Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vacinação continua sendo ferramenta mais importante para prevenir surgimento de casos de febre amarela no verão

febre amarela
Vacina

NOTA INFORMATIVA Nº 118-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS Atualização das áreas de recomendação para vacinação contra febre amarela. 




Atualização das áreas de recomendação para vacinação contra febre amarela.

Última Atualização das áreas de recomendação para vacinação contra Febre Amarela. - novembro de 2017




I – DO CONTEÚDO 

A Febre amarela é endêmica na Região Amazônica. No entanto, nas últimas décadas, registrou-se expansão da área de circulação viral nas proximidades das grandes capitais metropolitanas, incluindo as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Em decorrência do atual cenário epidemiológico da doença, segundo o Boletim Epidemiológico n°28/2017 publicado pelo Ministério da Saúde, durante o surto recente entre dezembro de 2016 e julho de 2017, foram notificados 3.564 casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 777 (21,8%) foram confirmados, 2.270 (63,7%) descartados, 213 (6,0%) permanecem em investigação e 304 (8,5%) foram considerados inconclusivos até o momento.A maior parte dos casos ocorreu nos estados da região Sudeste do país. Com a reemergência da doença, observou-se súbita disseminação em áreas urbanas com Elevado Contingente Populacional e aumento da gravidade clínica, com taxa de letalidade de 33,6%. Em virtude da expansão da área de circulação viral, houve a necessidade de ampliação da área com recomendação de vacinação, integrada às ações de vigilância, prevenção e controle, com vistas a reduzir a incidência da doença.

 II - DA CONCLUSÃO 

Face ao exposto, posteriormente à avaliação conjunta do cenário epidemiológico dos municípios afetados pelo surto da doença ocorrido no período de julho de 2016 a junho de 2017, identificou-se a necessidade de ampliação das áreas de recomendação para vacinação contra febre amarela, conforme detalhado no link: http://portalms.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf Em virtude da identificação da circulação do vírus da febre amarela em centros urbanos com elevado contingente populacional foi estabelecida a Área com Recomendação de Vacinação Parcial (ACRVP), sendo recomendada a vacinação para bloqueio de foco na população sob maior risco de adoecer. Nessas localidades, a vacinação ocorrerá de forma gradual, iniciando nas zonas em que houve a identificação de casos e/ou epizootias confirmadas, podendo se estender para outras zonas desses centros urbanos conforme a situação epidemiológica 


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Vacinação continua sendo ferramenta mais importante para prevenir surgimento de casos de febre amarela no verão

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×