúde para orientação para manter a produção do leite materno e garantir o retorno à lactação.


Pessoas com 60 anos e mais,que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação e sem comorbidades que possam contraindicar a vacinação >>Administrar Dose Única


Viajantes Internacionais e para áreas de recomendação no Brasil, nunca vacinados ou sem comprovante de vacinação >>Administrar Dose Única, pelo menos 10 dias antes da viagem


Fonte: Prefeitura SP


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Vacinação contra Febre Amarela: Reações Adversas e Contraindicações

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×